SAP Inside Track Vancouver 2012 – Como foi e como é

Semana passada, mais especificamento no dia 12 de Abril tive a oportunidade de participar do SAP Inside Track Vancouver 2012. Gostaria de compartilhar detalhes do evento já que este evento também ocorre no Brasil.

Para quem não sabe o SAP Inside Track é um evento aberto a comunidade e gratuito. Ano passado, participamos do evento realizado em São Paulo e em São Leopoldo. Nele são apresentados novas tecnologias, tendências de mercado, demonstrações de produtos e outras atividades bem interessantes. No caso do evento em Vancouver, o tema foi mobilidade. Como o número de vagas é limitado, não hesitei quando li na SDN o anúncio do evento, 2 meses antes do mesmo. Sugiro o mesmo caso queira participar do evento no Brasil. Por isso, fique sempre ligado na SDN e leia os newsletters.

Registro

Ao fazer o registro, recebi um ticket virtual no EventBrite em forma de QR Code. Para entrar no evento, bastei apenas mostrá-lo a partir do meu celular. A questão da mobilidade já estava presente antes de entrar no prédio da SAP, mostrado na imagem abaixo. Ainda na entrada foram distribuídas senhas para usar a rede wireless durante o evento, algo que seria muito importante.

Abertura e Quebra-Gelo

Como de praxe, durante a abertura do evento foi mencionada a nova SCN e a importância da mesma. Alguns números bem surpreendentes quanto a comunidade foram mostrados para demonstrar sua importância. Após isso houve uma atividade quebra-gelo que foi uma excelente oportunidade para fazer networking com os demais participantes. Foi nos dado uma espécie de cartela de bingo e canetas. Em cada quadrado da cartela havia uma afirmação referente a diversos assuntos (estilo de vida, esportes, vida profissional, hobbies, gostos etc). A atividade consistia em colecionar assinaturas dos participantes que tinham alguma das afirmações na cartela como verdade. Por exemplo, um dos quadrados continha a frase “Prefiro Pepsi a Coca-Cola”. Os primeiros a completar a cartela ganhariam algumas camisas, os primeiros prêmios dos muitos que foram distruibuídos. Após 30 minutos eu estava carregado de cartões de contato e tinha conversado não só com pessoas que trabalham na SAP, mas também com consultores, responsáveis em empresas sem fins lucrativos, estudantes etc. Esta com certeza uma das grandes vantagens de participar de qualquer tipo de evento: conhecer pessoas.

Palestras

As palestras (veja a lista na página da SCN sobre o SAP Inside Track Vancouver) foram bem voltadas ao mercado. Nada muito técnico foi abordado e siglas diversas foram distribuídas, algo que para alguém que não trabalha com mobile como eu, faz você se perder sobre o assunto. De toda maneira, as palestras foram dadas por pessoas que encabeçam assuntos relacionados com mobile dentro da SAP. Algo que merece destaque foi uma demonstração ao vivo do Afaria durante uma das palestras usando celulares dos participantes.

Demo Jam

O que para muitos é o ápice do evento, o Demo Jam foi marcado por muitos risos e descontração. Nele participantes (a maioria funcionário da SAP – apesar de ser aberto para qualquer um no evento) demonstraram seu trabalho usando tecnologias relacionadas com mobile. Foi interessante ver que um dos participantes que não tem formação em TI e não trabalha em um departamento técnico apresentou um trabalho bem interessante para localizar bebedouros em Vancouver usando o GPS. Cada um teve 5 minutos para apresentar seu trabalho e no final a votação para decidir o vencedor foi realizada pelo público, para variar, usando celulares e smartphones. O vencedor tinha que escolher seu prêmio entre um blackberry ou um playbook.

Prêmios e Brindes

No fim, uma grande quantidade de brindes foi sorteada. Todos os brindes tinham uma relação com mobile indo desde a ipod nanos e shuffes até luvas especiais para usar telas touch screen. Fui sorteado e acabei ganhando um case para playbook.

Patrocínio + Desconto

O evento foi patrocinado pela SAP Press. Foram distribuídos panfletos que continham cupons de 10% desconto para livros na SAP Press validos até o dia 30 de Abril. Você também pode utilizar o cupon para a compra de qualquer livro na SAP Press. Para isso basta apenas usar o código SITVAN12 ao fazer checkout da sua compra.

Participe!

Reforço a importância e os benefícios do evento. Se você tiver a oportunidade de participar de um evento como o SAP Inside Track, não fique de fora.

Veja algumas fotos do evento aqui.

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...