Realizações em 2011

Olá a todos!

O ano de 2011 foi determinante para o ABAP101.com. Conseguimos dar início a várias iniciativas que tínhamos e outras que surgiram no andar da carruagem, atrair muitos novos leitores não só do Brasil e fazer grandes contatos. Como de praxe, Gostaríamos de compartilhar com você o que conseguimos e o que não conseguimos este ano.

Tutoriais

No começo do ano conseguímos ter uma boa sequência de posts publicados, e felizmente a maioria deles são os mais acessados do blog até hoje por serem excelentes tutoriais. Se você não viu os blogs abaixo, dê uma conferida.

Reflexão & CIA

Em março aparentemente a peteca  havia caído pois não publicamos nenhum post mas o Furlan e eu estávamos sempre falando dos destinos do blog mesmo não conseguindo o atualizar como gostaríamos. Chegamos a receber mensagens de leitores pedindo para que não parássemos e isso nos deu muito ânimo até para fazer experiências esquisitas.

Felizmente para quem tem sede por conteúdo nesta mesma época estava surgindo mais um grande blog de ABAP, o ABAP Zombie. Uma grande parceiria foi iniciada com uma simples inserção de links no Blogrool de ambos os blogs.


Código de Leitores

Além de falar de ABAP, começamos a querer ver ABAP dos leitores, logo uma empreitada para incentivar a prática de ABAP foi iniciada.

Esta decisão foi realmente percebida como correta quando vimos outras pessoas, não só ABAPers, seguindo este caminho. O pessoal do Ágil Pioneiro fez nosso exercício e compartilhou suas impressões o que nos deixou muito felizes. Acompanho o blog deles até hoje.

Orientação a Objetos

Como tantas outras vezes, batemos na tecla de orientação a objetos dando início a uma pequena série de posts de Object Services. Além disso queríamos ajudar até os mais experientes falando de assuntos não tão abordados.

ABAP101 na mídia

O meio do ano foi marcado por publicidade. Na época começamos a medir o tráfego do blog e então começamos a divulgá-lo em vários canais e com isso conseguimos conquistar muitos novos leitores.

Criamos nosso newsletter, que hoje conta com mais de 300 assinaturas e nossa página no Facebook, que possui mais de 200 Likes. Além disso nosso twitter ficava cada vez mais seguido pela comunidade, hoje com mais de 120 seguidores.

Opinião

Enquanto bolávamos muitos planos para o blog, decidimos começar a divulgar mais nossas opiniões, usando a SDN além do blog. Nesta época começamos a perceber o quanto o blog é valorizado por profissionais das mais variadas experiências, o que nos deixa muito felizes.

Parceirias concretizadas

O início do segundo semestre foi ainda melhor que o início do ano. Finalmente conhecemos o pessoal do ABAP Zombie pessoalmente, juntamente com o @marlosimon, que nos convidou para participar do SAPCast Brasil e SAP Inside Track . A parceiria ABAP101 & ABAP Zombie foi alavancada ao incluirmos a saga “ABAPZombie Guide to ABAP” no nosso newsletter.

Open Source

Na mesma época eu estava dando aulas na KA Solution juntamente com o Furlan. Lá conhecemos a Cláudia, primeira cobaia participante da nossa iniciativa de projetos open source. A metade do segundo semestre foi marcada por muitos deles. Começamos a investir bastante no SAP Code Exchange, migrando nossos projetos Screen Breaker a ABAP Fileman para a plataforma. Além disso demos início a outros projetos open source como o ABAP101 Tic Tac Toe e colaboramos com o ABAP Games através do nosso Jan Ken Pon. Seguindo a ideia de incentivar a prática de ABAP daqueles que estão iniciando a carreira, escolhemos a Cláudia para participar do nosso primeiro projeto open source a ser codificado por leitores do blog depois de ela escrever seu primeiro post aqui no blog. O Furlan divulgou a iniciativa do projeto na SDN. Decidimos refatorar o projeto ABAPDoc existente até então no Google Code usando uma modalagem mais bem elaborada. Nasceu assim o ABAPDoc2.

