O que um ERP faz? – Parte 1

Uma das maiores dificuldades para os ABAPeiros inexperiêntes (e até mesmo experientes) é ter um conhecimento geral dos processos que eles estão trabalhando.

Cansei de ver programadores trabalharem horas a fio sem saber exatamente qual a utilidade do seu programa. Não estou dizendo o que ele faz, mas em qual processo no dia-a-dia do usuário ele está inserido.

Trabalhamos com um sistema integrado, chamado de Enteprise Resouce Planning, ou mais conhecido como ERP. Sabemos o que a sigla significa, mas sabemos o realmente o que um ERP faz? Pois bem, vou explicar para que serve um ERP.

O principal objetivo de qualquer empresa é gerar lucros para seus donos (acionistas, sócios etc.). Quando uma empresa pára de ser lucrativa e passa a ser deficitária, ela vai a falência, pois ela não consegue honrar com seus compromissos financeiros com funcionários, fornecedores e credores, e não consegue mais fornecer seus produtos a seus clientes.

Ou seja, pense em uma empresa como descrito abaixo:

Processo Geral de Uma Empresa

Ou seja, uma empresa processa recursos, como matéria-prima, máquinas, energia elétrica, pessoal etc., executa alguma transformação e entrega um produto do outro lado para o cliente. Esse processo pode ser simples, mas pode ser muito complicado e grande, como a cadeia produtiva de automóveis e produtos alimentícios.

Para cada passo, temos controles financeiros, logisticos, produtivos, pessoal etc.

Quando tempos uma empresa pequena, essa cadeia de processos é muito simples, muitas vezes executada e controlada por uma pessoa apenas, como por exemplo, consultores, médicos, autonomos, etc. Mas o “bicho pega” quando esses processos começam a ficar complexos, havendo a necessidade de colocar um pouco de controle a esse caos. Nesse ponto entra o software ERP, ou seja, um software feito para planejar e controlar os recursos da empresa.

Na segunda parte do artigo, vamos conversar mais sobre para que serve um ERP e explorar um pouco mais o que está dentro da caixa “Empresa do Zé da Esquina”.

2 Resultados

  1. novembro 11, 2008

    […] é nenhuma forma de luddismo, mas um fato facilmente observado. Nesse meu post eu mostrei o esquema para qualquer tipo de empresa […]

  2. abril 16, 2014

    […] software para gestão empresarial. Eu já expliquei aqui e aqui o que faz um ERP. Ou seja, o tipo de software que fazemos, ajuda a rodar as operações das […]