Você Sabe o Que é ScreenBreaker?

Tudo nasceu de uma necessidade, na verdade, de uma norma imposta na empresa onde trabalhamos. Todos os programas devem ser construídos usando Orientação a Objetos. Na busca de não fazer programas que usam CREATE OBJECT ou CALL METHOD apenas, nossa intenção foi imaginar rotinas, programas ou frameworks que usamos em nosso dia-a-dia, re-projetados usando as técnicas de Orientação a Objetos de maneira eficiente e eficaz.

Confesso que busquei idéias mirabolantes de frameworks que “rejeriam o mundo”, mas o editor do ABAP101, Fábio Pagoti, não. O resultado disso foi o projeto ScreenBreaker, que aliás não foi batizado por nenhum de nós!

Há um tempo atrás ele publicou esse post no SDN e que fora devidamente traduzido nesso post LOOP AT SCREEN nunca mais! O post no SDN teve um relativo sucesso, com muitos comentários e contribuições, incluindo uma pessoa que até criou um projeto open source no Google Codes, chamado…ScreenBreaker!

Sim! A idéia do “LOOP AT SCREEN nunca mais” virou um projeto open source no real sentido da palavra. Não foi criado pelo autor da idéia, mas por outra pessoa da comunidade que gostou da idéia e teve a iniciativa de criar o projeto. Ninguém mandou o Karol Seman criar o projeto no Google Codes, nem a SAP achou legal e criou um projeto, nem foi o próprio autor num ataque egocentrico quem criou. Mas foi uma pessoa que realmente gostou da idéia, teve outras idéias de como melhorá-la e decidiu contribuir de volta ao Fábio e principalmente com toda a comunidade.

Vemos aqui dois bons exemplos de profissionais que na minha opinião estão acima da média. Primeiro o Fábio que teve a idéia e a coragem de se expor publicando-a e sujeitando-se a criticas e sugestões, e depois a Karol que pensou em melhorias e decidou não guardá-la para si, mas contribui de volta para a comunidade.

Fica o exemplo para todos e principalmente para mim, que há anos tenho muitas idéias, mas nunca tive coragem de escrever um bendito post no SDN.

Você pode gostar...