ABAP-fileman, Novo Projeto de Nossos Editores

Há um tempo eu e o Fábio estamos trabalhando nesse novo projeto opensource. Trata-se de uma API orientada a objetos para manipulação de arquivos em programas ABAP.

Essa API é um conjunto de interfaces e classes que encapsulam as funções GUI_UPLOAD e GUI_DOWNLOAD, usadas para ler e gravar arquivos na workstation do usuário. Também encapsulamos as rotinas OPEN-CLOSE DATASET usado para ler e gravar arquivos no servidor de aplicação.

Com isso, todos os detalhes de implementação estão presentes nas classes da API, deixando para o usuário apenas a necessidade de se preocupar com as regras de negócio e particularidades do programa em questão.

Como Usar

É muito simples o uso do ABAP-fileman. Veja no programa abaixo, um rápido exemplo de utilização para gravar um arquivo na workstation do usuário.

Veja que simplesmente é necessário criar o objeto, adicionar a linha usando o método append_row( ) e salvar o arquivo com o método save( ).

O tipo de arquivo é escolhido no momento que escolhemos a classe, ZCL_FM_LOCAL para arquivos na workstation do usuário ou ZCL_FM_DATASET para os arquivos no servidor de aplicação.

Onde Baixar

O projeto está hospedado no GITHub. O GITHub é uma espécie de rede social para desenvolvedores, onde podemos seguir projetos, fazer fork, compartilhar etc.

Ele usa o gerenciador de versão o GIT, mas não é necessário instar o GIT em seu computador, mas pode baixar o NUGG diretamente desse link aqui.

Como Contribuir

Para contribuir com o projeto você pode fazer de duas formas, (1) enviando um e-mail para mim um NUGG ou Slinkee file com o objeto corrigido (forma amadora), ou (2) criar uma conta no GITHub e fazer um pull request (forma normal).

Nota: Existe uma sub-forma de contribuir, enviando um arquivo .txt com o programa corrigido, mas esse mico ninguém quer passar, né?