Aprendendo Inglês com PodCasts

Em todas as turmas sempre discutimos assuntos relacionados ao mercado, como tendências dentro do SAP, devo ou não devo fazer uma academia funcional, qual o próximo assunto quente que devemos estudar etc. SOA? Java? WebDynpro? Adobe Forms?

Mas uma coisa que todos concordam é que saber inglês é fundamental. E não estou falando de “sei ler artigos técnicos”, saber se comunicar profissionalmente (também não estou falando de pedir um número um no McDonalds nos EUA). Quando digo se comunicar estou incluindo falar, entender e escrever em inglês.

Como eu aprendi Inglês

Hoje eu posso me considerar fluente em inglês, pois trabalho com falando com americanos, escrevo manuais e especificações e consigo ter o meu trabalho pronto, sem problema nenhum. Consegui isso com muito suor e esforço. Posso até ter uma certa facilidade em aprender outro idioma, mas como ainda não aprendi nenhum outro (estou com preguiça de aprender espanhol, até porque não preciso), não posso afirmar que tenho facilidade. Então só me sobrou esforço e dedicação.

Fiz aulas de inglês no colegial, mas isso não conta. Fiz 1 ano e meio de CCAA, num curso regular de duas aulas por semana. Nada de intensivão em Cellep ou Cultura Inglesa. Até gostaria, mas não cria que seria o melhor método para mim (tá bom, não tinha dinheiro…). Mas nesse 1 ano e meio de CCAA consegui perder o medo de falar. Por isso, esse tempo de método papagaio foi de muito proveito.

O resto foi por conta de uma imersão total no inglês. Onde eu tinha opção de falar e ouvir em inglês era o escolhido. Site em português e inglês, sempre escolhia em inglês. Software sempre em inglês (estou falando de Windows, Office etc.). Até o idioma do meu celular era inglês. Livros e apostilas TODOS em inglês.

Confesso que foi muito trabalhoso, mas hoje eu posso afirmar que valeu muito a pena. Tanto que até hoje tenho mais facilidade em trabalhar com inglês do que em português.

Minha sugestão de aprendizado

“Ah! Furlan, quer dizer que devo fazer igual a você?”. Minha resposta é categórica: NÃO. O que deu certo para mim, pode não dar certo para você. Mas vale a inspiração e o exemplo que é possível aprender com muito esforço e dedicação. Mas as recompensas são muito boas.

Na minha época de aprendizado (nota: isso é sinal da idade, não liguem), não tinha a oferta de possibilidades que temos hoje. A Internet é PERFEITA para isso. Com milhares de oções pagas e outras milhares gratuitas.

Minha sugestão são os podcasts. Procure no Google e você encontrará muitos. Mas a minha sugestão é i iTunes. Geralmente, temos produções muito bem feitas, sobre muitos assuntos.

Eles são uma ótima maneira de ver o idioma em funcionamento e como os americanos se comunicam.

Entender como os americanos se comunicam e fundamental para aprender o inglês. Você pode aprender todas as palavras do dicionário e fazer um zilhão de exercícios de gramática, mas se não entender a cultura norte america e sua forma de se expressar, você estará indo para o caminho errado.

É lógico que no começo você ficará perdido e frustrado. Não vou te enganar, isso durará um bom tempo. Mas isso passará e será muito bom você conseguir superar isso. Conseguir entender uma conversa pelo contexto e com apenas alguma palavras é perigoso mas ao mesmo tempo útil. Considero isso como um estágio intermediário até você ter um listening de 99%.

Perigoso porque você corre o risco de entender alguma coisa errada e isso pode ter consequências muito danosas. Mas nesse estágio de entendimento incompleto você adquire uma habilidade de entender pelo contexto. E isso pode ser muito útil em situações onde o entendimento é prejudicado pelas circunstâncias do local, como sotaque, ligação telefônica ruim etc.

Mas passado esse estágio, você conseguirá entender não porque você consegue entender e processar cada palavra, mas você entende as frases. Tem uma diferênça muito grande nisso. É fácil verificar isso naquela experiência obge soendte o ibiro e ftm dws parabrss são nevexsaras para se entender o texto 😉 .

Aprenda como as crianças

O meu filho está aprendendo a falar agora e não passei os últimos 4 anos ensinando a gramática para ele. Mas ele já consegue se comunicar perfeitamente, com algúns erros, mas já consigo entendê-lo.

Vendo Discovery Kids com ele, fiz uma descoberta. A tecla SAP (não é a empresa, ok?) poderia ser muito útil para aprender inglês, pois o inglês para esses programas é muito simples e falado com muita clareza. Acho que seria perfeito para treinar o entendimento.

Eu não pude comprovar isso, pois quando observei isso eu já estava muito bem treinado, mas acredito que seja um ótimo treino. Tenha apenas paciência com os programas, afinal são para crianças, ok?

Sugestões

Instale o iTunes (em inglês, claro) e passeie pelos podcasts e você verá que há uma oferta muito grande. Baixe para o seu tocador de MP3 e ouça sempre que puder. Enquando você trabalha, ao invés de ficar ouvindo Inimigos da HP ou Calipso, deixe esses podcasts falando na sua orelha para você se acostumar com o idioma.

English Grammar HELP

Sesame Street Podcast

TEDTalks

Essas são apenas sugestões iniciais. Procure podcasts de seu interesse. Isso ajuda a não desistir.

Nota: No McDonalds nos EUA não peça pelo número, lá eles chamam de combo.

4 Resultados

  1. Eduardo disse:

    Otima dica, Furlan.

    Muito obrigado

  2. Poxa, dica perfeita!

    “É lógico que no começo você ficará perdido e frustrado. Não vou te enganar, isso durará um bom tempo. Mas isso passará e será muito bom você conseguir superar isso.”

    Depois disso me motivou a parar de ouvir metal no meu portátil e encher de podcasts 😀

    Vlw!

  3. sandra kuhn disse:

    olá! minha sobrinha aprendeu inglês sozinha pela net e isso me motivou bastante. comprei um mp3 só para isso. valeu mesmo!!!!

  4. Olá Furlan!

    Um site de podcasts que recomendo a todos é o http://www.eslpod.com.

    ESL = English as a Second Language

    Excelente!