Resolva Equações com seu iPhone

Lendo minhas notícias matinais diárias, encontrei essa aqui do Blog do iPhone, sobre um programa para iPhone que resolve equações matemáticas.

O programa parece ser muito legal. Eu já tinha visto um outro programa (muito antes do iPhone) que fazia a mesma coisa. Fiquei babando! Pensei logo, “meus problemas estão resolvidos (em todos os sentidos)!”.

Olhando programas como esse, pensamos logo como ele seria útil no colégio. Além de resolver o problema, poderia passar cola para a galera!

Fico somente preocupado com essa geração que está sendo formada. Eles aprenderão cada vez mais a apertar botão e comandos na tela e cada vez menos irão saber o que está acontecendo. Muitos pensarão que será coisas mágicas, coisa de “cara da NASA”!

A princípio, aprender como resolver equações, diferenciais, integrais, Laplace etc, parece inútil para quem não efetivamente trabalha com cálculos. Na minha opinião não é. Esses exercícios, problemas e outras coisa de Cálculo 1, 2 e 3 criam no programador (ou desenvolvedor, ou analista ou engenheiro de software) o que eu chamo de raciocínio matemático.

Por exemplo, quando ganhei a minha primeira calculadora programável (segundo colegial) eu fiz uma série de programas, de Hello World, passando por resolução de equação do segundo grau até um plotador de gráfico de série de Fourier (dá-le Teleco!), tudo limitado a 400 passos, ou comandos!

Lembro-me que incuquei de fazer um programa para cálculo de Log de um número em qualquer base, já que a calculadora só faz na base 10. Pelo que me lembro, nenhuma calculadora fazia. “Por que!?”, pensava indignado.

Então fiz um programa (uma porcaria de programa…) que fazia uma maracutáia tremenda para chegar a um número, impreciso e além do mais só calculava para inteiros. Não lembro exatamente o algoritmo e nem quero lembrar eheheh.

Então, conversando com meu irmão engenheiro, que por sinal é uma das pessoas que mais conhece matemática e física, falou do tal raciocínio matemático.

Existe uma regra de logarítmos descrita abaixo:

Ou seja, era só usar essa regra para transformar tudo para base 10. Em apenas alguns passos resolvi o problema, com extrema precisão e sem limitação!

Por isso calculadoras não possuem essa função embutida. Calculadoras são para matemáticos e não para moleques virgens!

Lembre-se, você é um programador, não um apertador de botões! Eu não fiz faculdade de engenharia, mas gostaria de ter feito para aproveitar essa aulas de calculo para aprender alguma coisa.