Temos muito que aprender com a Comunidade Ruby e Rails

Como vocês sabem, apesar desse site se chamar ABAP 101, trato de outros assuntos como Rails e programação em geral.

Faz uns 10 anos que trabalho com SAP. Considero que tenho uma certa experiência na tecnologia, mas essa experiência me ensinou que, quanto mais trabalho com SAP, mais sei o quanto eu não sei dessa tecnologia.

Hoje eu admiro muito a tecnologia, a plataforma e principalmente a linguagem, o ABAP. Programar em ABAP me dá muito prazer e satisfação. Então por que estudar outras tecnologias como Rails?

Por que Rails?

Primeiro porque não devemos ficar presos e sermos escravos de uma única tecnologia. Segundo que devemos acima de tudo amar aprender. Costumo aconselhar meus amigos a aprender uma nova linguagem de programação por ano.

Com essa mentalidade, tomei coragem e parti para outros mundos, como web. Tinha duas escolhar, .Net ou PHP (dentre milhares que vim a descobri depois). Fui para PHP por motivos monetários. Fiz algumas brincadeiras, mas não era o que estava procurando.

Nisso, de tanto ouvir falar, experimentei Rails e me apaixonei. Mas, muito mais do que a tecnologia que é muito bacana, o que mais me chama a atenção é a comunidade. Mais especificamente o que eu chamo de Cultura de Comunidade.

Quero dizer, os valores pregados por seus membros foi o que mais me chamou a atenção. Pois no mundo ABAP, a cultura predominante é do “fazer funcionar, não importa como está o código”. Isso sempre me incomodou, tanto que gastei 2 anos da minha carreira na área de qualidade, justamente tentando mudar essa cultura.

Na comunidade Rails você é incentivado a programar direito. Não mais ficar fazendo POG sobre POG, todos os dias. Isso me chamou a atenção a ponto deu me entregar a tecnologia e começar um ensaio para abandonar o mundo SAP.

Um dos mais conhecidos programadores Ruby e Rails do Brasil, fez a seguinte palestra na 14a. EDTED:

Como Ruby on Rails pode o tornar um programador pior

Veja esses outros dois vídeos capturados pelo Fábio Akita na RailsConf de 2009. O Akita deve ser, hoje um dos programadores mais conhecidos de Ruby no Brasil. Ah, ele também veio do mundo SAP.

Prestem atenção nos conceitos por trás das palavras do Uncle Bob:

Uncle Bob Martin na RailsConf 2009.

Nós do munto SAP somos muito sisudos e mal humorados! Achamos que somos mais profissionais assim. Graças a Deus, o pessoal de ABAP é diferente. Mas sofremos com a cultura SAP. Sinto que os programadores SAP, salvo um ou outro, não gosta de programar. Programar qualquer coisa. Programa ABAP porque escolheram isso para ele. Programa ABAP apenas para tirar o dele no final do mês para torrar depois na balada.

Por causa dessa cultura, que OO é tão difícil de entrar nos projetos. Por causa dessa cultura, o programador ABAP trabalhar 16hs/dia, incluindo feriados, sábados e quando não muito domingos. Por causa disso vemos tantos códigos porcos por ai. Por causa disso vejo tamanha dificuldade em aprender a programar direito.

E outra pérola de Robert Martin:

Uncle Bob na RailsConf 09 – Profissionalismo.

Uma Mudança

Tenho ainda muito o que falar sobre Rails e sua cultura. Quando comecei com o ABAP 101, fui inspirado por uma solicitação de um programador, quero dizer, codificador. Ele me pediu receitas de bolo.

Hoje, quero que o ABAP 101 seja uma ferramenta para tentar mudar a cultura SAP. A cultura do mal humor. A cultura do ganhar o seu no final do mês. A cultura do POG.

Como posso fazer isso? Usando um ponto da cultura ABAP: a colaboração. A comunidade ABAP, salvo raras e malditas exceções, é muito colaborativa! É muito difícil você encontrar um cabeça-pequena que não esteja disposto a ensinar.

Então, já comecei a trabalhar nessa nova estratégia e espero mudanças muito em breve no ABAP 101, isso inclui algum trabalho de vocês aí! Esperem!

8 Resultados

  1. Daniel Lopes disse:

    Bacana o post.

    Antes de Ruby (é cultura do ruby fazer as coisas direito e não do Rails, Rails ganhou isto por ser ruby) eu vim de PHP e Delphi e ambos pogs são muito comuns.

    Quem sabe um dia este comportamento ruby se torne main-stream e propague para todas as linguagens?

  2. Diego Carrion disse:

    Muito legal o artigo Flavio, parabéns!

    Lastima que esse comportamento mencionado como cultura do POG se repite também em outras plataformas como Java ou .NET.

  3. João Henrique disse:

    Furlan, conheci o Rails aqui no sei blog.
    Só eu sei o quanto estou enrolando para instalar o que é necessário para começar a trabalhar com ele em casa.
    Me parece uma linguagem muito interessante!

    Essa cultura ABAP é fato! Acho uma linguagem muito flexível e a consequência disso são os temidos POG´s … argh!

    abs.
    João

  4. Jean Orlando disse:

    Estou vindo do .NET, e apanhando bastante com o Rails ainda, mas já fiz coisas bem insteressantes…
    Ainda não consigo afirmar que é a “melhor coisa que existe” como é pregado, mas estou empenhado em entender a beleza que todos admiram, e que ainda não está clara pra mim…
    No .NET, criei meu próprio framework base, e trabalho com ele a mais de 5 anos, então, eu uso MEUS comandos, e MEUS métodos… portanto estou muito acostumado a trabalhar de uma única forma. Mas sei que é o momento de mudar, e é isso que estou fazendo 🙂

  5. Franco disse:

    Furlan, maravilha suas palavras me identifiquei muito com o que vc disse, é como estou me sentindo rodeado de Codificadores de POG’S, comecei com .NET, mas buscando um melhor retorno financeiro entrei no ABAP, mas ando frustrado com os projetos que já passei, sinto falto do OO, cara.. Parabéns por expressar no seu blog a dura realidade que poucos querem ver.. o mais engraçado que já tinha ouvido falar do ruby mas não dei tanta importancia, pensei exatamente o que o palestrante disse: “é mais um biblioteca java script” rsrsr, cara adorei me interessei muito agora pelo ruby, vou buscar aprender…
    Sucesso pra vc!!

  6. furlan disse:

    Olá Franco. Muito cuidade com o Ruby, pois vc acaba se apaixonando e ficando com raiva da sua atual tecnologia. 😉

  7. Rosani Imai disse:

    Gente, to pirando!!!
    Conclui a academia SAP / ABAP tem 3 meses, estou desesperada atras de servico, nao consigo nada.
    Por favor, peco sugestoes …
    Obrigada
    Rosani

  8. furlan,

    Vejo que qualidade na área de desenvolvimento é um problema global e apenas com o amadurecimento do programador é que as coisas vão melhorando. Mas paciência… Boa sorte com o site.

    Abraços