Sobre os Autores

Flávio Furlan

 

flavio_close_small_1

Sou consultor ABAP desde de 1999. Já trabalhei para Accenture e Braxis, atuando em projetos para grandes empresas. Atualmente sou coordenador de desenvolvimento na Nestlé Purina USA.

Fui instrutor ABAP Netweaver certificado pela SAP e lecionando na Academia ABAP na KA Solution, São Paulo por mais de 5 anos.

Atualmente meu foco tem sido se adaptar a uma das maiores mudanças da minha vida. Desde de Novembro de 2013 moro com minha família em Saint Louis, MO, USA. Mais detalhes aqui.

Contato: furlan arroba abap101.com

Siga-me no Twitter.

 

Fábio Pagoti

fabio luiz esperati pagoti

Sou consultor ABAP/SD e comecei como estagiário em 2009. Sou formado em Sistemas de Informação na Universidade de São Paulo.

O Furlan é sem dúvida um dos grandes responsáveis pelo meu aprendizado de ABAP (pois o conheci durante meu estágio) e fiquei muito feliz ao ser convidado para me tornar um dos autores do ABAP101.

Contato: fabiopagoti arroba abap101.com

Siga-me no Twitter.

23 Responses

  1. André Luiz says:

    Olá Flávio! Cara, eu estudo ABAP por conta própria em casa (devido ao fato de meus pais não possuírem poder aquisitivo para bancarem um treinamento e muito menos eu 😛 e também residir numa região do RJ onde quase ninguém ouviu falar o.O). Bom, antes de “explorar” um pouco sua experiência, gostaria de parabenizar você por 2 coisas.

    Primeiro, o blog ABAP 101 ele vem me servindo BASTANTE e até agora mesmo enquanto estou enviando esse comentário ele está aberto e eu estou testando algumas coisas no miniSAP aqui!

    Segundo, aquele seu post sobre o “Medo de ensinar”. É, pra mim esse lance de ABAP Sombra era novo e eu estava procurando vagas de Trainee / Junior, mas como não tenho experiência, acho que vou procurar algumas de Sombra também. Tenho uma grande facilidade de aprendizado (esse ano, após terminar um pequeno emprego temporário na globo.com, comecei a aprender PHP por esporte e resolvi vir para o mundo ABAP / SAP porque fiquei totalmente encantado). Bom, realmente vi que é difícil, mas, é aquilo… Se torna mais ou menos difícil dependendo da nossa vontade né. Eu to aqui, procurando igual um doido e não desisto antes de conseguir (e nem depois, tudo é um ciclo evolutivo oO)

    Bom, gostaria de entrar em contato com você. Desculpe ali em cima o termo “explorar”, foi apenas uma brincadeira 😉
    Meu MSN está no meu blog ou então nesse link que também me serve de e-mail.

    No mais, sem alongar esse comentário demais, gostaria de agradecer por tudo que você fez e me ajuda indiretamente (ou diretamente? oO). Abraços cara! Espero que possamos entrar em contato em breve!!

  2. Sabrina says:

    Ola Flavio!!

    Estava procurando alguma coisa sobre ABAP na internet, porque estou com algumas dúvidas.. sou iniciante em ABAP, mas estou adorando a ferramenta. É tudo extraordinário. Gostaria que vc desse exemplo como inserir dados nas tabelas transparentes, através do comando “insert”.
    Estou em treinamento, porém, neste passo, tenho q aprender tudo sozinha… se vc pudesse me ajudar, fikaria muito grata!!!! ou, se vc tem algum material virtual pra me ajudar…

    um abraço!!!!

  3. Michely says:

    Olá Flávio!!!
    Parabéns pelo ABAP 101, sou iniciante nessa ferramenta e encontei o ABAP 101 tentando esclarecer mais um de minhas muitas duvidas que surgem no meu dia a dia.
    Como citou a Sabrina no abap é tudo extraordinário estou também adorando a ferramente e pretendo com certeza seguir nela.
    Mais uma vez parabens pela iniciativa!
    Abraços…

  4. Mauro Cesar says:

    Kra curti o seu blog… como muitos por aki tbm sou iniciante em ABAP, mas ja estou trabalhando na área, porem gosto muito de desenvolvimento web, gostaria de saber se há algum problema em eu colocar o seu blog na lista do meu?

    Sucesso e Parabéns…
    T+++

  5. Jorge Laranjo says:

    Olá. Pode contribuir ou simplesmente utilizar o ABAP WIKI provisóriamente em

  6. Elvio Rocha says:

    Flávio Furlan! Da IPVM?
    Bom, seja como for nos veremos no dia 14/04 na próxima turma de ABAP pela Ka Solutions.
    Um grande abraço,
    Elvio.

  7. Rickson Castro says:

    Eaiiii Furlan…
    nao sei se lembra de mim, o carioca.. vc foi meu instrutor na turma de Abril.
    Entao cara…parabens pelo Blog, esta me ajudando MTOOOO…heheh..
    abs..

    Rickson Castro

  8. furlan says:

    Eita Rickson,
    Não lembro não, foi mal.
    Fico contente que esteja gostando!

