ABAP Para Funcionais – Destaque na SAP BPX

Um tempo atrás, ao começar a ter mais contato com funcionais no trabalho, comecei a perceber que alguns deles tem um bom conhecimento de ABAP, o que achei muito interessante. Do lado do ABAPer, é frequente visualizar ofertas de trabalho* na qual exigem conhecimento em um ou mais módulos, além é claro do ABAP em si. Será que o conhecimento funcional para um ABAPer é tão importante e exigido assim como o conhecimento de ABAP é para um funcional?

Eis o que queria saber, e como nosso blog é focado para ABAPers, não fazia muito sentido levantar esta questão e pedir opiniões apenas aqui. Por isso, criei um post no meu blog na SAP Community Network para pedir a opinião de profissionais SAP do mundo todo.  O post levou cerca de uma semana para ser aprovado pelo pessoal da SAP. Ao ser publicado, percebi que o post chamou muito mais atenção do que imaginava. Dois profissionais da SAP entraram em contato comigo via email elogiando o post e solicitando uma foto minha (?). Um deles é um editor sênior da comunidade de BPX (Business Process Expert) e minha foto era necessaria pois meu post receberia um destaque na página principal da comunidade BPX (veja abaixo), para minha grande surpresa e alegria.

No post, cito uma lista de qualificações técnicas como depuração,  banco de dados, paradigmas procedural x orientação a objetos, DDIC entre outros e pergunto quais deles um funcional deveria saber, ou quais são apenas interessantes de se ter conhecimento. Tanto ABAPers quanto funcionais manifestaram suas opiniões e não para minha surpresa algumas opiniões divergiram bastante.

O que você pensa a respeito? Você conhece funcionais que possuem um bom conhecimento em ABAP? Eles se destacam de alguma maneira por terem este conhecimento?

Se quiser saber a opinião dos profissionais SAP do Brasil até India que estão participando de maneira muito relevante pela comunidade, não deixe de ler o post clicando aqui. Caso você já tenha cadastro na SAP Community Network, compartilhe sua opinião com todo o mundo!

* Por falar em ofertas de trabalho, se quiser receber gratuitamente muitas delas voltadas somente a ABAP, assine nosso newsletter. As vagas não são restritas somente a São Paulo e caso queira divulgar uma vaga entre em contato conosco.

Até a próxima!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Willian disse:

    desculpa a ignorancia, mas o que é DDIC

    • furlan disse:

      Se você fizer uma rápida busca no Google, você encontrará inúmeros sites, foruns e listas onde outras pessoas foram bem detalhistas no assunto.

      Por mais que eu te responda, nunca serei tão completo quanto eles.

      Abraços e boa sorte!
      Furlan

  2. Giovanni disse:

    Parabéns pelo Blog.A quantidade e a qualidade de informações passadas é incrível.
    Estava lendo sobre a série demonstrando as várias formas de se utilizar ALV e percebi que muitos links estão quebrados.Se não for incomodo, poderia me enviar por email os arquivos descritos nos posts?Ou talvez consertar os links?
    Não encontrei o processo de criaçãos de ALVs por meio das FM também.

    Abraço.

    • Fábio Pagoti disse:

      Olá Giovanni. Obrigado pelos parabéns.
      Como o blog tem em torno de quatro anos de vida, muitas vezes alguns links tornam-se quebrados. Estamos trabalhando nisso e no mês passado corrigimos mais de 80% dos deles.
      Grande abraço!

    • furlan disse:

      Olá GioVanni,

      Links consertados. Aproveitei para fazer uma revisão na parte dos códigos.

      Abraços,
      Flávio