Material Inicial Sobre Orientação a Objetos
Aprender Orientação a Objeto (OO) é mudar a sua forma de resolver problemas. OO não substitui a programação procedural, mas fornece um ferramental poderoso para comunicar e solucionar problemas complexos.
Não quero aqui explicar extensivamente OO, mas apresentar alguns materiais que pesquisei na internet e que julgo ser apropriados como introdução ao assunto.
Sugiro o capítulo 1 do livro Think in Java ele dá uma boa base sobre OO. Esse livro é um clássico no mundo Java, pricipalmente por ser distribuido gratuitamente em PDF.
O Wikipedia também pode ser uma boa fonte.
Você vai ver que tem várias fontes na internet e muito livros sobre o assunto. Para aprender OO eu li muito e principalmente treinei. A chave de OO é usar, usar e usar. Não tem mágica.
Nesse estudo inicial, atente para os conceitos de classe, instância, atributos, métodos e mensagens. Dependendo da sua experiência com programação, herança pode ser aprendida sem muito esforço. Já polimorfismo é mais complicado e demanda um pouco mais de esforço para entender.
Não há uma explicação final para os conceitos de orientação a objeto. Você terá que estudar várias fontes para chegar as duas próprias conclusões.