Ufa! Achei que 2008 não iria acabar nunca!

Esse ano de 2008 foi o ano mais cansativo que já tive! Trabalho de coordenação ABAP, aulas na KA Solution, ABAP101, Ruby on Rails, segundo filho, XI e outras coisa menores. Foi realmente um ano puxado para mim.

Poderia ter sido mais tranquilo? Claro! Poderia ter visto vários filmes, seriados, novelas, BBB, Orkut, dormido mais etc., mas não consigo ficar parado! Se eu tivesse ficado traquilo não teria aprendido Rails, CSS, conceitos de padrões web e programação Ruby. Se eu tivesse ficado parado não teria aprendido XI (ou PI). Não teria tido meu segundo filho (entenda em não ficar parado nesse caso como quiser ;-).

Ou seja, estou cansado mas satisfeito com que aprendi. Meu salário aumentou? Não. Ganho alguma coisa com Rails ou XI? Não. Eu nem trabalho com web design para aprender CSS e padrões web. Para que?! Não ganhei nenhum tutú a mais por isso!

Mas ganhei conhecimento! E isso nenhuma crise financeira pode me tirar!

Meu segundo filho chegou nesse final de ano, mesmo assim continuo estudando. Acho que sou até um pouco meio compulsivo, mas e daí? É o que eu amo fazer!

Plano para 2009? Sim, muitos!

Continuo com ABAP101 (ok ok, vou tentar postar mais, mas tá difícil!). Continuo com as aulas, afinal isso é uma terapia para mim (abraços a todos os meus alunos de 2008!). Continuo com Rails e web design, com ritmo mais fraco, mas continuo.

Dedicarei parte do meu tempo em dois novos projetos que devem me tomar um bom tempo nesse começo de ano. Um deles não posso falar agora, o outro é aprender Objective-C e frameworks de desenvolvimento para Mac OS e iPhone (já viram por quais veredas vou entrar).

Não quero pagar de bonzão, mas aconselho vocês o mesmo! Não parem! Como meu pai me disse uma vez: “Estude, estude, estude!”. Não fique somente no básico da faculdade ou do curso que você participou. Aproveite cada minuto seu em aprender. Não somente ABAP, mas outras tecnologias.

Não tenho pré-conceitos com outras linguagens e frameworks. Eu sou um bom exemplo disso. Quando comecei a trabalhar com ABAP, queria trabalhar com Java. Achava ABAP muito fraco. Nem era orientado a objetos! Hoje adoro o ambiente e a linguagem. Extremamente produtiva e poderosa. Tão poderosa que o runtime do PI é escrito em ABAP, não em Java. Mas eu comecei a gostar porque não fiquei somente no relatoriozinho ALV.

Não siga apenas tutoriais ou receitas de bolo, mas entenda o que você está fazendo. Eu fico muito p da vida quando sigo um exemplo ou tutorial e não entendo o que estou fazendo. O programa funcionou, mas não entendi o que faz cada linha.

Essa forma de pensar já não é novidade para quem já leu alguma coisa do meu site, mas outras pessoas também pensam assim: aqui, aqui e aqui.

Então não fique na média (quem está na média é mediocre), fuja dela com todas as suas forças!

Bom 2009 e bons estudos!