Não tenho demanda em ABAP – O que fazer?

Por estes dias nós do ABAP101 recebemos um email muito semelhante a “Quase uma crise existencial” de um leitor que deu seu primeiro passo em sua carreira ABAP mas anda com alguns problemas, entre eles, a falta de demanda. Apesar de haver muitos do que as consultorias entitulam como “Júniors” nas empresas muitas das demandas acabam simplesmente não caindo nas mãos deles. Engana-se os Júniors que isso acontece somente pela falta de experiência e habilidade no SAP. Se você está na mesma situação (ou quer aproveitar as dicas dadas ao nosso leitor em forma de post) não deixe de ler este post e começar a ter demandas mais desafiadoras.

Antes de responder ao nosso leitor, deixo o email dele na íntegra:

Bom dia!

Bom, meu nome é XXXXX, me formei em Sistemas de Informação no fim de 2012.
Há uns três anos fiz um workshop de 40 de ABAP, e foi ai que conheci um pouco desse “mundo”.
Depois do curso comecei a trabalhar com PHP e depois fiz um estágio onde trabalhei com C# e acabei deixando o ABAP um pouco de lado.. Em Julho com o fim do estágio recebi uma proposta na empresa que trabalhava com C#, para trabalhar como ABAP JR, e é claro que aceitei! rsrs
Porém nesses 5 meses tenho tido dificuldades nos meus estudos… Acho que é mais um problema na minha cabeça… Como estou “trabalhando” as vezes fico incomodado de não receber demandas… fico “inventando” exercícios e isso me incomoda muito, parece que estou atoa!
Acho que por sempre conseguir fazer e ter bons resultados nas outras linguagens, quando o key-user te pede algo que acha quase impossível e acaba conseguindo fazer e ele gosta do que fez e tal…, falta esse incentivo entende?
Faço uma série de exercícios do próprio ABAP101, do SAP Technical, ABAP Zombie… mas quando chega uma especificação funcional, fico meio perdido…
Me desculpe o desabafo! Mas fala aí rs me de um rumo! Pode brigar também que as vezes acho que por cabeça dura estou perdendo a oportunidade de estudar e receber por isso rsrs…
Tipo o que fazer, pra complicar um pouco os exercícios…

Ahh vou fazer a academia estou me programando financeiramente pra isso.. mas pretendo fazer quando estiver mais entendida pra nao perder muito ou boiar nas aulas..

Desde já agradeço! E o site é ótimo!

 

Caro leitor, para responder estas dúvidas vou dividir o post por partes. Vamos lá!

Formação e experiência

Você apesar de recém-formada já tem um bom background (eu também sou pois me formei em Sistemas de Informação também – em 2010),  e não caiu em ABAP por “sorte” – você com certeza não possui problemas com lógica de programação, estruturas de dados, desenvolvimento de software etc. Ainda mais, ABAP não é sua primeira linguagem e isso te ajuda a ver que Existe vida fora do mundo ABAP, o que é ótimo. Não ache que você não tenha demanda por ainda não estar preparada para começar de vez e não parar mais.

 

Qual sua função?

Hershel-we-all-got-jobs-to-do

Caso seu chefe não tenha nascido em 1920 ele sabe que você naturalmente não vai dar o retorno para ele nas demandas como um companheiro de trabalho seu que é contratado como “Sênior”. Como imagino que ele é uma pessoa sensata, ele espera que você se aprimore para dar um retorno para a área em que trabalha mais rápido possível. Se você aprender mais criando especificações fictícias na maior parte do tempo, tudo bem. O que ele exigirá de você é estar preparada quando ele precisar, como por exemplo, quando um pleno sair da empresa ou quando começar um projeto no qual demanda muita atenção e esforço. Portanto, garanta que você está sendo paga, para além de outras coisas, aprender. Se você não tem tempo para aprender você não está exercendo sua função em plenitude e consequentemente não está exercendo seu trabalho. Como diria Maggie (personagem de The Walking Dead): “We all got jobs to do”.

