Ousadia ou Estupidês?

Essa semana participei de um workshop de negocionação onde tivemos oportunidade de fazer alguns exercícios. Foi interessante ver algúns conceitos sendo aplicados. O mais interessante foi negociar em inglês. Para muitas pessoas negociar já é uma aventura, agora em outro idioma, pode ser uma tarefa homérica.

No entanto, o ponto aqui não é exatamente o ato de negociar, mas quero descrever uma determinada situação que aconteceu num desses exercícios.

Eu tinha que negociar uma transferência de país, onde eu tinha que defender alguns pontos como aumento de salário, escola para meus filhos etc. Então tracei a minha estratégia, onde consistia em um aumento de 70% no meu salário e só. Se o meu “chefe” aceitasse, eu já estaria contente. Caso contrário, eu partiria para outras condições, como a empresa pagar uma boa escola, uma casa maior etc.

Do lado do meu “chefe”, um companheiro meu de trabalho tinha limites para essa negociação também, mas ele tinha uma certa liberdade para tomada de decisão. Com relação ao aumento do meu salário, o limite era de 10% apenas. Então, quando joguei 70%, todos deram um pulo da cadeira. Foi aí que coloco o meu ponto.

Eu sabia que era um exercício, mas precisa experimentar a minha estratégia. Vou fazer isso quando? Numa situação real? Provavelmente eu seria muito mais conservador. Então ali era o lugar para experimentar.

No entanto, nenhuma das 15 pessoas na sala, incluindo a instrutora, entenderam a minha decisão de usar aquela estratégia. Para todos eu deveria jogar na média e apenas dentro das regras. Resultado, fui visto com o um cara sem noção, estúpido e ridículo.

Isso me fez pensar em uma coisa. As pessoas têm medo de ousar. Depois reclamam que nada acontece com sua vida profissional. O medo do ridículo, da vergonha, as impedem de enxergar oportunidades que podem mudar a sua vida.

Meu conselho para todos que estão começando agora suas carreiras em ABAP, ousem! Se não ousarem vão ficar apenas na média. Lembrem-se: ficar na média não é bom. Mediocre tem o mesmo radical de média 😉 .

O que é ousar em ABAP? É não ter medo de desafios. Precisa de alguém para aquele projeto casca grossa? Seja o primeiro a levantar a mão. Precisa ficar até mais tarde para estudar uma solução qualquer? Seja o primeiro a ficar e pesquisar. Peque pelo excesso, nunca pela omissão.