Quase um pedido de desculpas…

A minha rotina de trabalho na Nestlé é bem estressante. Muita pressão e responsabilidade frente aos nossos clientes internos. Mas a minha maior reclamação é com a burocracia.

Para tudo é necessário abrir uma requisição para outro time. Tem time para correção ABAP, criação de partner profile, configuração de XI etc. A mesma coisa para correção de problemas. Muitas vezes sabemos como fazer a correção, mas não podemos mexer no programa, pois há um time para isso. Muitas vezes isso chega a ser frustante!

Para quem veio de consultorias, precisei de um bom tempo para se acostumar com essa situação. Depois de dois anos, eu aprendi que não é coisa para se acostumar, pois isso seria conformismo. Mas eu aprendi o porquê dessa burocracia.

O sistema deles é muito grande e é mais do que necessário um controle rígido sobre quaisquer alteração. Entendendo isso, foi fácil continuar com meu trabalho.

Face a isso, lugares de trabalho como Google sembre foram motivos de uma certa inveja. Eu sempre imaginei que empresas como Google também teriam seus próprios problemas, mas depois dessa notícia, descobri que Google e Nestlé têm muito mais em comum do que eu imaginava.

De acordo com a notícia, a Google contratou uma empresa de RH para descobrir qual os motivos que os seus empregados saem delá. Dentre os motivos, o que mais me chamou a atenção foi a reclamação do excesso de burocracia.

Pois é, até os “googlers”, como são chamados os funcionários da Google, sofrem com a danada da burocracia.

Por isso, esse post é quase um pedido de desculpas para a Nestlé. Quase…

 

http://www.techcrunch.com/2009/01/18/why-google-employees-quit/

1 Resultado

  1. Vagnão disse:

    Pois é… isso também me deixava frustrado por lá… mas eu entendia o motivo. Porém, sempre achei que a empresa sofria do Complexo de Tostines que, aplicado à empresa, seria assim:

    P: Por que eu tenho que preencher um monte de documentos?
    R: Porque se você for embora, vai tudo o que foi feito vai estar documentado e qualquer um pode assumir o seu lugar.
    P: E…. por que eu iria embora?
    R: Porque tem um monte de documentos pra preencher.

    Sacou?

    Abraço