SDN

Seguindo o incentivo para participar da SDN no começo do ano, começamos a publicar alguns dos nossos principais posts na comunidade oficial da SAP.

UPDATE (2 de Janeiro de 2012): O post “Is ABAP for Non-ABAPers (Functionals)?” foi eleito um dos melhor posts na SDN em 2011 de acordo com Alvaro Tejada, da SAP Labs. Confira a lista completa.

1º Evento

A convite do pessoal do SAPCast Brasil, participamos pela primeira vez de um evento da SAP, o SAP Inside Track São Paulo e São Leopoldo, juntamente com o @mrc_cruz do ABAP Zombie. Lá conhecemos muita gente boa, como o @mepmarcelo, @FFernandes70, @raquelsolman, @imirisola, @ronildorsantos, @lucattelli, @henriquespinto… etc etc


Pesquisas

Com o objetivo de dar mais voz aos leitores, iniciamos o ABAP101 pesquisas. Lançamos uma pergunta na barra lateria do blog e depois analisamos o resultado em um post. A primeira, relacionada com salário, não poderia deixar de ser um dos links mais clicados no blog.

1º Campeonato de ABAP do Mundo

A partir da nossa participação no ABAP Games, surgiu o projeto ABAP101 Tic Tac Toe no Code Exchange que por sua vez foi utilizado no primeiro campeonato de ABAP mundial, divulgado também na SDN. Devido a prorrogação das inscriçōes, no-go da nova SDN e por ter saído do Brasil os resultados serão divulgados no começo de 2012.


E mais…

Alem de tudo isso, outros posts muito interessantes foram feitos, não deixe de conferir pois todo ABAPer deve saber o conteúdo dos posts abaixo.

Concluindo, 2011 foi um ano de muitas realizaçōes e abertura de portas não só para quem escreve mas também para quem acompanha o blog. Agradecemos a você que nos lê por todo o interesse em querer aprender ABAP até fora do ambiente de trabalho. Aproveitamos também a oportunidade para não deixar de acompanhar e participar do blog em 2012, lendo, comentando, questionando… enfim, contribuindo.

END-OF-SELECTION.

WRITE: ‘Um excelente 2012 para todos’.

 

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Parabéns para vcs! Tbm acompanhamos e tem muita coisa boa aqui! Continuem com esse ótimo trabalho

    • Fábio Pagoti disse:

      Olá Marcel!

      Obrigado pelo apoio! Continue com seu blog também pois tem muito potencial.

      Abraços!

  2. Flávio Furlan disse:

    Quero deixar meu agradecimento público para duas pessoas: Fábio e Cláudia.

    Com o Fábio, o ABAP101 ganhou um novo fôlego e novas idéias. Com o Fábio veio o campeonato de ABAP, todas as integrações com redes sociais, newsletter e outras detalhes igualmente importantes. Ele começou como colaborador do site e logo foi promovido a “admin”.

    A Cláudia acreditou em nossa iniciativa open source e investiu suas férias no ABAPDoc2. O projeto não é do ABAP101, mas dela. Ela teve paciência em me esperar voltar da academia ABAP as 23hs e discutir dúvidas e projeto. Discutir orientação a objeto as 12h30, depois de um dia de trabalho não é fácil.

    Muito obrigado Fábio e Cláudia! 2011 foi de vocês!

    (tomara que 2012 também).

  3. Claudia Estevão disse:

    Olá!

    Aproveito a deixa para agradecer a oportunidade e a confiança que depositaram em mim. Certamente a participação no ABAPDoc 2 fez toda a diferença na minha carreira profissional!

    Obrigada pela paciência e por tudo o que me ensinaram (e que ainda ensinam né). Afinal, chegar do trabalho anoite, e ainda ter paciência para me explicar as coisas, não é algo que qualquer um faria.
    Que 2012 seja ainda melhor!