ABAP Workbench Objects Framework – Release 2.0 Publicado!

Conforme anunciado no SAP Inside Track SP 2013, dei início a dois projetos Open Source em ABAP: o ABAP2yUML (um gerador automático de diagramas de classe UML) e o ABAP Workbench Objects Framework. É sobre o segundo que falarei hoje.

Para quem ainda não ouviu falar do ABAP Workbench Objects Framework (ou só WB Objects), saiba que este é um conjunto de classes e interfaces ABAP (logo ele é 100% orientado a objetos) que lhe permitem realizar diversas tarefas com objetos de workbench de maneira simplificada. Quer manipular domínios, elementos de dados, tabelas em massa? Quer construir uma extensão do Code Inspector para avaliar classes locais? Quer melhorar o ABAPDoc 2? Quer comparar a versão de programas entre diferentes ambientes? Quer criar uma extensão para o SAPLink? Quer procurar tudo que está dentro de um pacote? Tudo isso é possível de maneira simplificada com o WB Objects.

A versão 2.0 do WB Objects acaba de ser lançada. Confira quais são os detalhes.

Novas classes do ABAP Workbench Objects Framework

Além das classes previamente existentes que representam classes e interfaces (globais e locais), novas classes foram criadas para representar:

  • Domínios
  • Elemento de dados
  • Estruturas
  • Tipos de tabela
  • Tabelas (transparentes, pooled e cluster)
  • Visões
  • Search Helps
  • Índices
  • Estruturas Append
  • Pacotes

O diagrama UML (versão simplificada) mostra todas as classes existentes que representam objetos de workbench.

WB Objects Classes (simplified)

 

 

 

Report reutilizável para busca de objetos workbench

Foi acrescentado o report ZWB_OBJECTS_SEARCHER que pode ser usado para extrair diversos WB Objects de diferentes formas. A proposta deste report é ser totalmente reutilizado e futuramente personalizado.

WB Objects Searcher Report

Documentação UML

Diagramas UML foram criados automaticamente usando o ABAP2yUML e postados na página de documentação do projeto.

WB Objects Searcher and Mass Loader

Novos Demos

Existem 4 novos demos para auxiliar o aprendizado do framework. Um deles é um simples report de busca e exibição de classes e exibição de seus atributos e métodos. Tudo isso em menos de 100 linhas de código (incluindo formatação).

wb objects demo 1

Tela de seleção de classes globais

wb objects demo 1 output

Saída contendo atributos e métodos de cada uma das classes do critério de busca

Há uma página na wiki do projeto própria para a listagem dos DEMOS do WB Objects existentes.

 

Guia de instalação e deploy

O passo a passo para quem deseja instalar e realizar o deploy de uma atualização foram adicionados. Esta é uma grande ajuda para quem deseja usar o framework como forma de aprendizado em ABAP (principalmente em orientação a objetos)

 

Download do WB Objects

Faça já o download do ABAP Workbench Objects Framework 2.0!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...