O que um ABAP precisa saber? Júnior, Pleno e Sênior

Se você começou na carreira ABAP ou está tentando entrar nela já deve ter se perguntado “O que um ABAP precisa saber?“, “O que preciso fazer para entrar no mercado ABAP como Júnior” , “Quanto tempo leva para virar pleno” ou  se você precisa saber CRM para ser um bom programador ABAP. Caso você já tenha tido este tipo de dúvida ou queira evoluir ainda mais na carreira ABAP continue lendo este post para saber onde encontrar as respostas que precisa.

Pensando nestes questionamentos elaboramos a Matriz de Conhecimento para ABAP  Júnior, ABAP Pleno e ABAP Sênior. A Matriz é uma nova página aqui do blog que está no menu superior e pode ser acessada por qualquer pessoa. Nela há diversos skills técnicos relacionados a ABAP e para cada um há uma marcação que indica se um Júnior, Pleno ou Sênior precisa saber deste assunto.

 

Matriz de conhecimento abap

Matriz de conhecimento ABAP Júnior, Pleno e Sênior

Os diferentes skills estão divididos por área como Data Types e Data Objects, DDIC, Module Pool, Orientação a Objetos etc. A lista (e vai) poder crescer com a ajuda dos leitores através de comentários.

Conhecimento Técnico, apenas

Note que a matriz aborda apenas a aspectos técnicos. Você não deve considerar meramente esta tabela para pedir um aumento ou promoção no seu trabalho. Há muitos outros fatores que obviamente vão pesar também nesta divisão como Inglês, Formação Acadêmica, Experiência em Projetos (incluindo projetos open source como este), Habilidade de comunicação escrita e verbal etc.

Saiba Mais de ABAP!

É necessário saber realmente muitas coisas para ser um ABAP. Convido a todos a olharem com atenção a matriz pois ela indica quão maduro você está tecnicamente falando. Caso não domine alguns assuntos da matriz coloque-os no seu planejamento pessoal de estudos.

Aproveitem e compartilhem com seus colegas de trabalho e companheiros de academia ABAP.

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Pablo Sousa disse:

    Excelente dicas de estudos para todos os níveis.
    Me ajudou muito essa matriz de conhecimento
    algumas praticas e conceitos eu não sei vou procurar estudá-las
    principalmente OO e Enhancements

    Muito Obrigado!!
    Fábio

    • Fábio Pagoti disse:

      Obrigado pelo feedback Pablo! Isso realmente é importante para o blog saber quais assuntos priorizar nos próximos posts.

      Concordo que a matriz é útil até para saber o que você deveria estar sabendo e ainda nunca ouviu falar ou não praticou.

      Bons estudos!

  2. Rafael disse:

    Boa Noite Fabio, Tudo Bem ?

    Meu nome é Rafael, eu fiz a formação ABAP com o Furlan no fim de 2012. Enfim apenas agora eu estou tendo as primeiras oportunidades com ABAP na empresa onde eu trabalho, e estou tendo dificuldades para relembrar o que vi no curso e por em prática. Estou acompanhando um ABAP e ele me passou um pequeno cenário para desenvolver, e estou tendo dificuldades. O que voce me recomenda para iniciar concentrado e evitar perguntas desnecessárias para o meu professor ? Estou revisando as apostilas da KaSolution e tentando baixar o mini sap.

    Obrigado, e desculpe a biblia que escrevi rsrs.

    • Fábio Pagoti disse:

      Oi Rafael.

      Não há perguntas desnecessárias. Desnecessário é não perguntar. Se quem está te ensinando não tem paciência para respondê-las, ele(a) não é um bom professor.

      Tenha certeza que haverá perguntas cujas respostas podem ser facilmente encontradas no google e no help do ABAP por exemplo. Faça sempre uma pesquisa nem que seja mínima antes de perguntar algo. Não para não incomodar quem está te ensinando mas sim para aprender quais são as fontes boas de informação (como o ABAP101).

      Sempre que achar a resposta para aquilo que procura tente entender qual o fundamento daquilo. Se você sabe que resolve mas não entendeu por quê, aí sim pergunte ao seu instrutor.

      Att,

  3. rafaelsgr disse:

    Obrigado pela orientação Fábio. Vou seguir nesssa jornada de se tornar um ABAP.

    Abraço

  4. Olá, muito boa as infos, sou Designer Gráfico formado, e estou mudando totalmente de area, entendia um pouco de Cobol, acabei de fazer um curso mais aprofundado em Cobol e já vou imendar Abap Fundations e Abap Advanced na escola Trainning. Gostaria de algumas dicas sobre o caminho p quem está mudando totalmente de área, está correto, pulei algumas etapas.

    Parabéns pelo trabalho.