ABAP101 Lança ebook com 101 exercícios de ABAP

O Natal está chegando e a neve começou a cair no blog em versão vermelha! Este ano com certeza pode entrar na lista dos anos que você pode dizer: “Nossa! Este ano passou rápido né?“.

Na verdade todo ano é assim… e a cada ano que passa tudo fica ainda mais rápido e definição de segundo passa a ser cada vez menos padronizada.

E é pensando nesta agilidade que o ABAP101 já lhe presenteia antes mesmo de você comprar os presentes de amigo secreto. Quer pegar seu presente? Continue a leitura!


eBook com 101 exercícios de ABAP

É isso mesmo. O ABAP101 lança seu primeiro livro em formato de ebook gratuitamente.

abap101 twitter ebook lançamento

Para quem foi ao SITSP 2014 ou para quem leu o ABAP Zombie semana passada isso não é novidade. Mas se você teve um início de Dezembro conturbado não perca esta novidade.

É um ebook diferente de livros técnicos da SAP Press, O’Reilly e Heads First pois a proposta é te desafiar 101 vezes e não dar 101 conceitos. Aliás, ser diferente não quer dizer melhor ou pior… eu particularmente adoro livros da SAP, O’Reilly e Heads First.

Quem deve ler o ebook?

O ebook foi projetado para aquelas pessoas que estão começando com ABAP. Aqueles que tem acesso a um ambiente (por exemplo o MiniSAP) e que já viram um tutorial de como criar seu primeiro programa ABAP… mas que ainda não deram um segundo passo. Aqueles que o ABAP em si é um desafio mas que a lógica de programação é outro. Aqueles que querem se familiarizar com os conceitos mais básicos de ABAP, para num futuro aprender coisas mais grandiosas. Aqueles que querem começar a montar seu portfólio online para provar que tem experiência ABAP.

Enfim… se você está lendo este post é porque o livro foi feito para você.

Quanto custa o livro?

Antes de pesquisar no google “ABAP101 ebook download”, “apostila grátis sap abap” ou “baixar livro ABAP grátis” saiba que não é preciso nada disso. O livro é totalmente gratuito e segue a licença Creative Commons (sempre levantamos a bandeira do Open Source no ABAP101 – nada mais justo).

O ebook só tem exercício?

Sim. O livro só tem exercícios. Na grande maioria deles o enunciado tem apenas uma ou duas frases. A ideia é você sentar, pensar e codificar e não ficar vendo outras pessoas fazendo o que você quer aprender. O jeito que você vai resolver cada exercício é totalmente particular, assim como é a lógica de programação em geral. A cada enunciado você é totalmente livre para pesquisar o help oficial do ABAP, fóruns na SCN, blogs no Google, etc. Supõe-se que sempre que você resolve um exercício você lê a documentação oficial de todos os comandos ABAP até então desconhecidos por você.

Mas e as respostas?

O livro tem os exercícios… e para cada um deles uma resposta sugerida. A resposta sugerida nem sempre é a mais bela, a mais rápida, a mais eficiente ou a mais lógica. Ela tem o objetivo de fazer você aprender algo novo, mesmo que você tenha resolvido o exercício sem precisar olhar a resposta.

Por que o título do ebook está em inglês?

Porque o livro é em inglês também. Se você quer ser um bom programador ABAP sem saber inglês eu vou querer ser o Luiz Pereira ou o Barbirotto.

Autores do ebook

O livro foi escrito por 6 mãos. Ambos autores aqui to ABAP101, Flávio Furlan e a pessoa quem vos escreve (Fábio Pagoti) tiveram a ideia inicial e começaram a trabalhar nisso muito tempo atrás. Entre idas e vindas o ebook foi ganhando forma e deparei-me com a necessidade de chamar alguém para revisar o livro. Foi então que fiz a proposta a meu ex-aluno de ABAP da Ka Solution Jaime Freitas. O Jaime foi a primeira pessoa que teve acesso ao ebook e também que fez seus exercícios revisando enunciado por enunciado. A imagem abaixo mostra as revisões de cada exercício no Trello (ferramenta que conheci graças ao Bruno Lucattelli).

trello ebook abap101 exercises

Quem resolver os 101 exercícios primeiro… ganha outro prêmio!

E foi durante o anúncio do eBook no SAP Inside Track Brasil (#SITSP) que o @lucattelli e o @furlan lançaram um desafio! Quem resolver os 101 exercícios primeiro e colocar as respostas no GitHub leva para casa não 1 mas 2 outros livros. Não esqueça de entrar em contato conosco mencionando o link no GitHub.

Aproveito para agradecer mais uma vez o Bruno Lucattelli e o Furlan.
abap101 ebook challenge Está esperando o que?!?

Download do eBook ABAP101 Exercises

Para fazer o download do ebook (disponível em PDF e PUB), visite:

abap101.com/ebook

Baixe já e compartilhe!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

2 Resultados

  1. ROBSON SILVA disse:

    Boa tarde, tudo bem?

    Me chamo Robson, sou programador.
    Tenho interesse em entrar no mundo do ABAP e gostaria de algumas dicas sua. Por onde começar, mercado, salário, certificação.

    Fico muito grato.
    Abraços