SAP Inside Track São Paulo 2013 – #SITSP – Como foi o evento

Conforme havíamos anunciado, no último dia 13 de dezembro ocorreu o SAP Inside Track São Paulo 2013. O ABAP101 marcou presença novamente no evento e eu pude realizar uma palestra cujo tema e conteúdo você só saberá se continuar lendo este post.

SAP Inside Track São Paulo 2013

Este foi meu 4o SIT (terceiro #SITSP), realmente vale a pena pegar um dia livre no trabalho para saber mais sobre as coisas. Depois de falar um pouco do evento e mostrar a agenda para meu chefe, ele topou de ir também o que me deixou bastante feliz.

 

Palestras que participei

Aqui vai um breve resumo do que acompanhei e impressões gerais. Não me atentarei ao detalhe de cada palestra visto que elas foram gravadas e serão disponibilizadas em breve para quem não pode comparecer no SAP Inside Track São Paulo 2013.

 

Inside Track Keynote com SAP Mentors

Por: Marlo Simon

Como de costume, o evento começa falando da SCN, o que é útil pois o SITSP nasce por lá. Quem não consegue acessar a SCN com frequência com certeza ficou a par das novidades pelo keynote.

SITSP 2013 - Foto - Keynote

Design Thinking

Por: Cynthia Bravo

SITSP 2013 - Foto - Design Thinking

Assunto permanente na home page da SCN, Design Thinking tem ganhado muito foco na esfera SAP. Concordo que a SAP se beneficia muito desta prática para desenvolvimento dos seus produtos mas ainda acho DT distante de ser adotado em muitos meios. Um deles é inclusive o que atualmente atuo, em consultoria. A palestra explicou conceitos sobre Design Thinking de maneira muito semelhante com o que pode ser encontrado no livro Design Thinking (que através deste link pode ser baixado gratuitamente). Foi uma boa contribuição a quem nunca havia tido uma explicação sobre o assunto.

BRFplus Overview

Por Marcelo Ramos

Sem dúvida a palestra que mais me rendeu frutos após o evento. Esta introdução de BRFPlus desmistificou muito que raios era esta ferramenta. A semana pós-evento foi de muito sofrimento para ativar o BRFPlus no meu minisap e fazer um exemplo bem simples com ajuda do help do BRFPlus. Já estou convencido que o BRFplus é mais uma daquelas palavras-chave que todo ABAP (e funcionais também) TEM QUE ter no currículo. Como sabem, quando eu digo isso eu quero dizer que é necessário aprender a ferramenta antes e só s depois anunciar que você tem conhecimento da mesma. Caso você esteja curioso de saber quantas pessoas já fizeram isso, eu recomendo pesquisar no LinkedIn por pessoas que tem a palavra-chave “BRFPlus” no CV. Você irá notar que diferencial esta ferramenta pode ser para você. O BRFPlus me chamou tanto a atenção que certamente entrará na pauta já no começo de 2014 aqui no ABAP101.

SAP Fiori

Por Ricardo Nobrega da Silva

SITSP 2013 - Foto - SAP Fiori

Mais uma ferramenta que era um tanto quanto mística para muitos. A palestra certamente ajudou todos a entenderem o propósito/diferencial do SAP Fiori. Pessoalmente o SAP Fiori não é (ainda) um dos meu assuntos a serem estudados o quanto antes mas é certo que preenche um gap grande na linha de produtos da SAP.

Fazendo os usuários felizes

Por Bruno Lucattelli

SITSP 2013 - Foto - Fazendo os usuários felizes

Sem dúvida a palestra mais fora da caixa do evento. Não foi técnica no que diz respeito a SAP mas bastante em termos de anatomia humana. Buscar novas formas de se olhar para um problema é uma grande parte rumo a sua solução e foi exatamente isso que o Bruno relatou na minha opinião.

Lessons Learnt Building RESTful APIs (Remote)

Por Custodio de Oliveira

Esta palestra também fez eu pesquisar um pouco mais sobre o assunto após o evento. REST é um dos assuntos que pessoalmente focarei meu aprendizado ano que vem. A palestra deu algumas dicas que será interessante para mim um pouco mais para frente logo certamente irei assistí-la novamente e rever seus slides (que a propósito são de extremo bom gosto) outras vezes.

 

Minha contribuição

Felizmente pude contribuir no evento não somente através da criação do vídeo de chamada.

 

Projetos Open Source e pessoais como oportunidade de aprendizado

Por Fábio Pagoti

SITSP 2013 - Foto - Projetos Open Source como oportunidade de aprendizado

Também pude fazer uma palestra no qual o tema foi “Projetos Open Source e pessoais como oportunidade de aprendizado”. