Dicas de Livros ABAP

Google GmailWordPressBlogger PostShare

Sempre tem alguém pedindo recomendações de livros para ABAP. Material em português geralmente é muito fraco e desatualizado.

Não temos uma publicação boa escrita por brasileiro, o que temos são traduções de livros vendidos nos EUA. Particularmente, prefiro ler o original do que uma tradução, então recomendo esse livro, ABAP Objects, escrito por Horst Keller, que faz parte da equipe de desenvolvimento do ABAP Workbench da SAP. Esse livro explica muito bem os principais conceitos do ABAP Workbench.

Do mesmo autor temos The Official ABAP Reference. É um livro de referência, bastante extenso (são dois volumes!). No entanto, não agrega muito, pois temos todo o seu conteúdo na forma de help no próprio site da SAP.

Por isso a minha recomendação fica para o ABAP Objects.

Não esqueça também desse site, ele é muito para pesquisas.

Comments

Comment from Nikka
Time January 27, 2009 at 2:20 pm

Boa tarde flávio, vc teria algum e-mail para contato???

Comment from furlan
Time January 30, 2009 at 9:09 pm

Vc pode falar comigo pelo furlan arroba abap101.com.

Comment from Emerson
Time February 21, 2011 at 1:03 am

Ola Furlan!

estou na Randon, uma empresa que está em processo de implantação do SAP ECC. Sou novato no mundo abap e gostaria de saber se é possivel usar as ‘cl_salv’ para varias tabelas. Visto que existe uma recomendação para não utilizar joins por serem pouco performáticos. Até agora só encontrei exemplos utilizando apenas uma tabela, no máximo incluindo um novo campo na estrutura.

Obrigado pela atenção!

Emerson.

Comment from Alexandre martins
Time February 28, 2011 at 5:44 pm

Boa tarde, parabens pelo site.

Tenho uma dúvida eu comprei esse livro no site da amazon.

ABAP-Objects-Introduction-Programming-Applications

Quero saber se é interresante para começar no mundo abap.

Comment from furlan
Time March 1, 2011 at 10:01 pm

Olá Alexandre,
Sim esse livro é muito bom mesmo para começar. Pode mandar bala!

Comment from Alexandre
Time March 2, 2011 at 4:20 pm

Olá Furlan, obrigado pela atenção e pela resposta.

vou começar a mandar bala no estudo.

Comment from Roberta
Time June 29, 2011 at 12:41 am

Olá, faço analise de sistemas e gostaria de fazer meu tcc sobre abap…. estou com problemas em baixar o mini sap… sabe me dizer como fazer isso?

Comment from furlan
Time June 29, 2011 at 2:54 am

Olá, temos um post que trata justamente disso: http://abap101.com/2011/02/05/instalando-o-minisap-atualizado/

Comment from Amanda PF
Time August 3, 2011 at 4:46 pm

Boa tarde!
Sou iniciante em abap, estou acessando o SAP e o ambiente de desenvolvimento através de um acesso que obtive no site da consolut, no entanto estou tendo um pouco de dificuldade, pois as opções do ambiente WebGui é um pouco diferente das que eu encontro em sites e livros. Qual a dica que vc pode me dar pra ter mais facilidade nos estudos? Instalar no meu pc o SAPGUI? O netweaver?….. E outra dúvida, qual a diferença entre SAPGUI e o MiniSAP? Esses softwares funcionam corretamente no windows seven?

Obrigado pela atenção!

Comment from furlan
Time August 3, 2011 at 4:57 pm

Olá Amanda,

O MiniSAP e SAPgui são duas coisas bem diferentes. o MiniSAP é o servidor de aplicação ABAP completo, mas sem os módulos funcionais, ou seja, você encontra as transações tradicionais como SE38, SE80, SE24, SE11 etc., mas não encontra as tabelas e transações dos módulos de SD, MM, FI, etc.

O SAPGui é o client para acessar o servidor de aplicação. Para falar a verdade, o SAPGui é um dos clients, hoje podemos ter acesso via web (via browsers como Internet Explorer, Chrome, Firefox etc.).

Eu não sei te falar sobre o WebGui, pois nunca usei.

E sim, todos funcionam corretamente no Windows 7, preferencialmente em inglês.

Abs,

Comment from Amanda PF
Time August 4, 2011 at 5:30 pm

Entendi Furlan…
Então o mais interessante para eu estudar abap é instalar o MiniSap?

Acredito que o MiniSap seja semelhante ao WebGui que estou tendo acesso…
Ainda tenho algumas dúvidas, se puder me responder ficarei grata! rsrs…

1- Quando se cria um programa “de teste” ou um relatório usando transação SE38 como “Local Object”, este programa/relatório fica salvo, por exemplo, no meio de uma lista dos programas criados, para que eu possa abrí-lo ou editá-lo em outro momento? Acredito que sim, pois quando tentei criar um novo programa com o mesmo nome, foi emitido uma mensagem dizendo que o nome já existia, a partir daí cliquei em “display” e pude ver o programa, porém não consigo encontrá-lo sem que tenha que passar por esse processo de criação de um novo…
Existe outra forma para isso?

2- Por que sempre que inicio um novo programa ele inicialmente está inativo? (isso faz com que eu não consiga debuga-lo)

Obrigado pela atenção! :)

Comment from Amanda PF
Time August 4, 2011 at 5:36 pm

Ahh, ia me esquecendo rs , estou com uma dúvida tb a respeito do NetWeaver…. ele possui os mesmo recursos encontratos no MiniSap? Ou na verdade o MiniSap é uma versão mais “leve” do NetWeaver?

Obrigado!!!!

Trackback from My Homepage
Time January 22, 2012 at 10:40 am

… [Trackback]…

[...] Read More: abap101.com/dicas-de-livros-abap/ [...]…

Comment from oscar
Time March 14, 2012 at 11:59 am

Ola Amigo, como VAI !!!

Eu sou novo aqui, baixei o minisap, onde fui indicado por um amigo para acessar o ABA101, nele fiz meu cadastro, na SCN, twitter e Linkedin. Gostaria de algumas orientaçoes suas para entrar no mundo ABAP, pois estou cursando Gestao de TI e já tive logica de programacao também na minha grade. O que tenho de fazer agora ? Baixar alguma apostila para iniciantes do iniciante do iniciante ?

Muito obrigado

Comment from Fábio Pagoti
Time March 16, 2012 at 4:08 am

Ola Oscar,

Para ti seria interessante ler a pagina “Voce é novo por aqui“.

Abraços!

Comment from Thiago
Time May 8, 2012 at 12:56 am

Olá pessoal, eu comprei o livro Abap Objects do Horst Keller, nova versão… adquiri em 2012 e tem o codigo para o downoad do livro digital nele e o demo do SAP 7.0, está perfeito… porém apareceu uma oportunidade e estou trabalhando em outra area, quem tiver interesse me passe um email pois o mesmo está a venda. Obrigado!

Write a comment