Code Exchange – ABAP Open Source existe?

Olá pessoal, o assunto de hoje pode fazer muita diferença na sua carreira caso se dedique a ele. Se você está interessado em saber um pouco mais continue lendo.

Vamos falar do Code Exchange: um lugar dentro da SDN dedicado a projetos open source! Lá você pode criar e participar de projetos diversos e assim aprender muito.

Caso você tenha  uma visão distorcida de software feito colaborativamente, aqui vão alguns exemplos de softwares criados desta maneira: Mozilla Firefox (nevegador), WordPress (ferramenta para blogs utilizada pelo ABAP101), Eclipse (IDE), GIMP (um photoshop grátis) , Open Office (concorrente do Microsoft), Audacity (editor de som), Pidgin (integra comunicadores instantâneos: MSN, Google Talk etc), Frets on Fire (jogo estilo Guitar Hero), SAP Link (usado incansavelmente para disponibilizar código ABAP), tantas e tantas distribuições do Linux e muitos outros… [veja mais aqui].

Todos estes softwares foram criados por pessoas que queriam criar um produto interessante e/ou aprender sem ganhar um só centavo em troca de início. Ainda, muitas dessas pessoas não largaram seus empregos e fizeram da construção de software seu hobby e ainda tiveram que interagir com pessoas de todo o mundo para avançar nas suas criações. Muitos destes exemplos ainda focaram-se na construção de uma ferramenta de propósito geral, e por isso não houve um cliente que especificasse detalhadamente o que deveria ser criado.

Agora, você conhece algum software que foi criado para gerar retorno financeiro, no qual muitas pessoas (das mais caras consultorias) foram alocadas por tempo integral por meses e que no final das contas nada adiantou? O software não atendeu a necessidade do cliente que detalhou o que queria e/ou ficou mais caro que o imaginado e/ou foi entregue com atraso em relação a data prevista? Mesmo que sua experiência profissional seja curta, aposto que você já conheceu casos assim e que sem esforço consegue montar uma lista considerável de exemplos, muitos deles talvez até na própria empresa que trabalhe.

Pois bem, o Code Exchange é com certeza é um excelente lugar para colocar uma ideia em prática: você pode iniciar a criação de um produto interessante (que pode até ter sido rejeitado no seu trabalho), aprender muito construindo-o, conhecer pessoas dispostas a colaborar com este projeto, adquirir a experiência exigida pelas empresas do seu interesse, ganhar reconhecimento na maior e melhor comunidade SAP do mundo, receber opiniões de empresas potencialmente interessadas no seu produto e  até criar um novo hobby.

Ficou interessado? Clique aqui para abrir a página do Code Exchange e começar a conhecer a plataforma!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...