OpenSAP lança novos cursos gratuítos de ABAP on HANA, UX e Fiori

Ficou empolgado com o título do post? Tenho uma boa e uma má notícia. A boa é que realmente é verdade, a OpenSAP anuncionou recentemente 3 novos cursos e a reprise de um outro. A má notícia é que isso não deveria ser novidade caso você acompanhe a SCN ou o próprio ABAP101 – os novos cursos foram divulgados no final de Julho. No passado, ajudamos a divulgar um curso de mobile realizado na OpenSAP.

Felizmente, se você está lendo este post pouco após sair do forno, você ainda está em tempo de se cadastrar nos cursos. Se você já sabia da não-tão-novidade, ótimo! Aproveitando, há um outro curso de “In-Memory Data Management” fora da OpenSAP, está sabendo? Não?!

Para saber mais sobre todos estes cursos, leia mais!

Novos cursos na OpenSAP

Para quem não conhece a OpenSAP, está perdendo um novo site com contúdo de primeira qualidade sobre as mais novas tecnologias e inovações da SAP. Todos os cursos são gratuitos e realizados on-line, ou seja, a OpenSAP é um site de MOOCs da própria SAP. Cursos de longa duração geralmente duram entre 4 e 6 semanas e possuem uma prova ao final que dá direito a um certificado virtual caso a nota mínima seja atingida. Um curso pode ter mais de um professor e todos são as maiores referências possíveis dentro da esfera SAP.

Não espere encontrar um curso de ABAP básico na OpenSAP. O foco é no que pode/deve vir a ser fundamental para trabalhar com SAP em alguns anos.

OpenSAP

SAP’s UX Strategy in a Nutshell by Sam Yen

Com início dia 27 de Agosto de 2014, o curso abordará temas os seguintes temas, cada um com uma unidade a parte. A duração do curso será de 2~3 horas (SIM! Só isso mesmo). Por isso, não há desculpas para não participar. No momento que este post está sendo escrito, 5007 pessoas já fizeram a matrícula.

Conteúdo (extraído da página do curso)

  • Unit 1: Introduction of Design Thinking at SAP
  • Unit 2: Consumer Experience for Enterprise Applications
  • Unit 3: SAP Fiori UX
  • Unit 4: SAP Screen Personas
  • Unit 5: Business Case for User Experience
  • Unit 6: Wrap-Up

Audiência e pré-requisitos

A todos interessados em UX e obviamente, SAP. Por isso vale muito recomendar este curso até para seu amigo(a) que é SD, MM, FI, CO, BW, etc.

Mais informações

Para saber mais e se inscrever visite a URL abaixo.

https://open.sap.com/course/uxn1

Dica!

Este curso dará um overview sobre Fiori. Se você tiver a possibilidade de fazer  este pequeno curso antes do dia 9/Setembro/2014, você terá uma pequena vantagem, pois um dos outros cursos anunciados é dedicado a SAP Fiori. Veja abaixo.

 

Introduction to SAP Fiori UX

Iniciando dia 9/Setembro/2014, este curso é realmente muito promissor. O foco total é em SAP Fiori, uma das inovações mais recentes da SAP.

Ao contrário do curso anterior, este é de longa duração: serão 6 semanas de estudo e espera-se uma dedicação mínima de 4 horas/semana (durante as 6 semanas). Se você nunca fez um curso na OpenSAP, não subestime este esforço pretendido.

Haverá também uma prova final a ser realizada entre 21/Outubro/2014 e 28/Outubro/2014 e quem atingir a nota mínima recebe um certificado via e-mail (e consequentemente coloca no CV e se destaca de quem não estuda).

A dúvida que fica para este curso é o ambiente de treinamento. AFAIK, não há ambiente de treinamento/trial/demo/etc para o Fiori. Será que até lá a SAP anuncia algo? Seria ótimo, não?

Conteúdo (extraído da página do curso)

  • Week 1: SAP Fiori UX Basics
  • Week 2: SAP Fiori UX Deployment
  • Week 3: SAP Fiori UX Configuration
  • Week 4: Securing SAP Fiori UX
  • Week 5: SAP UI Tools
  • Week 6: Extending SAP Fiori UX
  • Week 7: Final Exam

Audiência e pré-requisitos

Quem se beneficia fazendo o curso?

