Quiz de ABAP – Teste seu conhecimento!

Recentemente fui até a terra de todos os santos ministrar um curso de ABAP. Pediram-me para elaborar uma prova téorica de ABAP além da “prova” prática que chamamos de “SIEC“. Montei então um quiz com 50 perguntas pensando no tipo de trabalho que meus alunos teriam no dia a dia. A proposta não é ter o mesmo estilo de perguntas de provas de certificação eu pequenas decorebas. O foco foi fazer o aluno pensar antes de responder. Está disposto a fazer a prova também?

Público alvo

Para minha surpresa o desempenho dos alunos foi um pouco diferente do que eu esperava, e então percebi que a prova pode ser útil não só para quem acabou de iniciar no ABAP mas também para quem já tem um tempinho.

Sobre o Quiz

O “Quiz de ABAP” tem 50 perguntas, todas valendo 2 pontos. A nota máxima portanto é 100.
Se comparado a aplicação que fiz da prova, o tempo médio de realização é de 1 hora.

Notas e Respostas

Ao terminar a prova, clique em “Show results” para ver a nota. A barra de rolagem subirá até o topo da página e depois de alguns segundos a sua nota aparecerá.

Você pode tentar o quiz quantas vezes quiser e deixarei ele público, mas se você já tiver cadastro no ABAP101 considero publicar outras provas somente para quem tem cadastro.

Quiz

Para realizar o Quiz de ABAP, use o link abaixo

Quiz de ABAP

Compartilhe e comente seu resultado!

Dúvidas sobre as respostas? Gostaria de comentar seu resultado e o que achou do Quiz de ABAP? Comente aqui em baixo.

Foi bem? Parabéns!

Foi mal? Considere fazer os 101 exercícios de ABAP do livro do ABAP101.

Boa prova!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

12 Resultados

  1. Denilson Guedes disse:

    Fábio, a terra de todos os santos que vc se refere foi Salvador, Bahia ?? Aond exatamente foi este curso ??

    • Fábio Pagoti disse:

      Olá Denilson. Sim, Salvador – Bahia. O curso foi realizado para uma empresa e por isso não foi anunciado publicamente.
      Abraços!

  2. Denilson Guedes disse:

    Fábio, seria possível vc me indicar algum portal nacional ou gringo aonde possar responder simulados ou questões direcionados à preparação para a prova de certificação SAP ABAP ??

    • Fábio Pagoti disse:

      Oi Denilson,

      Se você quiser fazer a prova de certificação, que não tenho e não recomendo o que na verdade eu indico é comprar e ler o livro oficial e preparatório para a certificação – o que eu tenho e fiz.

      No livro oficial tem perguntas que simulam a prova.

      O quiz acima tem por objetivo fazer você pensar e não fazer você gastar 10 mil reais num curso oficial para poder ter a tentativa de ganhar um pedaço de papel.

      Como pode ter visto eu sou um pouco contra as certificações da SAP…. mas o portal que você quer é normalmente chamado de TestKing na internet, o que desconheço em SAP.

      Abraços!

      • Denilson Guedes disse:

        Fábio, me inscrevi numa e-academy SAP-ABAP e estou estudando através dos handbooks disponibilizados, que acredito ser o material que compõe o livro oficial que vc citou. Gostaria de complementar o estudo teórico com a resolução de centenas de questões que simulam a prova.

        • Fábio Pagoti disse:

          Desconheço pois nunca procurei por algo assim. Sou contra o processo certificatório da SAP.

          Mas continuo sugerindo você procurar por TestKings

  3. Preda disse:

    Fantástico seu quiz pois coloca situações em que a certificaçao oficial não coloca e faz a pessoa pensar e não decorar. Parabéns Pagoti!

    • Fábio Pagoti disse:

      Olá Preda!

      Obrigado! A proposta do quiz é justamente esta… não ser decoreba e fazer pensar. As notas do quiz provam que o quiz é desafiador, embora tenha sido feito pensando em quem está começando. Nenhuma das mais de 30 pessoas que fizeram o quiz tiraram mais que 80%. A nota máxima por hora é 78.

      Se a aceitação do quiz for grande penso em colocar o por que das respostas estarem certas ou erradas… e quem sabe até um post mostrando o desempenho do pessoal no quiz.

      Abraços!

  4. Denilson Guedes disse:

    Fabio, muito obrigado pela sugestão de procurar por TestKings ABAP. Retornaram inúmeras opções no google. Algum leitor ou colaborador do ABAP 101 me recomenda algum destes portais com testes ABAP em especial ??

  5. Rodrigo Batista disse:

    Excelente, vou fazer esse quiz pra medir como estou rs

    Parabéns!!!

  1. agosto 25, 2015

    […] dia 11 de Agosto lançamos oficialmente o Quiz de ABAP para testar o conhecimento daqueles que ousaram em realizá-lo. A ideia do quiz é ficar […]