SAP Lumira – Análise de arrecadação do ICMS

Um tempo atrás comentamos sobre o campeonato promovido na SCN: Data Geek Challenge. Este desafio visa promover o SAP Lumira, um dos produtos da SAP voltado a análise de dados (antigamente o SAP Lumira era conhecido como Visual Intelligence). A competição está em reta final, estando aberta a votação para os finalistas em cada uma das categorias. Você pode votar e ver o trabalho dos finalistas aqui.

Eu infelizmente não fui capaz de submeter uma análise para a competição mas isso não significa que o uso do SAP Lumira não ocorreu. Como a maioria deste acho trabalhei com a parte de localização em SD o assunto da minha análise merecia ser este. Dias atrás descobri o site da CONFAZ armazena dados sobre a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços) desde 1997! Neste post você verá tanto a análise realizada, os resultados obtidos e um feedback sobre o Lumira, voltado também para os desenvolvedores ABAP, é claro. Independentemente se você é um desenvolvedor ABAP, creio que você deveria pelo menos olhar os resultados como bom brasileiro e saber quanto se paga de ICMS e para onde vai este dinheiro.

SAP Lumira - Data Geek Student

SAP Lumira

Caso você já saiba o que é o SAP Lumira, sinta-se livre para pular esta sessão. O SAP Lumira é um produto da SAP para visualização de dados de maneira gráfica. Ele basicamente importa uma base de dados (a saber, de um arquivo .csv, de algum produto da SAP como o SAP Hana ou da núvem usando o Lumira Cloud) e é capaz de gerar gráficos baseado nos dados. No meu ver a grande vantagem do Lumira comparado ao Excel é a capacidade de importar os dados diretamente de sistemas SAP. Ainda, o SAP Lumira é capaz de compartilhar os gráficos gerados por email e por outros canais. Mas ainda, creio que muitas empresas de pequeno e médio porte também podem se beneficiar do SAP Lumira uma vez que ele não é caro e de simples utilização. Se você sabe montar Tabelas Pivô no Excel você não vai precisar de um treinamento em SAP Lumira porque seu funcionamento é muito semelhante a criação de uma tabela pivô no Excel.

 

ICMS

Para quem não sabe o ICMS é um (dos mais de mil) imposto brasileiro cobrado em praticamente toda operação realizada. Como o nome diz (circulação de mercadorias e prestação de serviços) se você já viu algum caminhão na rua transportando algum produto, seja ele qual for e não importando de onde venha, o simples fato de ele estar na rua com a mercadoria significa que o comprador está pagando o ICMS por isso. Da mesma maneira, se você contrata um prestador de serviços o que você paga para ele tem o ICMS abatido. Para facilitar ainda mais a vida, o método de cálculo do ICMS não é trivial. 12% de ICMS sobre uma mercadoria de R$ 100,00 não significa que R$ 12,00 são de ICMS. Não vou entrar no detalhe da conta mas saiba que ele e os outros impostos brasileiros são tão simples de serem calculados que a SAP desenvolveu praticamente um módulo dentro de SD e MM para tratar da “Localização Brasil”.

 

Arrecadação do ICMS

A taxa do ICMS varia pelo tipo de serviço/mercadoria e também pela combinação de estado de origem e destino das mesmas. Ou seja, a taxa do ICMS cobrada sobre a circulação de uma mesma mercadoria de SP para RJ pode ser totalmente diferente da taxa cobrada de SP para RS. Se você acha que quanto mais longe mais caro, engana-se você. Ainda, quem arrecada o ICMS integralmente é o estado da origem do produto ou serviço. Ou seja, no exemplo anterior se um carioca e um gaúcho comprassem a mesma mercadoria vinda de São Paulo, o valor arrecadado de ICMS de ambas as transações vão para o governo estadual de São Paulo. Isso é bem possível de ser percebido na análise de arrecadação do ICMS realizada pelo SAP Lumira.

 

Fonte dos dados para análise do ICMS

O site do CONFAZ foi usado para extração dos dados relativos a arrecadação do ICMS. Todos os números extraídos estão divididos por mil o que significa que o número 1 representa mil reais arrecadados. Alguns poucos meses não continham informações então eu usei alguns artifícios como pegar o valor do mês anterior ou a média dos meses anterior e posterior para estimar os valores. Você pode baixar uma planilha com todos os dados sobre arrecadação do ICMS do site do CONFAZ aqui: ABAP101 – SAP Lumira – Arrecadacao_ICMS – RAW. Este arquivo .csv foi importado no SAP Lumira para a realização do estudo de arrecadação sobre o ICMS. De maneira muito semelhante, é possível fazer a mesma análise sobre o ICMS que a sua empresa pagou. Ao invés de ir ao site do CONFAZ, você deve extrair as informações do SAP usando alguma técnica (SE16, ABAP Query, BW, o desenvolvimento de algum relatório Z para extração, etc).