    Abraços!

  9. Flávio,

    I came across your blog today. I see you write Portuguese. Thanks to Google Translate, I glanced the most of articles with Google Translate.

    I liked your blog. I will follow up you.
    Just keep writing.

  10. furlan says:

    Hi Tuncay,

    Thanks for your feedback. I was thinking to translate my post to english and now I have another reason.

    See you!

  11. Jefferson Misiak says:

    Olá Site muito legal
    Parabens

  12. Wladimir William Neves says:

    Realmente, Furlan a sua iniciativa com este blog é simplesmente fantástica.

    Digo simplesmente porque tudo que é simples geralmente possui um valor especial.

    Parabéns !!

  13. Sérgio Freitas says:

    Flavio, Boa noite!
    Muito bom os vídeos que você disponibilizou para os interessados em SAP. Eu trabalho em uma empresa no interior de São Paulo com ABAP, e tem uma duvida. Será que você pode me ajudar? É o seguinte estamos na versão ECC 5.0 e não temos o Netweaver instalado. Pretendemos fazer upgrade para ECC 6.0 no final do próximo ano e instalar o Netweaver, mas preciso desenvolver um módulo especifico para empresa que teria alguns módulos standards e alguns “Zs”. E pelo pouco que conheço do Webdynpro esta ferramenta facilita este tipo de desenvolvimento. Correto? Então lhe pergunto: sem o Netweaver eu conseguiria desenvolver algo em Webdynpro for ABAP ou JAVA? E se você puder passar alguma documentação de Webdynpro.
    Obrigado!
    Sérgio Freitas

  14. Julio Cesar Cardoso says:

    Boa tarde furlan..

    Estou com dificuldade mais vou aprender abraços valew.

  15. Marco Costa says:

    Ola Furlan e Pagoti, grande site que vcs tem aqui, parabens pela iniciativa e por se dispor a ajudar ao desenvolvimento de novos profissionais.
    Um abraco,
    Marco – Abaper – SoftwareAG – Toronto – Canada

    • Fábio Pagoti says:

      Olá Marco!

      ABAP101 mais uma vez no estrangeiro! Muito obrigado pelo apoio! Espero que o blog evolua cada dia mais e acompanhe o crescimento profissional de todos.
      Como blog, são esses comentários que indicam que estamos no caminho certo. Aproveito para incentivar a participação de todos via comentários para que o blog se torne ainda melhor.

      Abraços!

  16. João Américo Martins says:

    Muito bom, sou iniciante Abap, e o blog me ajuda muito diariamente.

  17. Olá Flávio.

    Parabéns, é sempre bom ver pessoas do seu nível técnico ajudando os que estão chegando agora. =)

    Abraço.

  18. Carlos Garcia says:

    Furlan,

    Primeiramente parabéns pelo Blog e já formatei meu note com Windows para deixa-lo exclusivo para estudos de ABAP e parabeniza-lo pela didática simples e objetiva, ainda tentando abrir a cabeça para esse mundo novo.

    Abraço

  19. carlos valentini says:

    Descaso com a comunidade de desenvolvedores do Brasil.

    Gostaria de compartilhar com o grupo uma opinião pessoal.
    Posso estar enganado, pois, não sou o dono da verdade.
    Sou desenvolvedor ABAP e fui baixar a versão SAP NetWeaver Application Server ABAP 7.4 on SAP MaxDB – Trial Edition para uma avaliação da mesma.
    Entrei no SDN e para a minha surpresa recebi a mensagem que não esta disponível para o Brasil.
    Até a versão 7.03 esta liberado.
    Entrei em contato e a resposta que tive foi a seguinte: esta liberada para 35 países, e o Brasil esta fora da lista.
    Como vamos poder evoluir e melhorar profissionalmente? A SAP esquece que o crescimento do ERP e outros produtos tem relação direta com a qualidade dos profissionais que trabalham com as ferramentas.
    E outro detalhe hoje o Brasil se não me engano é o terceito em faturamento para a SAP.
    Fiz um post no SDN sobre o assunto: http://scn.sap.com/thread/3422116
    Vamos divulgar este problema.
    Quem sabe se a comunidade brasileira reclamar eles não liberam.

    • Flávio Furlan says:

      Sim, eu já havia visto isso e é realmente muito frustrante.

      Nos resta apenas protestar pois isso não faz realmente nenhum sentido.

  20. MUTTLEY says:

    Bom dia
    Trabalho com desenvolvimento de sistemas desde 1999, estou pensando em fazer um curso de ABAP na KA SOLUTION, uns amigos disseram que é para verificar que quem faz este curso pode futurametne certificar-se, para ser sincero eu quero realmetne é aprender e entrar no mercado, gostaria de saber se a certificação é tão importante neste ponto e se os cursos desta empresa são bons

    Grato

    • Flávio Furlan says:

      Poucas consultorias dão valor para certificações, mas no geral o mercado está mais preocupado com a experiência e com o que você sabe do que certificação.

Comente e aprenda mais!