SE80 – Dicas e Exemplos

Um bom ABAPer não é aquele que decora todos os comandos. Um bom ABAPer é aquele que sabe da existência dos principais, sabe quando e como usá-los, sabe quando não são suficientes, sabe procurar outros comandos no help e sabe entender a sintaxe dos mesmos para então resolver seu problema.

A principal transação de um ABAPer, a SE80, possui em seu menu algumas dicas e exemplos que em minha opinião estão muito escondidas se formos levar em consideração a sua importância.

Para desvendar estas dicas, no menu da SE80 escolha a opção “Environment > Examples“. Dentro desta opção, há 4 itens que são explicados abaixo.

  1. ABAP Examples

  2. Também podendo ser acessada através da transação ABAPDOCU, esta primeira opção oferece diversos exemplos de uso de comandos, separados em categorias, conforme mostram as imagens abaixo.

  3. Ergonomics Examples > Screens

  4. Esta sessão descreve como se usa diversos controles relacionados a telas de seleção e module pools. Além disso, mostra dicas relacionados a cada controle, o que fazer e o que não fazer com cada um deles.

  5. Performance Examples

  6. Na minha opinião, a opção mais útil de todas: Dicas de desempenho. Nesta opção você pode comparar o desempenho de dois trechos de código simultaneamente. Apesar de haver muitos exemplos já prontos (e que ainda incluem uma pequena documentação), você também pode fazer as comparações que quiser usandos os editores disponíveis. Veja no exemplo abaixo a comparação de um READ TABLE com e sem o uso da adição BINARY SEARCH. Repare que a saída contém até o tempo de execução de cada lógica. Legal não?

  7. Controls Examples

  8. Semelhante ao item 2 (exemplos ergonômicos), esta opção mostra o uso de algumas outras ferramentas que podem ser usadas, como um ALV Tree, compatibilidade com Excel e até um browser imbutido em um programa, conforme abaixo. O nome do programa/transação e o código fonte pode ser visualizado para todos os exemplos.

Mãos na massa!

Você que está iniciando em ABAP agora tem uma enorme diversidade de exemplos simples, úteis e didáticos a estudar. E você? Conhece mais alguma transação que sirva para o aprendizado? Deixe seu recado para nós e bons estudos!

 

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...