Livro UI5 para desenvolvedores SAP/ABAP

Você que trabalha com SAP, sabe da carência de boas fontes de informação na área. Com certeza o passado foi muito pior e a época em que a única documentação que havia era em alemão já passou felizmente.

A SAP evoluiu muito no aspecto de ensino. Além da SCN, hoje existe a SAP Press – com livros oficiais da SAP em diversos assuntos, a OpenSAP que tem cursos gratuitos ministrados por quem entende do assunto e diversos outros canais pagos.

Isso tudo é ótimo mas ainda falta muita fonte de informação de assuntos mais avançados, novidades do mundo SAP e conteúdo em português… pelo menos até agora!

Livro UI5 para desenvolvedores SAP/ABAP

É com muito prazer que anuncio meu mais novo livro “UI5 para desenvolvedores SAP/ABAP” – um livro que visa ensinar na prática como construir aplicações SAPUI5/OpenUI5 – principalmente se você vem do mundo ABAP, assim como eu.

LeanPub

O livro UI5 para desenvolvedores SAP/ABAP por hora é exclusivamente oferecido no LeanPub.

Leanpub logo

O LeanPub é um site que ajuda autores independentes a publicarem livros durante a sua construção. Isso significa que muitos livros escritos e disponíveis no site não estão 100% prontos. Pode parecer estranho num primeiro momento, mas isso permite que leitores passem feedback aos autores em tempo de corrigir o livro. Você já leu um livro que foi superficial em algum assunto? Que esperava mais dele pelo que você pagou? Com livros do LeanPub este problema não deveria acontecer com frequência.

Preço

No presente momento o livro UI5 para desenvolvedores SAP/ABAP é vendido por 9,99 dólares. Com o dólar atual isso gira em torno de 30 reais, que é um excelente preço se você considerar que o livro é em português e sobre uma tecnologia relacionada ao mundo SAP que pouquíssimas pessoas conhecem.

Lançamento

O livro foi lançado dia 10 de Abril mas a divulgação está começando agora. Se você é uma pessoa atenta aos comentários do ABAP101 ou é meu seguidor no Twitter, o livro não seria novidade. 😉

Livros Gratuitos

Promoção comentou-Ganhou!

Falando em comentários no blog, sempre fico muito feliz quando bons comentários aparecem por aqui. O conteúdo de um blog é composto por posts + comentários e ambos são fundamentais para um bom blog.

Foi pensando nisso que o ABAP101 resolveu oferecer o livro gratuitamente para 5 pessoas que comentaram no blog em 2015. Na próxima sexta-feira, dia do trabalhador, irei sortear 10 pessoas que comentaram em alguma página do ABAP101. Logo você tem até quinta-feira, dia 30 de Abril para manifestar sua opinião em qualquer post aqui do ABAP101.

Promoção compartilhou-ganhou!

Não quer esperar o sorteio? Não comentou a tempo? Tudo bem! As 5 primeiras pessoas que seguirem os passos abaixo também ganharão um cupom de 100% de desconto para o livro.

  1. Curtir a página do ABAP101 no Facebook
  2. Compartilhar no Facebook ou Twitter ou LinkedIn a seguinte mensagem

    Eu quero ganhar o livro “UI5 para desenvolvedores SAP/ABAP” #ABAP2UI5 – https://leanpub.com/ui5

  3. Por último, inserir um comentário neste post comumlink paraoprint do compartilhamento acima
    1. Ao publicar o comentário, não esqueça de inserir seu email!
    2. Para adicionar o link do print, use um site como o ImageShack ou o PostImg, como neste exemplo.

Não esqueça de incluir a hashtag #ABAP2UI5 em qualquer uma das redes sociais que você usar para compartilhar a mensagem.

UPDATE 04/Maio/2015 – Ganhadores da promoção

Os ganhadores da promoção no ABAP101 já receberam um email. Esta semana faço uma prestação de contas a respeito num novo post.

Perdeu todas as promoções para ganhar o livro?

Acesse o HanaBrasil.com.br – Eles também tem promoções para o Livro!

FAQ

Não quero pagar 9,99 dólares por livro que ensina algo que é cobrado por  2000 dólares num curso da SAP. Há uma versão gratuita?

Sim, há uma amostra do livro que pode ser baixada gratuitamente. Ela não inclui todos os capítulos do livro e você não será notificado quando um novo capítulo for incluso pois, a tendência é que nenhum capítulo novo seja incluso na amostra. Para fazer o download da amostra, entre na página de compra do livro (último link deste post) e escolha a opção “Amostra Grátis” localizada a esquerda.

O livro acompanha código fonte?

Os códigos fonte do livro estão disponíveis no repositório fabiopagoti/UI5-Livro do GitHub.

Nunca trabalhei com ABAP. O livro pode ser útil?

Muitos paralelos com o mundo ABAP são feitos durante o livro mas saber ABAP definitivamente não é pré-requisito. ABAP e UI5 são mundos muito diferentes e mesmo se você não trabalhou com ABAP irá se beneficiar e muito.

