Porque Desenvolvimento de Software Nunca Será Engenharia

Inaugurando mais uma categoria de post do ABAP101, apresento a vocês a Leitura de Final de Semana. Toda sexta-feira publicaremos aqui uma sugestão de artigo, blog ou livro para leitura no final de semana, afinal não queremos gastar nosso tempo com bobagens, certo?

Deixo para vocês o seguinte artigo, Why Software Development Will Never be Engineering. Texto em inglês (olha o ABAP101 ajudando mais uma vez) onde o autor coloca uma argumentação muito boa para defender a tese de que Desenvolvimento de Software não é uma engenharia.

No texto, o autor usa os exemplos de construção de pontes e jogar poker. Ele desmonta um dos principais argumentos que algumas pessoas usam para defender o uso do termo engenharia para desenvolvimento de software.

Ouvi muito por aí que hoje a engenharia envolvida na construção de uma ponte foi adquirida graças a maturidade que temos na sua construção adquirida em anos de experiência e que quando a “engenharia” de software alcançar essa maturidade, faremos software como fazemos pontes, ou seja, quase sem erros e certo da primeira vez.

Isso não poderia estar mais equivocado. O argumento completo você encontra no artigo.

E as Fábricas de Software?

Quando você pensa no conceito de Fábrica de Software, imediatamente temos que pensar na disciplina de desenvolvimento de software como engenharia, com regras fixas e requisitos que não mudam, caso contrário a “fábrica” não consegue funcionar. Não pensar o desenvolvimento de software como engenharia inviabiliza todas as técnicas que aprendemos com nossas linhas de produção atual.

Hoje considero o modelo de fábrica de software ultrapassado. Suas premissas estão erradas. Seu objetivo foi alcançado, que era desenvolver software de maneira barata, muito barata. Repare que não mencionei a palavra “qualidade”, pois se esse era seu objetivo, não acho que fora alcançado.

Você, como programador iniciante, poderá começar sua carreira em uma fábrica de software. Isso será bom, pois você poderá sentir o problema da qualidade na pele.

Boa leitura e um ótimo final de semana!

1 Resultado

  1. janeiro 9, 2014

    […] Porque Desenvolvimento de Software Nunca Será Engenharia […]