Porque TI é um custo e não investimento

Surgiu a seguinte questão em sala de aula, em uma das minhas turmas de ABAP, sobre por que algumas empresas consideram TI como um custo e não como um investimento em área estratégica.

Alguns alunos ficaram indignados quando eu afirmei que a TI é vista com um mal necessário para as empresas, que se pudessem não teriam nem computador.

Não é nenhuma forma de luddismo, mas um fato facilmente observado. Nesse meu post eu mostrei o esquema para qualquer tipo de empresa capitalista:

Processo Geral de Uma Empresa

O lucro da empresa é calculado pela diferença entre a receita da venda dos produtos e recursos utilizados. Quando essa diferença é negativa, a empresa está no prejuizo. Se essa situação se mantiver, a empresa quebra. Quando essa diferença for positiva, temos uma empresa lucrativa. É esse situação que toda empresa (de maneira racional) busca.

Nessa busca por lucros maiores, a empresa precisa maximizar as vendas e minimizar os seus custos (Recursos).  É ai que entra a TI, no corte de custos operacionais. É nesse cenário de custos baixos que os ERPs e por conseqüência o SAP tem muito destaque.

Por isso eu disse que se as empresas pudessem, não teriam nem computador. Se emitir uma nota fiscal manualmente fosse mais barato do que usando o SAP, com certeza elas o fariam. É isso que quero dizer.

Imagine só se a Nestlé faria uma campanha como essa: “Compre biscoitos Bono! Usamos SAP para gerenciar a nossa produção, por isso eles são mais gostosos!”. Acho que não.

Outra pessoa argumentou que a tecnologia é sim importante para empresas onde o produto principal é tecnologia, como Nokia, Microsoft e SAP. Concordo, mas o ponto não é o produto, mas o operacional. Claro que tecnologia é importante para a Nokia, mas ela não precisa usar a última versão de ERP para ser uma empresa moderna. Ela prefere investir em pesquisa e desenvolvimento a gastar dinheiro com os sistemas gerencias dela.

Por que eu levantei esse assunto? Porque estou cansado de ver consultores que não pensam no objetivo da empresa que estão prestando serviço. As empresas não nos contratam porque fazemos vender mais produtos, mas porque deixamos o processo delas menos custoso.

Então, quando fazemos um programa que não é performático, consome muitos recursos da máquina, não estamos pensando nos custos da empresa. Quando entregamos um programa que não atende as necessidades do usuário, só porque não está na especificação funcional, estamos encarecendo o processo.

Por isso, busco as melhores formas de programação usadas em outras ferramentas, estudo performance, estudo banco de dados, alocação de memória etc. Além de ser porque eu gosto, mas porque quero oferecer o melhor produto para o meu cliente.

Caso contrário, por que ele gastaria dinheiro com você?

2 Resultados

  1. Luciano disse:

    Excelente artigo. Realmente o desenvolvedor precisa pensar fora da caixa. Simplesmente fazer o que lhe é jogado no colo é como ser um “robo” que pode ficar ultrapassado e ser descartado depois.

  1. abril 16, 2014

    […] se esqueça, somos custo! Devemos ser humildes e nos esforçar para entendermos as necessidades do cliente e usuário, para […]