Aprenda do Negócio

Um conselho que sempre passo para meus alunos e qualquer outra pessoa que está começando no mundo de desenvolvimento de software empresarial é: aprenda sobre o processo e o negócio que você está trabalhando.

Desenvolvemos software para gestão empresarial. Eu já expliquei aqui e aqui o que faz um ERP. Ou seja, o tipo de software que fazemos, ajuda a rodar as operações das empresas o que por si só não é nada trivial.

Por isso é muito difícil uma pessoa cuidar de toda a programação de um ERP. Isso faz com que vários programadores sejam responsáveis por pequenas partes, o que dificulta o entendimento do todo. Mas isso não pode ser desculpa para um programador ABAP não se envolver com o processo de negócio onde seu programa será usado.

Somos Todos Custo!

Ninguém mais pode se dar ao luxo de ficar no seu gueto e não mais ir conversar com o analista funcional, pedir mais explicações sobre o processo e os conceitos que estão envolvidos. Lembre-se: conhecimento é o seu maior bem!

Por questões econômicas, as fábricas de software são os lugares dominantes onde encontramos programadores. Mesmo assim, nada nos impede de pegar no telefone e conversar com o funcional sobre o programa. Se o funcional não for um babaca, ele com certeza terá muito prazer em explicar a fundo sobre o processo. Afinal, você está se interessando pelo trabalho dele e isso naturalmente fará com que seu relacionamento com ele fique muito melhor. E pode acreditar em mim, isso facilitará em muito a sua vida.

Conversando com uma funcional de HR ela comentou sobre um programador ABAP que pediu para o usuário falar mais tecniquês, praticamente falar em binário! Analisando apenas pelo que ela me disse, esse tipo de coisa é lamentável.

Não se esqueça, somos custo! Devemos ser humildes e nos esforçar para entendermos as necessidades do cliente e usuário, para que possamos oferecer um produto da mais alta qualidade.

Novamente: Nunca Páre de Estudar

Há um tempo atrás, a revista Época Negócios, trouxe na sua reportagem de capa a trajetória de André Esteves. Uma das coisas que me chamou a atenção é que ele começou no Pactual como analista de sistemas. Depois de um tempo, o matemático foi designado para desenvolver um sistema de gestão para a mesa de operações, ou seja, para o coração de um banco de investimento.

Pérsio Arida – Um dos arquitetos do Plano Real

Pauta do Dia: Conhecimento

Onde eu quero chegar? Que o que você mais precisa não é curso, certificação ou MBA, mas sim conhecimento.

Não importa a crise. Não importa como ela te afeta. Uma coisa é certa, conhecimento é uma coisa que ninguém pode tirar de você.

Então, se você tem a oportunidade de aprender mais do processo da empresa, não desperdice. Pergunte. Leve material para estudar. Gaste tempo. Com certeza esse será o seu melhor investimento!

2 Resultados

  1. Anderson Magalhães disse:

    Bom dia! Primeiramente parabéns pelo site muito bom! Gostaria de saber de você algumas dicas de como aprender PROCESSO E NEGÓCIO, pois é algo que tenho muita vontade porém não sei como começar, sou formado em redes de computadores hoje trabalho com ABAP tenho pouco tempo nessa nova função e estou muito feliz e o que eu mais quero hoje é aprender PROCESSO E NEGÓCIO (A REGRA DO NEGÓCIO EM SI) como seria isso com o tempo? ou seria legal eu investir talvez em uma faculdade por exemplo de contabilidade para eu entender melhor o processo contábil? quais são as dicas que você pode me dar?

    Desde já muito obrigado pela atenção e desculpe qualquer ignorância da minha parte!!

    Abraço!

  2. furlan disse:

    Anderson, processo e negócio não é uma coisa que exista um livro ou grupo de livros. Por isso é tão raro os programadores que conhecem o assunto.

    Uma vantagem dos ABAPers frente às outras linguagens é que estamos sempre (ou deveria) em contato com o usuário ou funcional, que são as pessoas que conhecem o processo.

    Gaste tempo com eles. O conhecimento virá, mas tomara um certo tempo e precisa de vontade para isso.

    Abraços,
    Flávio