BitDeli – Controle o Tráfego de seu repositório no GitHub

Você já se sentiu frustrado porque não sabe ao certo se alguém está usando o programa ABAP que você mesmo desenvolveu depois de tanto esforço? Caso a resposta seja “sim”, você não está sozinho. Seus problemas acabaram!!! … pelo menos se a sua frustração é referente a algum projeto Open Source seu hospedado no GitHub. Este post contém uma excelente dica para você medir o tráfego do seu projeto. Tudo isso sem precisar se virar em colocar o Tracking ID do Google Analytics no seu arquivo README.md.

Apresentando BitDeli

O BitDeli é uma excelente ferramenta para você controlar o tráfego de visitas a seu repositório no GitHub. Ele consiste numa simples imagem inserida automaticamente (via pull request) no seu arquivo README.md. Por detrás dos panos esta imagem na verdade contém o rastreador de visitas. O melhor? O BitDeli é inteiramente grátis e leva segundos para você ativá-lo eu seus repositórios. Depois disso basta esperar para que o tráfego comece a ser exibido em seu dashboard. No meu caso este processo levou pouco menos de 12 horas.

Obviamente o BitDeli é bem mais simples que o Google Analytics, mas o seu setup é muito fácil. Ainda, ele já contém uma das principais informações que alguém que desenvolve um projeto Open Source pode querer: se o software está sendo visto ou não.

BitDeli Analytics

Veja só o resultado de uma medição do BitDeli.

BitDeli - Analytics

 

Projetos ABAP WB Objects Framework e ABAP2yUML

Já comecei a usar o BitDeli para os meus 2 novos projetos no GitHub: ABAP WB Objects Framework e ABAP2yUML. Já conferiu estes projetos? Veja agora mesmo!

Usarei o BitDeli como forma de mostrar os resultados dos projetos no futuro.

 

Gostou da dica? Compartilhe seu repositório nos comentários!

Quer divulgar seu repositório no GitHub? Não importa se ele é de ABAP ou não. Comente abaixo o link do repositório e uma breve descrição do projeto. Aproveite e ative o BitDeli! Faça o seu merchã!

 

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...