Criando Change Requests de Workbench

Problema

Criar uma change request para ser usada por novos programas.

Solução

Acessar o Transport Organizer (SE09 ou SE10):

transp_org.png

Clicar no botão Create ou F6, e escolher Workbench request:

screenshot-create-request-1.png

Atributos da change request:

screenshot-create-request-2.png

Change request criada:

change_req_criada.png

Discussão

Os sistemas SAP são geralmente separados em um ambiente de desenvolvimento, outro de Qualidade e outro de Produção. Esses ambientes são totalmente independentes, na maior parte dos casos instalados em máquinas diferentes.

Para se transportar um objeto do repositório de um ambiente para o outro, usa-se as chamadas change requests. No dia-a-dia do desenvolvedor ABAP, as change requests mais usadas podem ser do tipo “Customazing” ou “Workbench”.

As change requests do tipo Customazing são reservadas para transportar conteúdo de tabelas do tipo customazing. Essas tabelas contém informações de configuração dos módulos funcionais (FI, MM, SD etc.) ou configurações do sistema.

Já as chage requests do tipo Workbench são para os outros tipos de objetos do repositório, como packages, tabelas transparentes e, no nosso problema, programas.

Os objetos são criados ou modificados no ambiente de desenvolvimento. Após os devidos testes, a request deve ser liberada (released) e o time que cuida da infraestrutura do sistema SAP, também conhecido como Basis, é responsável por efetuar o transporte para o sistema subsequente.

Veja Também

  • Criando Change Request na Criação de um Objeto

6 Resultados

  1. felipe disse:

    ficou show de bola isso dai

  2. ACesar disse:

    Muito bom. Apenas adicionando que a SE10 possui ligeiras funcionalidades adicionais em relação a SE09, que pode ser considerada obsoleta.

  3. Marcelo disse:

    Pessoal,
    É possível criarmos Requests em Qualidade para que sejam transportadas a produção ? No caso de termos feito parametrizações funcionais diretamente em QA, onde não se solicitou Request, é possivel de alguma forma transportarmos o que foi feito para PROD ?
    obrigado
    Abraço

  4. furlan disse:

    Olá ACesar,
    O histórico da SE09 e SE10 é que nas versões mais antigas do R/3, uma era para gerenciar requests de workbench e outra para customizing. Hoje, aparentemente não há diferença entre as duas transações.

    Olá Marcelo,
    Sim é possível, mas o pessoal de Basis precisa abrir o ambiente. Converse com ele.

  5. Ana disse:

    Olá,
    Gostaria de saber qual a diferença entre a request customazing e a workbench em relação a ambiente e mandantes.
    Por exemplo: Quando eu faço a customazing em um client em um mandante, isto é visto por todos os mandantes? E no workbench é visto por todos os clients??
    Obrigada.

  6. João disse:

    Olá,
    “Esses ambientes são totalmente independentes” – Não é necessariamente verdade.
    Existem casos em que a máquina é a mesma de DEV e QLD onde só altera o mandante e onde qualquer alteração em reports em DEV, por exemplo, era logo reflectido em QLD. Tudo depende das configurações existentes.
    Obrigado