Você É Novo Por Aqui?

Freqüentemente recebo pedidos de indicação de material de estudo de ABAP para aqueles que irão começar uma academia. Fica difícil indicar algum material, pois um dos melhores materiais para iniciantes que eu conheço são os da própria academia, principalmente os da KA Solution em São Paulo onde eu ajudei no desenvolvimento.

De qualquer maneira qualquer experiência prévia com o SAP será sempre válida. Por isso, eu deixo para vocês algumas dicas e posts do ABAP101 irão lhe ajudar.

A primeira coisa que sugiro, caso já não tenha, é aprender lógica de programação. Muitas apostilas e cursos estão disponíveis na internet, mas essa apostila aqui considero ser muito boa. Essa apostila de lógica foi a única que encontrei que possui explicações de algoritmos de tarefas típicas de programas empresariais, tais como abrir arquivos e impressão de relatório, além de conter as explicações de algoritmos e estruturas básicas, como IFs e LOOPs (ou laços).

Ajuda bastante se você já ter instalado alguma versão trial do application server ABAP, também conhecido como “minisap”. Com ele você já conseguirá fazer os exemplos que discutimos nos artigos do ABAP101, além de que você terá um ambiente para estudo em seu próprio computador. Para baixar e instalar o “minisap”, sugiro esse post.

Com o sistema instalado, sugiro os nossos screencasts, onde você irá ter uma boa noção do fluxo de programação em ABAP. Para ter uma ideia de como é um programa ABAP, veja esse post. Dois ótimos posts sobre técnicas de programação ABAP são Tabelas de Cabeçalhos e de Itens e Entendendo o FOR ALL ENTRIES, onde abordamos típicas estruturas de dados que são usadas em quase todos os programas ABAP.

Se você estiver interessado, também temos uma série de seis artigos escritos por um ex-aluno meu da Academia ABAP relacionado a Orientação a Objetos. Esses artigos são bem teóricos, mas muito interessantes.

Nossos amigos do ABAP Zombie também fazem um excelente trabalho publicando artigos regularmente, inclusive muitos deles técnicos. Vale a pena fazer uma visita e estudar as dicas que eles passam no site deles. O objetivo deles é evitar a zumbização dos consultores ABAP. Eles mantém uma página com excelentes ficas para novatos no mundo SAP/ABAP, confiram nesse link.

Também gaste um tempo lendo nossos artigos não técnicos que tratam de programação , como por exemplo Conselhos para Novos ProgramadoresDesenvolvimento de Software Nunca Será Engenharia, bem como nossa série de posts relacionado ao Mercado SAP/ABAP.

Não esqueça de assinar nossa Newsletter, Twitter e Facebook para ficar por dentro das nossas iniciativas e projetos.

8 Responses

  1. Amanda PF says:

    Boa tarde Furlan!
    Muito bom este post! Parabéns, adorei as dicas!

    Estou estudando abap à um mês e gostaria de aprender a criar cadastros com relacionamento entre tabelas e que gerasse um relatório no final.

    Tem alguma dica de material pra me dar?

    Obrigado pela atenção!

  2. wagner das chagas says:

    Bom Dia,

    estou estudando abap a cerca de uma semana e pretendo instalar o mini sap, gostaria de saber se vocês tem um passo a passo para fazer a instação do mini sap.

    atenciosamente:
    wagner das chagas
    wachag@ibest.com.br

  3. Alexsandro Felix says:

    Muito boas suas dicas e irei visitar todos os sites, valeu!

  4. TG says:

    Parabéns pelo site. Vou entrar no mundo ABAP em breve e encontrei muita coisa interessante por aqui.
    Até a próxima.
    Abraço;
    TG

  5. Luiz says:

    Estou reentrando no Wonderful World of ABAP. Um resumo: Venho do COBOL/mainframe, com 34 anos de TI; curso ABAP Hands On em 2000; Academia ABAP em 2007 (muito ruim); Workshop ABAP em 2008 e projeto em uma fábrica como aprendiz de trainee júnior. Fim do projeto, fim da vida ABAP. Agora nova chance no WW-ABAP, bato de frente com OO. Voltei a estudar e encontrei o ABAP101 via ABAPZOOMBIE. Já os elegi como meu porto seguro (pode ser Trancoso também). Estou fazendo os exercícios de admissão. Se eu errar o ângulo da reentrada vou virar pó.

  6. Boa tarde , pessoal do SAP ! eu gostaria de iniciar na area de SAPmm , alguma dica meu povo !!!

  1. August 23, 2011

    […] Confiram: Você Novo Por Aqui? […]

Comente e aprenda mais!