Introdução a Dicionário ABAP

Quanto eu começo o nosso treinamento ABAP na KA Solutions, eu já aviso que na primeira apostila não seguirei a ordem das unidades. Por questões de didática, já começo mostrando algumas características do ambiente ABAP e já começamos com um simples programa ABAP (o famoso Hello World!).

No entanto, por questões de logística, não podemos alterar radicalmente da forma como gostaríamos. Por exemplo, um assunto vital que precisa ser entendido logo no começo é  dicionário de dados do ABAP.

Então aqui, vou fazer uma introdução sobre dicionário de dados.

O Que Contém o Dicionário do ABAP?

No dicionário você encontra a descrição de tabelas transparentes, descrição de estruturas, elementos de dados, domínios e muitos outros objetos. Não somente a descrição, mas também labels, input helpers e documentation.

Então, no dicionário encontramos tanto a parte técnica (descrição do objeto) quanto a parte semântica
(labels, documentação etc.). Essa separação é muito importante, pois não podemos entender o dicionário somente como um repositório descritivo de tabelas do banco de dados.

Outro ponto importantíssimo é o que o dicionário é global. Ou seja, temos acesso ao objetos do dicionário de qualquer parte do nosso ambiente, seja programas, módulos de funções, parâmetros etc.

Principais Componentes

Como introdução ao assunto, posso resumir os principais componentes do dicionário em:

  • Elementos de dados
  • Estruturas
  • Tabelas Transparentes

Elementos de Dados

Os elementos de dados descrevem um tipo de dado que pode representar um valor unitário, por exemplo um valor monetário, uma quantidade, um campo de descrição ou um simples label.

Os elementos de dados por sua vez, podem ser formados por domínios, onde são descritos as características técnicas como (numério, carácter etc.), tamanho do campo e casas decimais. Além disso, o domínio pode definir um range sobre quais valores aquele domínio pode ter.

Também definimos informações semânticas dos campos, como labels e documentação.

Estruturas

Para efeitos didáticos, posso dizer que as estruturas são um conjunto de campos definidos por elementos de dados:

As estruturas não armazenam qualquer tipo de dados, apenas definem um conjunto de campos que são relevantes em um determinado contexto.

Você geralmente cria estruturas para trabalhar com dados de maneira mais organizada. Além disso, no seu programa, o uso de estruturas são altamente recomendadas para facilitar a codificação e manutenção.

Tabelas Transparentes

As tabelas transparentes são estruturas de dados que possuem uma tabela de dados no banco de dados. Ou seja, qualquer alteração que você fizer na definição da tabela transparente, o sistema automaticamente
reflete essa alteração no banco dados.

Tanto as estruturas, quando as tabelas transparentes são fomados por campos que são descritos por elementos de dados. Ou seja, um elemento de dados pode ser reutilizado em várias tabelas transparentes e estruturas. Isso é muito recomendado. Da mesma maneira, os domínios podem ser reutilizados em vários elementos de dados.

Essa granularização permite que haja um reuso muito eficiente dentro do dicionário. Graças a isso, quando usamos elementos que estão no dicionário, ganhamos muita agilizadade na codificação. Por isso
entender o dicionário é vital para qualquer bom programador ABAP.

Vale lembrar também que o dicionário fica no repositório do ABAP. Além disso, para acessar os elementos do dicionário, usamos a transação SE11.

2 Resultados

  1. paulo disse:

    Kra tenho que passar um software de vb 6–> vb.net com sap

    ou Fazer em abap, mas não tenho abap?!?

  2. Felipe disse:

    Parece que ja vi isso em algum lugar….. PARABENS Flavio, muito bom.