Realizações em 2013 e Planos para 2014

Mais um ano se acaba e refletimos as realizações em 2013. Confira um resumo de todos os posts de 2013 e outras realizações dos autores e leitores do ABAP101.

2014

Realizações em 2013

SAP HANA

Começamos 2013 falando de um assunto que evolui basante durante o ano, SAP on HANA. Com certeza em pouco tempo estaremos vendo muitas vagas aparecerem exigindo conhecimentos de ABAP e Hana. Preparem-se pois finalmente tudo está ficando Em Tempo Real! Hana está trazendo o que chamamos de Revolução Em Tempo Real.

Reflexões sobre desenvolvimento

Falamos do novo mas não deixamos de lado conceitos e reflexões básicas do nosso dia a dia como foi o caso do Sistema de Apoio a Planilha e a reflexão do Code.org se deveríamos aprender programação na escola. Curiosamente a chegada do fim do ano o próprio Code.org deu a resposta usando as palavras de nada mais nada menos que Barack Obama.

Contribuidores

Não podemos esquecer de outras pessoas que contribuíram com conteúdo para o blog, seja na discussão sobre Gerenciamento de qualidade de código ABAP, seja no post sobre Field-Symbols por Fábio Kazunari.

Mercado SAP

O ABAP101 não se preocupa somente em ensinar conceitos de ABAP para quem está começando mas também ajuda em questões do mercado SAP. Por isso ainda em março divulgamos o resultado da pesquisa salarial SAP 2012 realizada pelo Eduardo Marcelino no LinkedIn. Para se destacarem no mercado, muitos dos nossos leitores realizaram o curso gratuito de desenvolvimento mobile promovido pelo OpenSAP. Não há segredo: é estudando e praticando que se torna um consultor expert.

Qualidade de Código ABAP

Quem ainda estuda em faculdade ou colégio com certeza aproveitou as férias bem como as 15 músicas que dizem se o seu programa ABAP pode melhorar.

SAP Lumira

ABAP é legal mas não é bom focar somente em um assunto, por isso foi legal aprender como usar outros produtos da SAP, como o SAP Lumira através do Data Geek Challenge. O resultado? No meu caso uma Análise de arrecadação do ICMS.

Oh, say can you see…

Além de conhecimento em ABAP e outras tecnologias, houve também realizações pessoas como o nosso amigo criador do ABAP101 Furlan indo morar nos states num “Hiato de Um ano” como ele mesmo descreveu.

Carreira ABAP

Enquanto algumas pessoas são promovidas, outras almejam uma vaga para entrar no mercado SAP. Por isso demos aqui algumas Dicas para quem não consegue entrevistas no mundo SAP. Caso elas tenham servido para você, provavelmente a descrição de como é O começo de carreira de um ABAP também lhe foi útil. Por falar em utilidade, não poderíamos deixar de falar sobre o WordPress (e seu evento no qual pude partipar), que é a ferramenta que dá vida ao ABAP101 de maneira Open Source.

Eventos

Falando em eventos, não poderíamos deixar de destacar o SAP Inside Track 2013, desde as suas inscrições até sobre o review do #SITSP, inclusive da palestra de “Projetos Open Source e pessoais como oportunidade de aprendizado”. Ahhh… open source, possível na esfera SAP a partir do fim de 2013 graças a Nova licença de desenvolvimento da SAP publicada, acontecimento que criou novos fatos sobre esta questão.

Open Source e +

Provamos que não há falta de demanda para desenvolvedores ABAP: você pode sempre aprender seja lendo sobre as versões e novas funcionalidades do NetWeaver seja experimentando o ABAP no Eclipse. Não esqueça também de garantir que as pessoas estão vendo seu trabalho e colaborar conosco respondendo as novas pesquisas do ABAP101.

 

Quais suas metas para 2014?

Estas foram as nossas realizações em 2013. Agora, o ABAP101 quer saber de você suas metas para 2014! O que você gostaria de aprender em 2014 que o ABAP101 pode te ajudar? Comente abaixo! Outras pessoas lerão o que você tem a dizer e sem querer em um comentário você pode achar um companheiro de estudos!!

Metas para 2014 já definidas!

O blog também tem metas já definidas e apesar de não poder revelá-las, garanto que são muito ambiciosas. Isso significa de 2014 será o ano mais rico em conteúdo desde sua criação, 6 anos atrás. Isso somente será possível se tivermos seu apoio! Por isso não deixe de nos apoiar compartilhando posts via Twitter, Facebook e G+. E não se esqueça…

Comente Mais!!!

Um blog é movido não somente a posts como a comentários. Eu sinceramente gostaria de ver muitas pessoas expondo suas opiniões, fazendo críticas e sugestões ao blog! É muito importante que você exponha o que tem a dizer e acredite, há um reconhecimento que vem para quem ensina e dialoga.

Um excelente 2014 e não deixe de comentar!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...