1º Campeonato de ABAP – Desafio Lançado! Está valendo!

This post is also written in english at my blog in SDN. Check out the challenge of ABAP101 Championship.

Está valendo! Começa aqui o 1º Campeonato de ABAP do blog ABAP101!!! Veja aqui o desafio proposto pelo camponato e não perca tempo em participar!!!

 

Introdução

No dia 30 de Junho de 2011 eu e o Furlan criamos o projeto ABAP 101 Tic-Tac-Toe no SAP Code Exchange. Este projeto visa incentivar a participação de ABAPeiros em projetos Open Source.

Pois bem, adivinhem… o desafio do campeonato é baseado neste projeto. Logo, quem acompanha o blog e teve interesse pelo projeto, pode ter saído na frente. Mas se você não conhece o projeto, não se preocupe. Você terá tempo de sobra para estudá-lo e resolver o desafio a ser proposto.

O Desafio

Veja o vídeo abaixo, no qual explicarei tudo o que você precisa saber para começar o desafio. Como o campeonato também está divulgado na SDN, a narração é em inglês.

[iframe src=”http://www.youtube.com/embed/3k3mL9-R00c” width=’420′ height=’315′  frameborder=’0′ allowfullscreen]

Caso o vídeo não seja carregado acima, clique aqui.

UPDATE: estou disponibilizando também o roteiro que usei para gravar o vídeo para aqueles que perderam alguma informação ou que não consigam ver o vídeo.

Links mencionados no vídeo

Download do Projeto

Para fazer o download do projeto basta se juntar ao projeto ABAP101 Tic Tac Toe no Code Exchange –  o que lhe dará acesso a muitas outras informações também bem como oportunidade de conhecer outros participantes. Você também pode baixar o projeto usando o link abaixo, precisando para isso apenas divulgar o campeonato via twitter ou facebook. Assim que sua divulgação for feita, você será direcionado para a página de download do arquivo.

[iframe src=’http://www.cloudflood.com/button.php?id=4ebc6ad321e01′ frameborder=’0′ scrolling =’no’ width=’80’ height=’30’]

Prazo & Registro

Conforme dito no post de regras do campeonato, você deverá criar sua classe  e registrar-se no campeonato até o dia (UPDATE – Inscrições prorrogadas): 20 26 de Novembro as 23:59 (horário de Brasília).

Um dos passos para fazer o registro no campeonato é inserir um comentário neste post contendo seu nome ou apelido, seu país de origem e o nome da(s) sua(s) classe(s). Leia o as regras para maiores detalhes de como se inscrever.

Lembre-se!

Lembre-se: está é uma grande oportunidade para aprender ABAP e fazer novos contatos. Não deixe para criar sua classe na última hora!!!

Fique atento nos nossos canais para não perder materiais bônus!!!

Boa sorte a todos!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

31 Resultados

  1. Sidnei disse:

    Muito legal, parabéns, excelente iniciativa! Vou ver se nesse feriado consigo parar um pouco para participar e começar a trabalhar. Bem, acho que ajudaria bastante, se for viável aí, colocar legenda no vídeo, em inglês mesmo, não consegui entender totalmente algumas partes devido a eu não ter um inglês tão bom.

    • Fábio Pagoti disse:

      Olá Sidney,
      Obrigado pelo apoio! Espero realmente que você possa participar do campeonato com agente. Colocar legendas no vídeo não seria muito viável, mas consigo disponibilizar em PDF aqui o roteiro que usei para gravá-lo. Não está 100% fiel a gravação mas está bem completo.

      Inseri o link no post também para que todos possam ver.

      Abraços e boa sorte.

  2. Itaici disse:

    Gostei muito da iniciativa de vocês.
    Principalmente que estou iniciando na linguagem abap e acho que vou ganhar muita esperiencia com o campeonato.

    • Fábio Pagoti disse:

      Olá Itaici! Obrigado pelo apoio!
      Com certeza é uma grande oportunidade para aqueles que estão iniciando também. Aconselho que baixe o arquivo do projeto o quanto antes. Já estamos recebendo classes prontas.
      Abraços!

  3. Heber Fabiano disse:

    Nome: Heber Fabiano
    País: Brasil
    Classe #1: ZCLABAP101_CAMP_HEBER_FABIANO

  4. Kanaãm disse:

    Da hora o desafio santinhos, pena que ainda não aprendi “muito” de abap, já tinha criado uma classe de AI para resolver o jogo da velha, ainda está em java, vou ver se consigo fazer algo.
    Abraços!

    • Fábio Pagoti disse:

      Fala aí Kanaãm! Tente sim carinha, seria bem legal se pudesse participar também. Vai metendo o F1 e veja como ‘traduzir’ sua lógica.
      abraços!

  5. Henrique F disse:

    Olá pessoal! Galera, parabéns pela iniciativa. Já está divulgado no meu blog 😉
    Infelizmente não vou conseguir participar dessa. O tempo está contra… Mas enfim, ótima iniciativa e organizado, apesar de vocês terem falado que ainda estariam se estruturando. Participarei do segundo com certeza!

