1º Campeonato de ABAP – Regras

This post is also published at SDN in English, check ABAP101 Championship Rules

O início do 1º Campeonato de ABAP está muito próximo de seu começo!

Ainda há tempo de participar!!!

Antes de lançar o desafio, vamos esclarecer as regras para o campeonato. Qualquer dúvida, crítica, sugestão etc por favor o faça em forma de comentário. Ela será avaliada e uma(s) regra(s) pode(m) ser revista(s).

Continuando a ler o post, você também saberá da data de início do campeonato.

Se você é novo aqui e não saiba o que é o 1º Campeonato de ABAP, veja o post de anúncio e o post de preparação para o campeonato.

Objetivo

O objetivo do campeonato é incentivar o aprendizado de ABAP de uma maneira diferente e dar visibilidade para aqueles que se esforçam e/ou fazem um bom trabalho. Este campeonato está sendo divulgado em inglês no meu blog na SDN. Toda informação que estiver presente no blog estará também em inglês na SDN.

Desafio

Será disponibilizado um projeto ABAP em formato SAPLink (.nugg) juntamente com outros arquivos JPGs. Este projeto conterá:

  • 1 componente WD
  • 1 Interface Global
  • 17 Classes Globais (5 classes típicas e 12 de excessão)
  • 4 Domínios
  • 7 Elementos de Dados
  • 2 Estruturas
  • 1 Tabela
  • 4 imagens em formato Jpg

O campeonato consistirá na criação de uma (ou mais) classe Z que deverá seguir alguns pré-requisitos. Nenhum dos objetos disponibilizados no projeto poderá ser alterado. A classe a ser criada é único local que haverá código do competidor e a mesma não poderá infringir regras de encapsulamento de dados de outras classes por meio de Field-symbols ou outras técnicas. A proposta da classe e seus detalhes serão disponibilizados a partir do momento que a competição iniciar.  Você pode fazer mais de uma classe com algoritmos diferentes para que possua mais chances de ganhar.

Material Bônus

Outros objetos SAP ou outros típos de material como vídeos, imagens e textos chamados de “bônus” poderão ser disponibilizados durante a competição. Estes materiais poderão ajudar na criação de uma classe melhor preparada para a competição. Eles não tem por objetivo diminuir o esforço do competidor e somente serão úteis caso sejam estudados cuidadosamente. Os objetos SAP de bônus também não podem ser modificados servindo apenas de base para seu estudo.

Os materiais bônus podem ser disponibilizados durante qualquer momento durante a competição e em qualquer um dos canais do ABAP101 ou de seus parceiros (Blog, Twitter, Facebook, Newsletter ou SAPCast Brasil). Fique ligado nos nossos canais para não perder nada!

Materiais bônus não serão disponibilizados exclusivamente para nenhum participante em nenhuma hipótese. Caso algum participante entre em contato solicitando algum será automaticamente eliminado da competição.

Dúvidas e Problemas durante a competição

Nenhuma dúvida ou relato de problema relacionado ao campeonato poderá ser comunicado diretamente para qualquer um dos autores do blog. Todas as dúvidas e problemas deverão ser relatados em forma de comentário no post que dará início a competição. Caso necessário, será disponibilizado uma FAQ. Os mensagens serão avaliadas e respondidas sob nosso julgamento, de forma a não fornecer informações que beneficiem algum(ns) competidores ou que diminuam o desafio proposto pelo campeonato.

Inscrição

A inscrição para o campeonato não tem custo algum e será feita em 2 passos:

  • Comentário adicionado no post que dará início a competição contendo (não é este post):
    • Nome ou Apelido do competidor
    • País de Origem (esta competição é mundial e também está divulgada na SDN)
    • Nome(s) da(s) Classe(s) Z’s enviadas por email
  • Envio da classe Z de acordo com as regras de envio explicadas abaixo dentro do prazo estipulado.

Importante: A inscrição é feita mediante realização dos dois itens acima. Logo, para se inscrever e participar do campeonato você terá que ter completado o desafio a ser proposto.

Regras de Envio

Para que sua inscrição seja validada, além do comentário obrigatório a ser inserido no post que dá abertura a competição, é necessário o envio da classe Z em formato .nugg ou .slnk (arquivos SAPLink) para blogabap101 [arroba] gmail.com

O email deverá ter as seguintes características:

Título: ABAP Championship-[País]-[Nome ou Apelido]¹

Corpo:

***

Classe #1: [Nome da Classe]

(opcional) Classe #2: [Nome da Classe]

(opcional) Classe #n: [Nome da Classe]

***

Anexo, deverão conter arquivo(s) .nugg e/ou .slnk das classes mencionadas no corpo do email.

Assim que forem confirmados o recebimento de comentário no blog + email, você receberá uma resposta de confirmação² da inscrição via email.

¹ O Nome/Apelido do participante e seu país de origem deverão ser os mesmos enviados por comentário no passo 1 da inscrição

² Nenhum tipo de checagem será feito com a(s) classe(s) enviada(s) por email. Garanta que sua(s) classe(s) esteja(m) sintaticamente correta(s) antes de enviá-la(s). Caso a sua classe esteja sintaticamente incorreta ou cause algum DUMP esta será eliminada da competição.

Confrontos

A(s) classe(s) Z do(s) competidor(es) confrontará(ão) com as classes dos outros competidores até que haja um vencedor. Cada confronto haverá 4 rounds e caso haja empate, a classe vencedora será aquela com menor tempo de resposta baseado na execução de um report de benchmark. Os confrontos serão gravados e disponibilizados.

Os confrontos serão montados por sorteio e será montada uma lista a ser disponibilizada após o fim do desafio. Uma vez que o prazo para inscrição se esgotou e você enviou sua(s) classe(s) a tempo, basta torcer pelo seu bom desempenho e acompanhar o blog dia-a-dia.

Prazos

Inscrição – De 10 de Novembro até 20 de Novembro as 23:59 (horário de Brasília)

Publicação da Lista de Confrontos –22 de Novembro

Realização dos confrontos –  Entre 23 de Novembro e 27 de Novembro

Anúncio do Vencedor – 28 de Novembro

Premiação

Esta competição será divulgada na SDN para estrangeiros. A premiação varia dependendo se você se inscreveu pelo blog ou pela SDN. Não serão aceitas inscrições vindas das duas fontes.

O desenvolvedor da classe vencedora considerando inscritos pela SDN+ABAP101:

  • Terá um post especial explicando e opinando sobre o algoritmo usado na classe vencedora divulgado no ABAP101 e no meu blog na SDN. Este post terá os devidos créditos ao autor que poderá escolher por participar da escrita do post – Estima-se que mais de 500 pessoas vejam esses posts em 1 semana.
  • Terá sua classe armazenada no SAP Code Exchange com destaque.

Os desenvolvedores das três  melhores classes, considerando inscritos somente pelo ABAP101:

  • Estarão automaticamente selecionados para um de nossos próximos projetos Open Source;
  • Terão suas classes armazenadas no SAP Code Exchange com destaque.
  • Poderão escrever um post a ser revisado e publicado no ABAP101, explicando o funcionamento de suas classes. Todos os créditos do post serão dados aos vencedores.

Espero que estejam todos preparados e anciosos para o ínício do campeonato!

Abraços e não deixem de comentar!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. novembro 10, 2011

    […] dito no post de regras do campeonato, você deverá criar sua classe  e registrar-se no campeonato até o dia 20 de Novembro as 23:59 […]