 

A distribuição de trabalho no SAP é diferente

Muitas vezes em outras linguagens o programador tem contato direto com o usuário. No SAP, nem sempre é assim. Você dificilmente vai ver um usuário pulando de alegria ou te xingando de raiva por alguma demanda que você tenha atendito. A nossa relação é maior com algum funcional que conhece o que o sistema faz, não faz, não pode fazer e tem que fazer. Porém o funcional pode não estar de baixo do mesmo guarda-chuva que você dependendo do porte da equipe SAP da empresa em que trabalha. Em outras palavras, o funcional não tem o mesmo chefe que você e ele pode simplesmente passar as demandas que ele tem para outra pessoa da sua área, no qual ele tem mais afinidade. Departamentos prestam serviços uns para outros no final das contas. Ainda, o ABAP tem muitas diferenças entre outras tecnologias e vai demorar um tempo até que você deixe o funcional, não o usuário primeiramente, feliz. Por isso, não busque no funcional motivação ou incentivo. Foque no seu trabalho. We all got jobs to do.

 

Treino é treino, Jogo é jogo

treino-e-treino-jogo-e-jogo

Exercícios são ótimos, mas eles tem um elemento crucial muitas vezes não encontrados em especificações funcionais em SAP: clareza. Um exercício deve ser claro para entender onde pretende-se chegar. A solução do exercício deve ser detalhada e clara para entender-se como o objetivo foi alcançado. A metodologia de desenvolvimento de quem trabalha com SAP é via de regra Waterfall, infelizmente (ainda – em pleno século 21). Quando uma especificação funcional chega nas mãos de um ABAP nestas condições ela é somente a ponta do iceberg. Não ache que pelo fato de você ter recebido um email com um documento .docx em anexo significa que você não pode conversar com o funcional que escreveu aquilo sobre a demanda. Antes de falar com ele, faça um scamming na espec. Via de regra, você não vai entender muito mas o suficiente para perguntas coisas do tipo: “Como é feito hoje? Por que tem que ser assim? Pode ser de outro jeito? Você já tentou? A clareza do requisito está na demanda que o gerou e não na especificação funcional que você recebeu. Busque no funcional também a clareza necessária para saber o que você está fazendo e porque está fazendo.

 

Solicite demanda

Ninguém chegará na sua mesa perguntando se você está livre para alguma demanda enquanto você não provar ao menos uma vez do que é capaz. Sente-se confortável para acompanhar a resolução de um chamado juntamente com um Pleno/Sênior, ofereça sua ajuda. Caso ele negue (o que duvido), abra o programa que ele alterou, estude o que ele fez entenda o que foi feito. Depois, converse com ele sobre o que você achou do trabalho dele e agradeça pela colaboração, afinal de qualquer jeito ele te ajudou. Sente-se preparada para começar um desenvolvimento sozinho? Fale com seu chefe para ele te lançar um desafio.

 

Não pare na pista

welcome-to-reality

Depois de um tempo, em que você começar a achar que você nasceu para isso e agora é só questão de tempo para virar Sênior, lembre-se de não parar na pista.

 

Participe de projetos Open Source

Como você acompanha o ABAP101, com certeza você sabe que a SAP publicou uma nova licença de desenvolvimento. Isso significa que você agora pode ter um código ABAP publicado no GitHub sem correr o risco de ser preso(a). Um projeto seu ou feito juntamente com outras pessoas as quais usam o tempo livre delas para criar algo útil como o WordPress por exemplo é uma grande oportunidade de ter exercícios mais bem elaborados, além de ser um grande feito.

 

Quais suas dicas ao nosso amigo leitor?

Caso você tenha chegado até aqui, certamente é porque está ou já esteve nesta situação. Quais os conselhos que você daria ao nosso colega de profissão? Não deixe de comentar aí em baixo! Tem algum problema relacionado? Comente também!

Um grande abraço a todos e ao nosso leitor que aceitou a ideia de ter seu pedido respondido em forma de post.

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...