Competição D: Campeonato OpenSAP – Aprendendo muito e aprendendo bem

Quer ganhar um prêmio por aprender novas tecnologias? O ABAP101 sempre apoiou oportunidades de aprendizado relevantes e acessíveis. Quando a OpenSAP surgiu em meados de 2013 ficamos muito contentes com a iniciativa. Ajudamos dentro do nosso nicho a divulgar os recém-lançados cursos na época. O ABAP101 lança hoje um desafio que envolve realizar cursos na OpenSAP do início ao fim.

Sobre a iniciativa

A importância da OpenSAP

Pessoalmente digo que a OpenSAP representou uma drástica mudança na minha carreira profissional. No seu início, cheguei a fazer 5 cursos em paralelo, todos sobre tecnologias que uso já há alguns anos no meu dia-a-dia como HANA, SAP Cloud Platform e Fiori. Se não fosse por estes cursos e outras fontes de informação, certamente não teria uma carreira no âmbito educacional em paralelo, como muitos sabem.

Infelizmente o mercado brasileiro ainda carece de profissionais com boas capacidades técnicas em SAP e mesmo com iniciativas como a OpenSAP. O conhecimento poderia estar se espalhando mais depressa, uma vez que o mercado tem esta necessidade.

Para quem já fez algum curso da OpenSAP do início ao fim, sabe que a dedicação esperada para o acompanhamento devido do curso não é pequena. A maioria dos cursos da OpenSAP seguem um cronograma composto entre 4 e 6 semanas de aulas e exercícios, exigindo um tempo mínimo entre 4 a 6 horas de estudo por semana. É claro que todos nós temos este tempo livre no nosso dia-a-dia. Acabamos por um motivo ou outro mudando nosso foco ou simplesmente tenhamos dificuldade de gerenciamento do nosso tempo. O planejamento e pontualidade são peças chave para realizar um curso devidamente pois os prazos são bem rigorosos. Boas são as chances de alguém já ter perdido uma prova na OpenSAP devido ao prazo semanal ter se esgotado.

Motivação para estudar

Muitas vezes quando alguém perde uma prova semanal, acaba perdendo um pouco a motivação em se fazer o curso. Isso pois sua nota não estará tão boa ou talvez nem seja possível conseguir o certificado do curso. Também não é nada fácil para a maioria manter a determinação quando se faz o curso por conta própria.

Baixa continuidade dos alunos

Não é de se estranhar que infelizmente só uma pequena parcela das pessoas completam os cursos da OpenSAP.

Veja a estatística abaixo:

No curso Developing Web Apps with SAPUI5.(um dos melhores cursos da OpenSAP já realizados por sinal), apenas 5.755 pessoas conseguiram o Record Of Achievement (certificado do curso) dado que 17.251 pessoas estava inscritas no primeiro dia de curso. Isso é exatamente 33% dos participantes. Contudo, vale mencionar que neste curso mais 12.247 pessoas se inscreveram no curso quando o mesmo já havia começado e antes da prova final. Isso faz com que na prática somente 5,12% das pessoas interessadas no curso realmente o finalizaram. O padrão destes números infelizmente se repete para tantos outros.

Como ajudaremos?

Não feliz com estes números o ABAP101 em parceria com a OVLY criou a Competição D: um campeonato para motivar o público brasileiro a realizar os cursos da OpenSAP.

Quer saber mais?

Então, quer ganhar um prêmio por aprender novas tecnologias?

Para saber todos os detalhes da competição, prêmios, datas e como se inscrever? Visite nossa página oficial da Competição D.

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. fevereiro 7, 2018

    […] a prova final. Isso faz com que o curso tenha 6 semanas de duração (e uma pontuação enorme na Competição D – mais detalhes abaixo). Transcrevo aqui o conteúdo do […]