WordCamp 2013 – Open Source no SAP?

Este post não é 100% sobre ABAP mas é conveniente falar que hoje aconteceu o WordCamp 2013 na PUC em São Paulo, um evento focado na plataforma WordPress, na qual o ABAP101 é construído. Quer saber um pouco mais? continue lendo…

WordPress e WordCamp

Além do ABAP101, milhões de outros sites usam o WordPress e assim como o SAP, este é um universo totalmente paralelo no qual é impossível saber tudo. Blogueiros, jornalistas, publicitários, escritores, redatores, colunistas, empreendedores, estudantes, professores, etc são os usuários finais desta aplicação que é referência em qualidade e organização – não foi de se esperar termos um conjunto de pessoas bem variado no WordCamp.

Diferentemente do software da empresa alemã, o WordPress é construído em PHP e sua licença é GPLv2, na qual obriga todo o fonte a ser distribuído sempre sob nenhum custo. Mesmo assim, o WordPress é um sistema que arrecada milhões de dólares por ano.

Open source no SAP?

O WordCamp falou também sobre o modelo Open Source, que é um dos temas aqui do blog. Recentemente tem rolado algumas discussões na SCN sobre necessidade da SAP ser mais liberal em seus produtos tornando códigos abertos e licenças mais receptivas para desenvolvedores independentes. Recomendo MUITO a leitura destes blogs:

13 reasons why SAP should open-source SAPUI5

Rant: Developer Licenses

Dê sua opinião

Uma possível abertura de código da SAP ou uma reformulação em suas licenças é algo que deve ser interesse de qualquer profissional SAP, principalmente dos desenvolvedores. Por isso, leia os blogs citados e dê sua opinião. Apesar de não trabalharmos com um software GPLv2, já temos uma comunidade ativa e ouvinte. Aproveite esta oportunidade agora mesmo!

Abraços e viva o WordPress!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. dezembro 6, 2013

    […] feito juntamente com outras pessoas as quais usam o tempo livre delas para criar algo útil como o WordPress por exemplo é uma grande oportunidade de ter exercícios mais bem elaborados, além de ser um […]