Twibap – Mais uma prova que o ABAP é poderoso

Quem vem nos acompanhando, seja via Twitter, Facebook, newsletter ou pelo próprio blog sabe que recentemente estamos com muitas novidades. Uma delas, é a participação dos autores e leitores deste blog no projeto ABAPDoc, hospedado no Code Exchange.

Hoje falarei sobre mais um projeto do Code Exchange, que merece especial atenção por se relacionar com uma tendência muito discutida na SDN ultimamente: o Twibap.

Como o nome sugere, o Twibap disponibiliza uma API para se usar o serviços do Twitter usando o ABAP. Por exemplo, você pode criar um report que mostre sua timeline, que envie uma mensagem direcionada a alguém que você segue ou que mande os famosos tweets.

E no que isso é útil? ABAP é feito para aplicações de negócios, não é mesmo?!

Exato! E justamente por isso a integração do SAP com redes sociais pode ser uma grande aliada da empresa que você trabalha. E por quê? Justamente pois muita informação é gerada nas redes a todo o instante, e hoje muitas empresas não tem a capacidade de usá-las em seu benefício. É aqui onde entra o conceito de Social CRM.  Pense bem, você já viu alguém falando bem ou mal de um produto, marca ou empresa no Twitter, Facebook ou afins? Não seria interessante para uma empresa ter em mãos tudo que é dito e comentado sobre seus produtos? Indo mais além, é possível até capturar necessidades não atendidas de um determinado nicho via hastags. Diferencial competitivo?

A questão aqui não é se aprofundar nessa tendência, aqui nós falamos de ABAP. Os exemplos mencionados acima não esgotam o assunto por isso caso haja interesse em ler mais sugiro os links dispostos no final deste post.

Voltando ao projeto, o Twibap possui muitos desafios que podem ser muito enriquecedores no que tange desenvolvimento colaborativo de software.

Primeiramente, o Twibap faz uso de outros dois projetos também do Code Exchange: o ABAP JSON Document Class e o ABAP OAuth Library. Manter versões estáveis e documentar apropriadamente os procedimentos de instalação e uso não é nada fácil.

Além disso, pode-se estudar muito o conceito de abstração de objetos do mundo real. Na API disponibilizada pelo projeto, você encontra classes que representam conceitos do Twitter como usuários, mensagens, buscas, etc. Mesmo que você não use ou não saiba usar o Twitter, dar uma espiada no código não lhe fará mal algum. 😉

Ainda que de maneira bem discreta, atualmente o Twibap é um dos poucos (único?) projeto do Code Exchange que utiliza alguma documentação UML. Mais uma oportunidade de aprendizado para você!

Em suma, o projeto tem muito potencial e ainda necessita de muito colaboração em relação a diversos pontos: documentação, codificação, testes etc. Por que não se juntar aos colaboradores deste projeto?

Clique aqui para acessar a página do projeto Twibap no Code Exchange e começar a contribuir!

Para saber mais sobre Social CRM e a importância da integração de sistemas empresariais com redes sociais:

Para saber mais sobre dois produtos da SAP que são integrados com o Twitter:

Até a próxima!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Renan William disse:

    Estou com um problema para instalar o ABAP JSON Document Class , está dando um DUMP:

    Erro tpo.exec. OBJECTS_OBJREF_NOT_ASSIGNED_NO
    Exceção CX_SY_REF_IS_INITIAL
    Data e hora 05.08.2011 12:31:34

    Texto breve
    Access via ‘NULL’ object reference not possible.

    O que aconteceu ?
    Error in the ABAP Application Program

    The current ABAP program “ZSAPLINK_INSTALLER” had to be terminated because it
    has
    come across a statement that unfortunately cannot be executed.

    Análise do erro
    An exception occurred that is explained in detail below.
    The exception, which is assigned to class ‘CX_SY_REF_IS_INITIAL’, was not
    caught in
    procedure “GETSTRUCTUREFROMATTRIBUTES” “(METHOD)”, nor was it propagated by a
    RAISING clause.
    Since the caller of the procedure could not have anticipated that the
    exception would occur, the current program is terminated.
    The reason for the exception is:
    You attempted to use a ‘NULL’ object reference (points to ‘nothing’)
    access a component.
    An object reference must point to an object (an instance of a class)
    before it can be used to access components.
    Either the reference was never set or it was set to ‘NULL’ using the
    CLEAR statement.

    Falta cláusula RAISING na interface
    Programa ZSAPLINK_INSTALLER
    Include ZSAPLINK_INSTALLER
    Linha 854
    Tipo de módulo (METHOD)
    Nome do módulo GETSTRUCTUREFROMATTRIBUTES

    Você sabe como resolver isso?

    • Fábio Pagoti disse:

      Olá Renan!

      É difícil conseguir te dar uma solução com 100% de certeza visto que não sabemos como a instalação dos objetos foi feita.

      Sugiro você ler e seguir atentamente o manual de instalação e uso de cada um dos projetos (SAPLink, JSON e Twibap). Aparentemente você está usando o programa ZSAPLINK_INSTALLER para instalar seu .nugg. Você já tentou usar o programa ZSAPLINK?

      Aproveitando, caso tenha uma problema relacionado com o projeto, o melhor lugar para levantar um possível bug é a própria página do projeto no Code Exchange. Lá você terá contato com os próprios criadores da solução e além de aumentar as chances de seu problema ser resolvido, você ajuda quem pode ter o mesmo problema no futuro.

      Abraços!

  1. dezembro 31, 2011

    […] Twibap – Mais uma prova que o ABAP é poderoso […]