 

Propósito da Análise do ICMS

O propósito desta análise foi comparar a distribuição e o histórico da arrecadação do ICMS por regiões do Brasil e pelos seus estados. Como um futuro estudo, é possível usar os resultados gerados para analisar formas úteis de cada um dos estados usarem bem este dinheiro. É possível ainda usar os resultados gerados para uma reflexão sobre a arrecadação do ICMS, uma vez que ele é um imposto que não colabora com a distribuição de renda, vista que o estado de origem arrecada parte integral deste imposto. Além disso tudo, o propósito era testar e motivar o uso do SAP Lumira.

 

Resultados

Os resultados estão divididos por parte:

  • Histórico de Arrecadação
    • Nacional
    • Por Regiões
    • Por Estados
  • Distribuição da Arrecadação
    • Por Regiões
    • Por Estados
    • Por Meses

Histórico de Arrecadação

Nacional

Data Geek Challenge - 0 - ICMS Revenue Over Time

Por Regiões

Nordeste

Data Geek Challenge - 1 - ICMS Revenue Over Time - Northeast

 

Norte

Data Geek Challenge - 2 - ICMS Revenue Over Time - North

 

Centro-Oeste

Data Geek Challenge - 3 - ICMS Revenue Over Time - Midwest

 

Sul

Data Geek Challenge - 4 - ICMS Revenue Over Time - South

 

Sudeste

Data Geek Challenge - 5 - ICMS Revenue Over Time - Southeast

 

Data Geek Challenge - 6 - ICMS Revenue Over Time - By Region

 

Por Estados

Nordeste

Data Geek Challenge - 7 - ICMS Revenue Over Time - By Region - Northeast

 

Norte

Data Geek Challenge - 8 - ICMS Revenue Over Time - By Region - North

 

Centro-Oeste

Data Geek Challenge - 9 - ICMS Revenue Over Time - By Region - Midwest

 

Sul

Data Geek Challenge - 11 - ICMS Revenue Over Time - By Region - South

 

Sudeste

Data Geek Challenge - 10 - ICMS Revenue Over Time - By Region - Southeast

 

Distribuição da Arrecadação

Por Regiões

Data Geek Challenge - 13 - Total ICMS revenue - By Region

Por Estados

Data Geek Challenge - 12 - Total ICMS revenue - By State

 

Data Geek Challenge - 14 - Total ICMS revenue tree map - Region - State

Por Meses

Data Geek Challenge - 17 - ICMS total month revenue by region

 

Data Geek Challenge - 15 - ICMS revenue by month

(Começando na primavera – curiosamente os únicos meses com queda significativa estão no Verão).

Data Geek Challenge - 16 - ICMS revenue by month - Sprint to Winter

Conclusão

Análise do ICMS

É facilmente perceptível que como o ICMS é arrecadado na origem, os estados com maior poder aquisitivo (mais empresas, maiores populações etc) arrecadam consideravelmente mais dinheiro do ICMS. Vale lembrar que as alíquotas divergem de estado para estado e muitos deles diminuem alíquotas justamente para incentivar empresas a criar fábricas e centros de distribuição nestes lugares. Consequentemente, os estados brasileiros competem entre si pelo dinheiro (que já é alto para todo brasileiro) contrariando uma possibilidade do uso do dinheiro público para uma melhor distribuição de renda.

Uso do SAP Lumira

O SAP Lumira se mostrou bem fácil de utilização. No geral, gostei de usá-lo. Eis os prós e contras:
Prós:

  • Ele é responsivo – Atualiza os gráficos com boa responsividade
  • Criação de fórmulas – Ele é capaz de adicionar novas colunas baseado em fórmulas definidas. Como não há um recurso de auto-complete o Excel me facilitou a vida criando as fórmulas. Não acho que um software substitua o outro. Eles se completam bem.
  • Design – Sem dúvida a estética do Lumira é um ponto positivo – Mas eu sinceramente tenho minhas dúvidas se este vantagem se perpetuará uma vez que a SAP incorpore muitas novas funcionalidades (necessárias) no software.
  • Como ele se conecta com produtos SAP, usar o Lumira pode ser bem mais vantajoso do que desenvolver gráficos em ABAP

 

Contras:

  • Espaço em Disco – O SAP Lumira salva alguns arquivos temporários na pasta AppData do Windows. Apesar de poucos eles são enormes e simplesmente  fazendo esta análise do ICMS tive mais de 8 GB do meu HD tomados. Imaginei que eram arquivos usados para otimizar o desempenho do programa mas descobri que o arquivo da análise criado (de 2MB) não abre caso estes arquivos temporários estejam intactos.
  • Criação de Gráficos com várias colunas – Como a planilha usada continha muitas colunas tive um trabalho um pouco repetitivo adicionando uma a uma em alguns gráficos.

 

 Teste o SAP Lumira você também!

Quer testar o SAP Lumira? Basta baixar a edição pessoal do SAP Lumira e aprender.

 

Gostou do post? Tem dúvidas? Comente aí em baixo para termos uma boa conversa sobre o Lumira.

Abraços!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Belo Post Fábio, obrigado