Resenha: Agile is Dead (vídeo)

Nessa semana na Newsletter do ABAP101 eu inclui um link para o vídeo to Dave Thomas com o título de Agile is Dead. Fiquei muito curioso de ver o que o Dave iria falar, pois ele é um dos signatários do Manifesto Ágil.

Ele começa o vídeo falando um pouco sobre história, mais especificamente a partir de 1999 quando a UML foi criada. De acordo com ele, ela foi muito popular na criação de diagramas muito bonitos (risos pela ironia) e também pela morte da orientação a objetos, por causa do foco nos diagramas de classes ao invés do foco em objetos. Por conta disso, uma geração inteira foi corrompida. Não sei se concordo 100% com ele, pois já usei UML em algumas soluções e me ajudou. Entretanto, olhando para o passado e pensando nas vezes que usei, não consigo ver muito valor agregado, a não ser para produzir diagramas bem bonitos…

O Manifesto Ágil aparece como resposta à frustração das sucessivas falhas nos projetos de software. O objetivo como ele mesmo diz “cut down the bullshit and focus on build software”, ou “chega de baboseira e foco na construção de programa”.

No entanto, os princípios do Manifesto Ágil foram corrompidos e perdidos pelas implementações, ou seja, o aparecimento de métodos ágeis nas empresas culminaram na “enterpriselização” (palavra inventado por min) dos métodos. A simplicidade do processo ágil foi pervertida em coisas como a figura abaixo.

 

Quando mais caixas e linhas melhor!

Mas Dave tem uma mensagem. É tempo de reivindicar por agilidade, uma volta às origens que fizeram os métodos ágeis tão produtivos.

A apresentação é muito boa e o Dave Thomas é um ótimo apresentador, com um inglês bem fácil de entender.