  • Desenvolvedores (provavelmente, você)
  • Desenvolvedores mobile
  • Consultores de Solução
  • Consultores de pré-vendas (se você quiser saber o que você está vendendo, algo infelizmente raro no mundo SAP)
  • Consultores técnicos
  • Administradores de sistema
  • E outras pessoas que querem saber que raios é o SAP Fiori

Como o Fiori é mais uma tecnologia voltada a empresas, se você tem experiências em processos empresariais atendidos no SAP ERP, CRM ou SCM isso te beneficirá durante o curso.

Se você tem uma bagagem web (HTML, JavaScript e SAPUI5), você também terá mais facilidade.

Mas acredite, se você é ABAP e não tem experiência em web, não deixe de fazer o curso por não atender este pré-requisito. O curso é uma experiência ímpar e cedo ou tarde na sua carreira de programador será exigido você algum conhecimento em web (acho que já viu alguma vaga de Web Dynpro, certo?).A título de informação, este curso que é de longa duração, tem 7261 inscritos no momento que este post é escrito. Muito a mais do que o curso SAP´s UX Strategy in a Nutshell by Sam Yen.

Mais informações

Para saber mais e se inscrever visite a URL abaixo.

https://open.sap.com/course/fiori1

 

ABAP Development for SAP HANA

ABAP!? Agora sim!! Opa!!! De graça ainda melhor! Se você não bateu o olho no curso anterior de Fiori, leia ele também!

Falando no curso de ABAP para HANA, este curso tem início em 25/Setembro/2014. Como nada é fácil e simples, este curso também tem longa duração. Serão 4 semanas e sugere-se uma dedicação mínima entre 4 e 6 horas/semana.

Pessoalmente eu boto muita fé que este curso será sensacional. Mas ao mesmo tempo acho que o curso de Fiori trará um benefício para o CV num prazo menor que este curso de Hana. Mas ainda assim, cedo ou tarde, você como ABAPer terá que saber HANA, apesar de ainda não ser a hora para muita gente.

Conteúdo (extraído da página do curso)

Week 1: Getting Started

The first week is dedicated to getting you on board and introducing technical concepts and architecture information, primarily from an ABAP developer’s point of view. As well as the important concepts of ABAP development for SAP HANA, there will be an introduction to the development tools.

Week 2: ABAP Coding – Where to Optimize?

What happens when you migrate coding to SAP HANA? This and related questions are answered in the second week of this course. There are a large variety of tools available in AS ABAP to detect and analyze ABAP coding, for example, to ensure functional correctness and to analyze performance. You’ll learn about guided performance analysis tools and optimized components like the well-known ABAP List Viewer, which have been enhanced to dramatically improve performance.

Week 3: ABAP Coding – Ready, Set, Optimize!

Having learned about where to optimize ABAP coding, this week is dedicated to introducing the new features and capabilities of AS ABAP 7.4, with special emphasis on database-oriented programming. Beside the Open SQL enhancements, you’ll learn about advanced view definition capabilities by means of Core Data Services.

Week 4: Digging Deeper and Outlook

The capabilities of AS ABAP 7.4 discussed in the previous week do not span the full feature set of SAP HANA. Therefore, ABAP for SAP HANA developers might need to dig even deeper and work more natively with SAP HANA. We’ll see how AS ABAP 7.4 supports this task. Finally, we’ll give an example of how the presented features can be used in an analytical app. Beside the Open SQL enhancements, you’ll learn about advanced view definition capabilities by means of Core Data Services.

Week 5: Final Exam

Audiência e pré-requisitos

Basicamente falando, ABAPers e arquitetos de solução.

Mais informações

Para saber mais e se inscrever visite a URL abaixo.

https://open.sap.com/course/a4h1

 

Reprises de cursos no OpenSAP

 

Next Steps in SAP HANA Cloud Platform (Repeat)

Novamente o curso de SAP Hana Could será realizado no OpenSAP. Desta vez, a partir de 10/Setembro/2014. A duração é de 6 semanas e a dedicação indicada é entre 4 e 6 horas/semana. Até o momento 3499 planejam fazer esta nova realização do curso.