Qual o estágio de conclusão do livro?

Muita coisa pode ser escrita sobre UI5. O livro no momento tem 157 páginas. Com leitores interessados e bons feedbacks o número de páginas pode crescer até 400… talvez até mais. O livro atualmente não tem uma ilustração na capa! Isso porque são 157 de conteúdo.

O preço é final?

Não. O preço pode mudar com o tempo e a maior chance é que ele aumente de acordo com a inserção de novos capítulos.

Comprei o livro. Preciso pagar pelas novas versões?

Não. Quando você adquire o livro será pedido seu e-mail. Quando o livro for alterado você será notificado com uma mensagem dizendo o que mudou no livro. Assim, você terá acesso automático e vitalício a todo novo conteúdo produzido. Não será preciso pagar a diferença caso o preço mude.

Comprei e não gostei! Posso ser reembolsado?

Sim apesar de garantir que isso não vai acontecer. De qualquer forma o LeanPub oferece reembolso nos primeiros 45 dias depois da compra. Para mais informações sobre reembolso acesse o LeanPub.

Forma de pagamento. Posso pagar em reais/via Pag Seguro?

Não. Atualmente o livro somente é oferecido no LeanPub e eles aceitam PayPal ou cartão Visa/Master.

(Update 02/Maio/2015) Como posso montar um ambiente de desenvolvimento?

Diferente do mundo ABAP em que você precisa um servidor com o NetWeaver, para aprender UI5 não é necessário um servidor tão potente. Na verdade, sua própria máquina pode funcionar com um servidor Web. Ainda, os requisitos para isso são muito inferiores ao Minisap por exemplo. Você não precisa de um servidor Hana, NetWeaver para aprender e consegue montar seu ambiente em poucos minutos. O livro oferece várias opções.

FAQ LeanPub

Para tirar dúvidas relacionadas ao LeanPub, leia a FAQ deles.

Compre o livro “UI5 para desenvolvedores SAP/ABAP” agora mesmo!

Compre agora mesmo o livro “UI5 para desenvolvedores SAP/ABAP” no LeanPub. Não esqueça de apoiar o trabalho compartilhando a página do livro nas redes sociais!

Livro UI5 para desenvolvedores SAP/ABAP

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

17 Resultados

  1. Clayton disse:

    Parabéns pelo lançamento, divulgação compartilhada abraço, sucesso.
    http://imageshack.com/a/img910/5075/WWfNrG.jpg
    http://imageshack.com/a/img905/4368/fKVC5x.jpg

  2. Daniel Jesus disse:

    Legal Pagoti! vou conferi!

  3. Rodrigo Batista disse:

    Sucesso Pagoti, vou dar uma olhada, achei excelente esse framework

  4. Parabéns Fábio pelo livro e pela iniciativa.
    Eu participei do seu curso de SAP UI5 e tenho o livro.
    Recomendo ambos, são de excelente qualidade!

    Abraço,

    Norberto Silva

  5. José Roberto disse:

    Parabéns Fábio!

    Compartilhar informação é uma iniciativa nobre.

    Abraço,

    José Roberto

  6. José disse:

    E um ambiente para treinar ui5 ?? Existe ?? Tipo um minisap que possa ser baixado ?? Ideal seria adquirir o livro e ter um ambiente para praticar .

    • Fábio Pagoti disse:

      Olá José.

      O livro ensina como montar um ambiente. Veja o índice analítico na página do livro.

      https://leanpub.com/ui5

      Basicamente o ambiente será sua própria máquina… e os requisitos são bem menos exigentes do que os do minisap. Em outras palavras é muito simples você montar um ambiente e não é necessário ter um servidor Hana ou NetWeaver para aprender na prática UI5.

      A amostra do livro já inclui tal capítulo que ensina montar uma ambiente. Conceitos mais avançados estão disponíveis somente na versão paga do livro.

      Abraços!

  7. José disse:

    Tem algum ambiente para treinar ??? Tipo o minisap ??? O ideal seria comprar o livro e ter o ambiente para treinamento.

  8. Humberto disse:

    Bom dia Fabio.
    Parabéns pelo trabalho.
    Uma pergunta sobre o cupom de desconto, eu segui todos os passos, deixei meu e-mail e não recebi nada.
    Tem alguma data para envio dos cupons? O cupom será enviado por e-mail?
    Pergunto isso pois estou com problemas na minha conta de e-mail eu consegui resolver somente hoje.

    Obrigado.

    • Fábio Pagoti disse:

      Estou trabalhando nos cupons hoje.

      Os ganhadores da promoção serão notificados até de noite.

      Abraços!

  9. Thiago Eva disse:

    Fala Fabio!

    Parabéns pela iniciativa!

    Comprei seu livro, e assim que alguma eventual dúvida surgir estarei por aqui para te encher as paciências…rs….

    Abraços e parabéns mais uma vez!

    Thiago Eva

  10. Simone disse:

    Olá Fábio
    Tenho interesse em adquirir o seu livro? Já tem uma nova versão?
    Abraços,