Salário: Quanto ganha um ABAP?

Obviamente salário sempre é um assunto muito procurado. Quem nunca pesquisou no Google algo como “ABAP salário sp” ou “ABAP Júnior salário” ou “quanto ganha um ABAP” ou até leu pesquisas e notícias sobre a média salarial de profissionais SAP comparados aos de outras tecnologias?


Obviamente eu também já fiz muito isso. Creio que é natural e o lado financeiro deve ter seu peso na escolha de uma profissão.

Aqui não falarei quanto ganho, não mostrarei pesquisas nebulosas que encontramos na internet, não darei uma opinião de um salário justo. O que faremos aqui é inaugurar o “ABAP101 Pesquisas, uma parte no nosso blog voltada a recolher informações e opiniões relevantes de ABAP, de pessoas que trabalham ou estudam ABAP. Nossas pesquisas não serão genéricas e é por isso que a participação de você leitor, é muito importante para o seu sucesso.

Para inaugurar o “ABAP101 Pesquisas”, estamos lançando a enquete: “Se você trabalha com ABAP, qual a sua faixa salárial e tempo de experiência?“.  Quanto mais pessoas participarem, mais refinado e relevante serão os resultados. A pesquisa será fechada em um mês e após este período comentaremos os resultados.

Caso você já tenha ficado perdido quando pensou na sua primeira pretensão salarial ou está em dúvida se está sendo sub/super-valorizado, vale a pena participar!

Claro, independente dos resultados, não poderemos apenas nos basear no resultado da pesquisa na hora de avaliar nossos salários. Sim, creio que teremos um resultado muito mais coerente visto que todos os que responderão a enquete são profissionais ABAP e teremos a possibilidade de distinguir aqueles mais experientes dos ingressantes. Todavia creio que nem preciso dizer outros incontáveis números de fatores que influenciam esta quantia, mas aqui vão alguns: conhecimento de línguas, conhecimento em ABAP (que não necessariamente é proporcional ao tempo de experiência), região de trabalho, formação acadêmica, certificações, habilidades diversas, porte da empresa etc etc.

Nossas pesquisas ficarão dispostas na barra lateral do blog. Obviamente as pesquisas serão anônimas, basta escolher a opção e votar!

A pesquisa será fechada para que as respostas de hoje não sejam contabilizadas daqui a alguns anos. Logo, além de responder, compartilhe a pesquisa a seus amigos e colegas de trabalho via Twitter, Facebook e os outros social buttons dispostos no começo e no fim deste post.

Contamos com sua participação!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Rodrigo disse:

    Boa tarde Fabio, minha tx hora como pj é R$***** tenho 1 ano de xp como Abap, porém tenho mais de 10 anos como programador de outras linguagens. Tenho 28 anos, graduado pela Fatec em informática (Antigo PD), não sou certificado SAP. Minha consultoria é em SP Capital

    **** comentário editado…

  2. ABAP Trainee disse:

    Sou ABAP Trainee (tenho Academia SAP – ABAP) – É meu primeiro emprego como ABAPer. Estou trabalhando a menos de 1 mês.
    Salário: R$ 2200,00

  1. outubro 18, 2011

    […] | By: Fábio Pagoti No começo de agosto iniciamos o ABAP101 Pesquisas, com a pergunta “Se você trabalha com ABAP, qual a sua faixa salárial e tempo de experiência?“. Na minha visão obtivemos um número expressivo de respostas  considerando que esta foi a […]