Netweaver – Suas versões e descobrindo suas funcionalidades

Talvez hoje você tenha reparado que a SCN está fora do ar. Sim, há uma atualização deve durar o final de semana todo. Contúdo, isso não significa que não vamos aprender nada este final de semana.

Já ouviu falar do NetWeaver? Aposto que sim! Você sabe qual a diferença entre cada uma de suas versões? Caso a resposta seja não, leia o restante deste post.

SAP NetWeaver

O que é o SAP NetWeaver?

Como você já deve saber, a ECC (o ERP atual da SAP) é baseado no tal de NetWeaver. Mas não só ele, outros produtos da SAP como o GRC e o CRM por exemplo também se baseiam no NetWeaver. Ele é a camada técnica que contém, além do ABAP várias outras capacidades que permitem qualquer sistema da SAP baseado nele: oferecer um servidor web, conectividade com dispositivos móveis, colaboração entre usuários, etc.  Além de tudo, executar código ABAP.

Versões do NetWeaver

Você sabe qual a versão do NetWeaver que usa na empresa que trabalha? Caso a respota seja não siga os passos. Simplesmente escolha a opção Sistema > Status a partir do menu e clique na lupa no popup que se abrirá. Uma lista muito grande se abrirá. Quando falamos da versão do Netweaver, muito provavelmente você procurará pela linha SAP_ABA (de ABAP). É o conteúdo desta linha que vai definir quais keywords do ABAP você pode usar e quais são obsoletas por exemplo.

As versões mais recentes são (começando pela mais recente):

  • NetWeaver 7.4
  • NetWeaver 7.3 com EHP1*
  • NetWeaver 7.3
  • NetWeaver 7.0 com EHP3
  • NetWeaver 7.0 com EHP2
  • NetWeaver 7.0 com EHP1
  • NetWeaver 7.0

* O vídeo de instalação do MiniSAP encontrado aqui no blog é o da versão 7.03

Como assim EHP?

EHP são atualizações dos sistemas da SAP sem que a versão seja alterada. A ideia deste post não é explicar em detalhes o conceito do EHP mas saiba que o NetWeaver 7.3 com EHP1 é capaz de fazer mais coisa que o NetWeaver 7.3 (sem o EHP).

Support Packages

Ainda, dentro de cada versão/EHP de um sistema da SAP, há o conceito de Support Packages. Um support package é um apanhado de correções para algum produto da SAP.

No caso do NetWeaver 7.3 EHP 1, há 9 support packages disponíveis, eles são sempre numerados começando do 1 então o mais recente é o 9.

Como eu vejo as versões do NetWeaver?

Simples, vá no help.sap.com. No menu superior clique em SAP NetWeaver. Após isso clique em SAP NetWeaver Platform a esquerda. Pronto! As versões que foram citadas mais acima são listadas no menu.

Quais as novidades da versão do NetWeaver 7.4?

Escolha a opção SAP NetWeaver 7.4 no menu a esquerda e após isso vá em What’s new – Release Notes? Escolha o documento em inglês caso você não fale alemão e voilá. A lista dos Support Packages aparecerá a esquerda. Selecione a mais recente, no momento que este post foi escrito, a Stack 4 . A lista de novidades será exibida divida por assunto: AS ABAP, UI, BW, BPM etc.

Qual a importância disso?

Se você é um desenvolvedor ABAP, o NetWeaver é sua caixa de ferramentas. Caso você somente souber usar a chave de fendas. Quando alguém te der uma automática você terá bastante dificuldades. Você usa os comandos OCCURS? WITH HEADER LINE, TABLES? Estes comandos são obsoletos justamente porque o NetWeaver hoje oferece melhores técnicas/comandos para se usar o ABAP. Sabê-las mantendo-se atualizado é crucial para ser um bom desenvolvedor ABAP.

Qual o minha versão do NetWeaver?

E aí, qual a versão do SAP NetWeaver da empresa que você trabalha? Possui minisap? Qual a versão dele? Comente aí em baixo…

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. get smart disse:

    SAP supports you with software logistic tools for managing your landscape: installation via Software Provisioning Manager; upgrade and maintenance via SUM (Software Update Manager). You can find an overview about the various tools on SAP Service Marketplace ( http://service.sap.com/alm-tools and http://service.sap.com/SLToolset ) and SDN Upgrade and Update Management . Check out the Portal Installation blog by Kumar Prashant as an example.

  2. Derik Macedo disse:

    NetWeaver seria como uma JVM?

    • Fábio Pagoti disse:


      (mercha)
      Oi Noob, quer dizer Derik (ja que agora voce tem cadastro no ABAP101.

      (/mercha)

      Nao. Comparar o NetWeaver a uma JVM seria uma comparacao simplista e tecnicamente equivocada na minha humilde opiniao.

      A JVM nada mais eh que uma maquina virtual capaz de executar bycotes em Java (que nao eh o codigo que o programador Java escreve). Um dos componentes do NetWeaver (o Aplication Server) eh responsavel pela execucao de codigo ABAP e ele nao eh uma maquina virtual. Ainda, apesar de nao estar 100% certo sobre isso, codigos ABAP nao sao executados a partir de um “bytecode ABAP”.

      Mas lembre-se que o NetWeaver eh muito mais que algo que executa codigo ABAP. Ele eh um conjunto de componentes e cada um deles tem uma funcao distinta.

      Uma lista dos componentes do NetWeaver pode ser encontrada aqui:

      http://global.sap.com/platform/netweaver/components/index.epx

      Espero ter ajudado.

      • Derik Macedo disse:

        Compreendo, obrigado pela explicação.

        Aliás, queria agradecer novamente, pois estou aprendendo muito com este site. É uma pena os artigos mais antigos estarem com problema, mas ainda são úteis.

        Noob no more.

        • Fábio Pagoti disse:

          Que bom Derik. Um das melhores formas de aprender é estar sempre com a mente aberta, até para assuntos que podem parecer pouco relevantes ou chatos num primeiro instante. Outra excelente forma é sempre comentar e dar feedback pois é nessas horas que o pessoal aqui do site pode ter uma conversa e enriquecer o seu conteúdo.

          Quanto aos posts antigos, realmente é algo que prejudica alguns. Temos um controle dos posts que precisam de revisão mas basta o principal: corrigí-los. Isso requer tempo e esforço e apesar de não poder prometer vou me esforçar para corrigir isso ao longo do tempo.

          Abraços!

  3. ferri disse:

    opa colega desenvolvedor td certo? trabalho a muitos anos como analista de sistemas e todo esse tempo tenho desenvolvido em bancos oracle e sqlserver, alem de ferramentas como vb6, .net, vi o video do furlan e nao consegui encontrar a versao netweaver trial (minisap), sabe onde consigo hoje? muito tks