DARPA Open Catalog – Projetos Open Source de alto nível para uso público

Além da SAP para o UI5 (OpenUI5), muitas outras empresas tem disponibilizado seus produtos (ou pelo menos parte deles) sob a forma de projetos open source. Recentemente vi mais um exemplo disso ocorrendo. Não com uma mera empresa mas sim com a DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa). Se você nunca ouviu falar da DARPA, tudo bem. Saiba que a DARPA está relacionado a agência ARPA na qual criou a ARPANET. A ARPANET por sua vez criou uma tal de Internet. Se você acessou o ABAP101, Google e Facebook hoje, só fez isso pois décadas atrás os americanos estavam investindo em pesquisa através da ARPA.

DARPA Open Catalog

A DARPA possui vários projetos e agora muitos deles estão disponíveis em formato Open Source. Você pode ver todos os projetos (em sua maioria hospedado no GitHub) no DARPA Open Catalog.

Sobre os Projetos

Só de ler a descrição dos projetos, nota-se que há muita coisa fora da caixa. Nenhum projeto é em ABAP mas isso não significa que você não pode misturar tecnologias para criar uma aplicação/produto – nem que seja para colocar no seu portfólio como desenvolvedor.

Para quem curte WEB, Big Data, UX e visualização de dados, o Open Catalog é uma parada obrigatória.

DARPA Open Catalog

Estratégia Open Source

A estratégia da DARPA é clara: ela deixará seus projetos como open source enquanto houver demanda e interesse da comunidade. E está é uma excelente oportunidade de tocar em tecnologia pouco alcançável. Um dos focos da DARPA é em projetos relevantes ao setor público.

Acesse já o Open Catalog

Abra sua mente para novas possibilidades. Veja se algum dos projetos open source pode te ajudar em uma ideia que tem. Ou quem sabe você fique curioso para testar algum dos projetos?

PS: A imagem que você vê neste post foi criada usando um dos projetos da DARPA. No caso, o Vega.

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...