A prova acontece entre 22/Outubro/2014 e 29/Outubro/2014.

Conteúdo (extraído da página do curso)

  • Week 1: SAP HANA Native Development
  • Week 2: Git and HTML5 Apps – Part 1
  • Week 3: Git and HTML5 Apps – Part 2
  • Week 4: Advanced Identity Management
  • Week 5: Securing Web APIs
  • Week 6: Additional Features
  • Week 7: Final Exam

Audiência e pré-requisitos

Este curso tem foco total em desenvolvedores.

Se você já trabalhou com Eclipse, terá uma vantagem. Obviamente, conhecimento em programação é fundamental.

Mais informações

Para saber mais e se inscrever visite a URL abaixo.

https://open.sap.com/course/hanacloud2-1

 

Bônus! In-Memory Data Management na OpenHPI

Além dos cursos da OpenSAP, a OpenHPI divulgou o curso de Gererenciamento de dados in-memory a ser realizado entre 01/Setembro/2014 e 20/Outubro/2014 (6 semanas). Detalhe, o curso é oferecido por Hasso Plattner. Até o momento 2869 já se inscreveram no curso.

Conteúdo

Para mais informações da agenda do curso, visite o site oficial do curso (mais abaixo).

Audiência e pré-requisitos

Este curso dará a bagagem conceitual para quem quer vir a trabalhar com o Hana algum dia. Por isso, desenvolvedores e arquiteros também são o foco deste curso.

Mais informações

Para saber mais e se inscrever visite a URL abaixo. (Dia 19/08/2014 o site da OpenHPI estará em manutenção planejada)

https://open.hpi.de/courses/imdb2014

 

Inscreva-se já em algum curso!

Só não estuda quem não quer. Se resolveu fazer algum curso dos apresentados acima não deixe de comentar abaixo! Quem sabe grupos de estudos não podem ser formados aqui pelo ABAP101? Eu particularmente já me inscrevi para o de UX e o SAP Fiori. E você? O que vai estudar?

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Rafaela disse:

    Ola Fabio, infelizmente vi esse post bem atrasada! Por isso gostaria de perguntar se tera novamente essa oportunidade do curso de HANA?
    Obrigada, Rafaela

  2. Edmilson disse:

    Olá Fábio, infelizmente não tive a oportunidade de ler este post na época da publicação. Gostaria de saber se tem algum curso de SAP gratuito programado para 2016.
    Comecei a fazer em julho/15 um curso básico de ABAP, porém, fiz só 02 aulas de 08hs cada, o curso seria em 04 sábados, das 08hs as 17hs, com intervalo de uma hora. Por motivo de doença na família, precisei viajar, e não pude terminar o curso, pretendo dar continuidade em 2016.
    Tenho interesse em ingressar na área SAP, como não estou em condições financeiras para pagar cursos, estou buscando toda especie de ajuda e cursos gratuitos.
    Desde já agradeço.

    Obrigado.

    Edmilson

    • Fábio Pagoti disse:

      Edmilson,

      A OpenSAP tem curso abrindo quase todo mês. Basta olhar o site e você já verá um monte de curso aberto para 2016.

      Agora reiterando o que está escrito no post.

      Não espere encontrar um curso de ABAP básico na OpenSAP. O foco é no que pode/deve vir a ser fundamental para trabalhar com SAP em alguns anos.

      Agora tenha certeza.. mesmo se o curso que você fez tivesse 10 dias isso estaria BEEEEEEMMMMM longe de ser o suficiente para o que você precisa saber de ABAP para poder começar.

      Se você tem internet, acesso ao MiniSAP e tiver bastante dedicação dá para aprender muito ABAP.

      Bons estudos.

  1. agosto 29, 2014

    […] um pouco off-topic por aqui, recentemente divulgamos aqui no ABAP101 alguns cursos da OpenSAP. O primeiro deles, “SAP’s UX Strategy in a Nutshell by Sam Yen” já foi lançado […]

  2. setembro 29, 2014

    […] já comentamos sobre o openSAP aqui, porém se você não sabe como funciona, recomendo a leitura deste post do Fábio Pagoti do ABAP101, que explica tudo e mais um pouco sobre o […]