  6. Mauricio Cruz disse:

    HELLO ABAP101, I WANNA PLAY A GAME…

    Mauricio Cruz / Brazil
    Class Name: ZCL_HEYZOMBIE_PLAY_TTT

    “LET THE GAME BEGIN”

  7. Alex Fernandez Gasques disse:

    Name: Alex Fernandez Gasques
    Country: Spain
    Class: ZCLABAP101_TTT_PLAYER_ALEX

  8. Sidnei disse:

    Poutz, não consegui participar a tempo, muitos trabalhos e provas da facul nessa época…
    Sem chances de vcs estenderem o prazo?

    • Fábio Pagoti disse:

      Olá Sidnei, vamos prorrogar as inscrições. Estamos finalizando a divulgação da nova data.
      Fique ligado no blog na segunda.

  9. Sidnei disse:

    Demais! Agora vou com tudo essa semana. Valeu pessoal do Abap101.

  10. Adriano Moura disse:

    Oi Fábio, que bom que vcs adiaram. Vc acredita que meu Minisap deu um pau de paginação de memória ontem (Domingo) e não carrega mais! Já estava codificando a classe e perdi tudo. Fiquei horas tentanto ressuscitar a máquina e nada. Esse adiamento vai ser ótimo pra mim. Parabéns pela iniciativa. Abs. Adriano.

    • Fábio Pagoti disse:

      Olá Adriano!
      Caso tenha perdido o minisap, sugiro correr bastante 🙂
      Boa sorte para ti e esperamos por sua classe.
      Abraços

  11. Roberson disse:

    Pessoal, estou instalando o NUGG_ABAP111_TIC_TAC_TOE_MODEL e o NUGG_ABAP111_TIC_TAC_TOE_UI e na hora de ativar os objetos na SE80 esta dando erro na classe ZCLABAP101_TTT_LEADERBOARD Public Section, dizendo que o tipo ZTT_LEADERBOARD é desconhecido. Esta dando isso desde ontem. Me deem um help ai ….

    • Fábio Pagoti disse:

      Oi Roberson.
      Não há nenhum objeto com o nome ZTT_LEADERBOARD, verifiquei o Nugg disponibilizado e não há nenhuma ocorrência deste DDIC. Provavelmente um “t” foi deletado, pois existe o objeto zttt_leaderboard.
      Abraços!

  12. Roberson disse:

    Oi Fabio, eu digitei errado, o objeto que esta dando erro é com 3 t’s mesmo ….
    Class ZCLABAP101_TTT_LEADERBOARD,Public Section
    The type “ZTTT_LEADERBOARD” is unknown.

    • Fábio Pagoti disse:

      Oi Roberson.
      Este objeto é um table type. Verifique seus objetos inativos. Se ele não estiver na lista sugiro instalar o plugin adequado do SAPLink.
      Pode verificar que este objeto está dentro do arquivo NUGG abrindo ele pelo notepad.
      Abraços!

  13. Roberson disse:

    Fabio, o problema era em uma tabela que não estava ativa. Porém estou encontrando problema em várias classes do NUGG onde existem comandos em uma unica linha e eu tenho que ir quebrando pra ficar estruturado. Será que eu baixei o NUGG incorreto? Consegue me ajudar?

    • Fábio Pagoti disse:

      Oi Roberson. Bom saber que resolveu o problema do table type.
      Quanto as linhas quebradas, outras pessoas relataram o mesmo problema na SDN.
      Infelizmente isso é uma falha no SAPLink, que desconheço uma versão que resolva.
      Pode dar um trabalho eu sei, mas é mais garantido quebrar as linhas manualmente do que procurar uma solução no google e ir testando o saplink toda hora.
      Abraços!

  14. Roberson disse:

    Fábio, tranquilo cara, eu consegui quebrar as linhas e ativar as classes uma a uma pela SE80 ao invéz de ativar tudo de uma vez. Estou no Web Dympro Component Z_ABAP101_TIC_TAC_TOE, só ativar ele e desenvolver a minha classe.

    Abs e Vlw pela força

    • Fábio Pagoti disse:

      Beleza… boa sorte e cuidado que o tempo urge. Espero que consiga terminar sua classe no prazo.

  15. Adriano Moura disse:

    Name: Adriano Michelini de Moura
    Country: Brazil
    Class: ZCLABAP101_TTT_PLAYER_ADRMM

  16. Roberson disse:

    Pessoal, eu criei o Web Dynpro Application mas na hora que eu joguei o endereço no meu browser não rolou. O que pode ser?

  17. Adriano Moura disse:

    E aí Fábio, notícias? Quantos participantes?

    • Fábio Pagoti disse:

      Oi Adriano,

      Desculpe a falta de comunicacao, por ter que adiar o campeonato uma viagem minha fara com que o resultado demore um pouco mais do que o inicialmente planejado. de toda forma tivemos umas 7~10 classes enviadas.

      Abracos!

  18. karthik kumar disse:

    Hi,
    Can you please mail the result that you published in local magazine to my mail id as I am in top score and I want it to show it in India.

    Thanks and Regards,
    Karthik.