Trabalhe com um propósito

Como instrutor e blogueiro, frequentemente recebo e-mails de pessoas pedindo conselhos do que fazer com suas vidas profissionais. Eu entendo perfeitamente suas dúvidas e angústias. Aposto que a imagem que muitos de vocês devem ter de mim é que sou um profissional resolvido e decidido com minha vida profissional.

Pensa: estou á quase 10 anos no mundo SAP. Já trabalhei em muitas implementações, enfrentei inúmeros bugs e coisas esquisitas. Já programei, especifiquei, discuti arquitetura, solução funcional e até dei já pitacos em instalação de servidor. Já trabalhei com CMM, qualidade e avaliação de ferramentas. Já coordenei, planejei e até bronca já dei.

Olhando somente isso você pode pensar que já fiz de tudo. Até pode pensar como eu sou arrogante e estou esnobando aqueles que estão começando agora ou querendo começar. Lembrem-se, esse blog chama-se ABAP101. Vocês que estão começando agora ou querendo começar são exatamente o meu público.

Então por que estou dizendo essas coisas?

Para dizer que eu também não sei o que fazer da minha vida profissional!

Quer dizer que o Flávio está com crise existêcial? NÃO! Quer dizer que não estou contente com que tenho e com que faço. Sempre fuii assim! Isso quer dizer que nunca quiz me acomodar e fazer a mesma coisa sempre. Estou sempre procurando sarna para coçar.

Nunca paro de estudar. É um vício. Já disse aqui antes e continuarei a dizer isso. Quando você parar de ler isso aqui, por favor abandone esse blog. Já não mais mereço a sua atenção. Isso serve para todos aqui. NUNCA pare de estudar.

“Ah, mas eu não tenho dinheiro para fazer uma pós, uma academia ou qualquer outro treinamento!”. Volte e revise o meu texto. Não disse para você fazer isso. Disse para você estudar, ponto.

O que devo fazer?

Em um desses e-mails que recebi, encontrei a seguinte frase:

No entanto, sou casado, tenho um filho e é difícil abandonar a minha carreira que oferece um sálario bom para começar no nível estagiário novamente. Então, desisti da idéia de mudar de área.


Em outro momento ele escreve:

Não pretendo ganhar muito mais do que isso programando, quero fazer porque gosto. Mas como mudar de área sem ter um impacto financeiro tão grande?


Quando você muda de tecnologia, raramente não temos uma queda na renda. Essa queda deve fazer parte do seu investimento. Por isso, planejamento é tudo. Com tudo planejado, você terá fôlego para a mudança.

Eu mesmo já quiz sair dessa vida de ABAP e SAP (lembre-se, nunca estive contente com estou fazendo), e não pude pelos mesmos motivos que muitos de vocês alegam, decréscimo na renda. No meu caso, eu não tenho nenhum fôlego para mudança, principalmente após dois filhos.

Isso não quer dizer que desisti, mas apenas quer dizer que tive de adiar essa mudança. Com isso tive mais tempo para pensar e avaliar a minha decisão. Hoje já quero partir para outra direção. Amanhã talvéz seja outra coisa. Não sei. Mas nesse meio tempo eu aprendi outras tecnologias, técnicas e outras formas de pensar que impactaram em muito a forma que penso hoje.

O que posso dizer é que hoje tenho algumas possibilidades, incluindo a de mudanças dentro da empresa onde trabalho. Não preciso tomar nenhuma decisão hoje. Aprendi a ter paciência. Mas NUNCA pare de estudar!

Então, vale a pena mudar para ABAP? Resposta: Não sei. Se for somente pela parte financeira não. Por favor, não trabalhe por dinheiro. Faça o que gosta e o resto virá. Pelo amor de Deus, não faça uma academia somente porque um amigo seu disse que sua taxa-hora será de 3 digitos assim que você sair da sala de aula no último dia de curso. Faça uma Academia FI se trabalhar com dinheiro e contabilidade for a sua paixão! Faça uma Academia de HR porque você acha que o sistema trabalhista brasileiro te renderá infinitos desafios. Faça uma Academia de ABAP porque você quer construir programas movem as maiores empresas do mundo.

Por favor, não trabalhe por dinheiro!

Volto ao meu exemplo e de vários outros colegas abapeiros que conheço. Perguntei a todos eles por que eles não fizeram uma academia funcional para ganhar mais. Resposta unânime: porque posto de programação e de resolver problemas. Resposta correta!

No e-mail da mesma pessoa que citei acima, tem uma frase que me chamou a atenção:

Descobri que isso é o que eu quero fazer na minha vida. Programar. Vencer obstáculos e descobrir soluções. É fantástico.


Parabéns W.J.S! Você já fez o mais difícil! Descobriu o que te faz (ou fará) ficar animado todas as manhãs de segunda-feira: Programar. Melhor do que isso. Você tem toda a pinta de desenvolvedor (não codificador, pois são coisas bem diferentes), você quer “
Vencer obstáculos e descobrir soluções”, não quer simplesmente trabalhar e ganhar seu salário. Você quer trabalhar com um propósito.

W.J.S., continue estudando e se planeje. Para você que quer “vencer obstáculos e descobrir soluções“, o mundo SAP é para você. Remuneração? Isso virá. Pode ter certeza! Seja lá com ABAP ou QM. Se bem que, pessoalmente, prefiro ABAP 😉 .

2 Resultados

  1. César Augusto Scheck disse:

    Grande Furlan! Cara, isso é inspirador! Eu penso de uma forma muito próxima. Gosto muito do que faço – ser desenvolvedor ABAP . Resolver problemas, gerar soluções, propor melhorias.
    Grande lição que aprendi com SAP: tente fazer a mesma sempre de uma nova maneira. Isso agrega experimentação e conhecimento!

  2. Joan disse:

    Ola Flavio,
    Gosto muito do seu blog. Descobri faz pouco tempo e estou tentando aprender sobre ABAP, mas surjem diversos problemas, e sigo adiante. Os videos que voce tem nao conigo ver bem, nao sei se voce poderia por em um formato melhor com uma resolucao mais alta. Estou muito interessado em aprender, ja fiz a academia SAP FICO en Londres, aprendi bastante mais pra gente sem experiencia e qause inutil.
    um abraco