Revolução do Tempo Real

Quanto mais você lê sobre HANA mais você entende porquê a SAP está apostando todas as sua fichas nessa nova tecnologia. Estou no mercado SAP há mais de 10 anos e posso lhe afirmar que o clima que ronda artigos, livros, eventos e comunidade é muito diferente do estou acostumado.

tempo real hana

Lembra do Netweaver?

Eu comecei a programar porque gosto muito de criar coisas com tecnologia. E tenho verdadeira paixão por programação e se eu tivesse tempo, eu também teria a mesma paixão em criar coisas com hardware. Pena que com hardware as coisas são mais caras e comprar as peças para fazer um projeto com Raspery Pi ou Arduino não é uma coisa barata.

Confesso que com essa mente faminta por tecnologia era um pouco frustrante trabalhar com SAP. Logo quando eu comecei com ABAP a SAP havia lançado Netweaver, que muitos simplificaram a plataforma como sendo “Java for SAP”. Até fiquei animado, afinal havia entrado na Accenture porque queria programar em Java (eu sei, mas naquela época era o hype do momento) e a SAP abraçando Java seria muito bom. Mas com o tempo eu percebi que Java não decolaria na SAP e que o ABAP continuaria sendo o carro-chefe de programação no ecossistema SAP.

Na falta de novidades tecnológicas que me alcançassem de alguma forma, comecei a procurar dentro do próprio mundo SAP novidades que estariam perto de mim. Achei programação orientada a objetos em ABAP, naquela época ainda uma grande novidade e um assunto quase que totalmente desconhecido. Lembro de ficar até tarde no escritório estudando e programando para tentar aprender aquilo, sem o menor idéia se aquilo pegaria um dia ou não.

Novos Ventos de Mudança

Agora com HANA o que vejo é um ar de inovação invadindo a SAP e toda a comunidade. Eu nunca vi uma tecnologia trazer novos ares como estou vendo com o HANA. E não estou falando de apenas discursos de venda – o que senti com o Netweaver – mas a repercussão que cada novo release provoca me faz pensar que HANA é algo realmente grande e que vai mudar o mercado.

Particularmente eu também acredito e agradeço por estar nesse mercado com a minha maturidade para poder entender o que essas mudanças podem trazer.

Os ganhos de desempenho trazidos pelo HANA é o catalisador de toda uma onda de idéias e projetos que as pessoas estão bolando. Com tais ganhos, os engenheiros da SAP têm a chance de repensar em soluções antes implementadas levando em consideração as limitações de I/O que os bancos de dados tradicionais possuem. É a chance que os programadores têm de simplificar os projetos dos programas para poder extrair todo o potencial do HANA.

Aos poucos todos os produtos serão rescritos para o HANA e novos aplicativos deverão nascer disso. O que a App Store da Apple representou para o varejo é o que o SAP HANA representa para o mundo interprise, trazendo toda uma nova gama de aplicativos empresariais que abrirão um mundo completamente novo para as empresas.

Revolução Do Tempo Real!

Quando você remove as barreiras naturais dos bancos de dados em disco, um novo mundo se abre. E não mais preciso me preocupar com coisas que eu tinha que me preocupar, liberando os engenheiros da SAP para repensarem soluções, caminhos tomados e arquiteturas escolhidas. Praticamente o céu é o limite!

Hoje podemos não pensar nisso pois já está em nosso sangue, mas programar pensando nas limitações que os atuais bancos de dados nos implicam é bastante custoso, resultando em códigos duplicados e tediosas agregações de dados em memória. Não é a toa que alunos com formação em linguagens de script de banco de dados como PL/SQL acham o modo de programar SELECT – LOOP AT bem estranho. Eles não estão acostumados em tomar todo esse cuidado com o banco de dados que temos que tomar devido a arquitetura cliente servidor do R/3.

Imaginando no tamanho dos bancos de memórias RAM que vemos hoje em dia penso na famosa frase atribuída ao Bill Gates, “ninguém precisa mais do 640Kb de memória”. Programar naquela época realmente deveria ser um desafio, com severas limitações de recurso.

Mas agora praticamente não temos mais limitações técnicas, passamos agora para a limitação pessoal, de idéias. Qualquer coisa que você pensar poderá ser feito no SAP HANA, não estou exagerando não! O elevado número de start ups baseadas em novos produtos no HANA é a prova que as pessoas estão abrindo suas cabeça e pensando fora da caixa, da caixa do banco de dados em disco!

Você pode gostar...