Aula Inaugural ABAP Objects

O que qualquer pessoa que começa o curso ABAP Workbench do SAP Professionals precisa saber antes de começar o curso? Alguma literatura, paper, artigo, site etc?

São dúvidas comuns a quase todos os alunos inscritos no curso. Nesse post vou colocar algumas informações úteis sobre a linguagem, algumas características e o quais os pontos em que os alunos têm mais problemas de entendimento.

O ABAP Objects é uma linguagem proprietária, executada em um sistema proprietário e não pode ser aplicada em nenhum outro ambiente. Foi escrita originalmente para desenvolver relatórios, logo foi extendida para desenvolver aplicativos de negócio. O que ela faz muito bem.

ABAP Objects é interpretada e hoje todas as aplicações no R/3 são escritas em ABAP Objects. Somente a parte do kernel (gerenciamento de memória, acesso a disco etc.) é feito em C/C++.

O ABAP Objects é uma extensão do ABAP/4 para incluir as funcionalidades de orientação a objeto.

Não é necessário nenhuma outra biblioteca externa de código para funcionar. Graças ao repositório, tudo o que você precisa (programas, classes, funções etc.) já está disponível globalmente no sistema. Umas das coisas mais legais do Workbench (ambiente de desenvolvimento) é a capacidade de navegar pelos diversos objetos com apenas um duplo clique. Ou seja, se você tem uma variável e deseja ver com ela foi declarada, é só dar um duplo clique e o editor ABAP coloca o cursos na declaração da mesma. Isso é fantástico! Isso deixa o pessoal de Eclipse e .Net babando 😉

É muito fácil depurar (ou “debugar) um programa. É possível debugar qualquer programa, seja standard ou em produção. É possível visualizar qualquer código de programa, mesmo código standard SAP.

O ABAP possui um ótimo suporte a acesso a banco de dados usando o Open SQL. O interpretador traduz as instruções Open SQL para o SQL nativo (Oracle, DB2, SQL Server etc.). Isso garante 100% de portabilidade dos programas. É 100% garantido que qualquer comando Open SQL irá funcionar em qualquer ambiente SAP, sem necessidade de ajuste no comando. Outra coisa espetacular!

String de conecção de banco de dados? Comandos do tipo DB.open.dataset(“banco qualquer”).comando_complicado? Esqueça. Apenas SELECT * FROM sflight INTO TABLE t_sflight. Pronto, seu SELECT já está feito!

A maior parte dos programas ABAP Objects seguem o fluxo:

  • Tela de Seleção
  • Validação da tela de seleção
  • Seleção dos dados no banco de dados
  • Processamento dos dados selecionados
  • Apresentação de um relatório

Programa com Tela de seleção, processamento e apresentação de relatório, você encontra no exemplo de calculadora em ABAP.

Lógico que não existe somente programas do tipo report (como descrito acima), existem outros, como Module Pool, Function Modules, Exits etc. Todos eles escritos em ABAP.

O curso é exetenso e cansativo. Demanda dedical total por parte do aluno e é muito puxado. Mas quantidade de material é muito extensa e fornece TODA a base para programar em ABAP.

O público das aulas é muito heterogênio, variando de pessoas vindas do mundo mainframe, web, PL/SLQ, Microsiga etc. Cada um desses públicos têm dificuldades em pontos diferentes, mas que no final todos acabam aprendendo bastante.

Para maiores informações acessem: KA Solutions.