[OpenSAP] Managing ABAP System on SAP NetWeaver – Resenha Week 1

Acabo de finalizar a semana 1 do curso da OpenSAP Managing ABAP System on SAP NetWeaver e aqui vai a minha resenha.

Primeiras Impressões

Por um engano da minha parte, eu gerei uma expectativa falsa do treinamento. Não sei de onde eu tirei a idéia que seria um curso de arquitetura do servidor de aplicação ABAP. É realmente um curso para mostrar a parte do gerenciamento de sistemas ABAP no SAP NetWeaver.

O que isso significa? Parece que o curso é superficial, parece que você está no meio de um treinamento que já começou há um tempo. Mas na verdade é um treinamento bem objetivo.

Pelo que consegui ver da semana 1 não será um treinamento no qual você vai aprender a fundo o assunto, a ponto de você conseguir passar em uma certificação de Basis ou mesmo conseguir resolver os seu problemas da sua instalação do MiniSAP. Mas te dará uma visão bem interessante para você que programa ABAP conhecer melhor a plataforma onde você desenvolve.

Semana 1

Esse foi o conteúdo da semana 1:

Unit 1: Fundamentals of the SAP Start Service

Nessa unidade foi mostrado a sequência de start do servidor de aplicação a as ferramentas usadas para isso. Legal entender melhor o que o comando startsap ALL faz.

Unit 2: Common SAP Startup Issues

Quem nunca teve problema para iniciar o application server ABAP? Resposta: quem nunca tentou iniciar um application server ABAP! Com certeza, mais dia, menos dia, você terá esse problema. No meu servidor eu já tive problemas quando o IP do servidor mudou na minha rede interna e quando a licença do bando de dados expirou. Enxergo o AS ABAP um sistema muito complexo e por consequência muitas coisas podem dar errado, a ponto de termos uma unidade somente para problemas de startup.

Unit 3: Introduction to Dispatcher Queues

Considero o Dispatcher um dos elementos mais importantes do AS ABAP e essa unidade é bem legal para dar uma visão de como funciona as filas no Dispatcher.

Unit 4: Tools for Troubleshooting

Acho que a única coisa que a SAP não monitora é o movimento do mouse, de resto tudo tem algum log ou monitor. Nessa unidade são mostrados algumas dessas ferramentas. Claro que nada a fundo, mas é bom saber o que existe para ter uma idéia quando algum problema aparecer.

Unit 5: Introduction to the Enqueue Service

Achou que todas as unidades dessa semana, essa foi a unidade que eu esperava aprender menos, pois objetos de bloqueio são coisas que trabalhamos frequentemente em nossos programas ABAP. Mas alguns elementos da configuração foram apresentados e que foram bem interessantes.

Unit 6: Enqueue Performance

Esse é um problema que nunca vi acontecer, mesmo porque isso é bem profundo do AS. Gostei dessa unidade onde algumas ferramentas de monitoramento de filas foram mostradas e alguns parâmetros de configuração que são legais de conhecer foram também mostrados.

Conclusão

Essa semana me surpreendeu, acabei aprendendo bastante coisa. Novamente, não é nada profundo, mas acho legal entender um pouco melhor como o AS ABAP funciona até para conseguir ajudar a entender possíveis problemas exóticos que volta e meia nos assombra.

Os vídeos são curtos (por volta de 10 minutos) e a Mercedes Fernandez, quem apresentou os vídeos fala bem devagar e para quem sabe um pouco de inglês não terá dificuldade alguma para entender.