Qualidade em Processos

Nessas duas últimas semanas que passou ministramos um treinamento de XI lá na empresa que eu trabalho. O resultado foi excelente e por isso quero compartilhar com vocês alguns conceitos que discutimos e que podem ser aplicados imediatamente na vida profissional de um programador.


Histórico do Treinamento

Quando a Nestlé decidiu migrar a sua ferramenta de Middleware para a solução da SAP, começamos a imaginar a quantidade de trabalho que geraria para a nossa área. Hoje temos cerca de 5000 interfaces. Isso mesmo: mais de 5000 interfaces. Sendo que cada interface pode ser extendida para vários países, com suas particularidades e times de TI locais para gerenciá-las.

Começado a migração o primeiro problema que enfrentamos foi a falta de conhecimento na nova ferramenta. As pessoas conheciam os conceitos envolvidos em uma interface, mas não os conceitos do SAP-XI. Desde então, venho batendo na tecla de um treinamento técnico, pois seria a única forma de podemos garantir a qualidade em nossos desenvolvimentos.

Digo isso por que toda a parte técnica é enviada para nossos centros offshore na Índia e por isso, aprender uma ferramenta técnica não era tão bem recebida na nossa equipe, pois todos já são abapeiros muito experiêntes e já cansados da área técnica.

Mesmo assim, ficamos o ano todo batendo nessa tecla, mas sem grande aceitação.

Mudança de Rumo

2009 foi o ano da qualidade e 2010 termos maior foco ainda em qualidade. Foi aí que mudamos o nosso treinamento de foco técnico para foco em qualidade. Detalhe: isso foi apenas no nome, o conteúdo sempre foi o originalmente proposto, desde o começo do ano.

Mas essa mudança foi interessante, pois chamamos a atenção para a importância do trabalho que cada um tem e o impacto da qualidade deles na qualidade final do produto entregue para o cliente.

Então, contruímos o treinamento com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos entregues para nossos cliente.

O que é Processo?

Começamos o treinamento explicando o que é processo. Chegamos a seguinte definição: Processo é a seqüência de atividades para atingir um determinado objetivo.

E como tal seqüência de atividades, o produto de uma atividade é a entrada da próxima. Se o produto dela não for bom, muito dificilmente a próxima atividade conseguirá “recuperar” a qualidade perdida, fazendo com a qualidade do produto final só decresça.

Resultado disso será rework, gastando assim tempo e recursos que poderiam ser reutilizados em outras tarefas.

Não ficou somente nisso…

Não mesmo, resolvemos fazer com que as pessoas sentissem na pele a experiência dos outros times que se relacionam conosco. O nosso objetivo foi passar a mensagem da figura acima:

Conclusão

Devemos sempre nos preocupar com a qualidade. Mesmo que o que você faça no seu dia-a-dia não seja visto pelo cliente. Mas com certeza a boa qualidade do seu trabalho impactará a qualidade final entregue para o cliente.

No nosso caso, já conseguimos sentir a melhora na qualidade. O pessoal da nossa equipe já conseguem dar um melhor suporte aos times que trabalhamos e com isso melhorar o que é entregue para nossos clientes.

Lembrem-se: Quality os free!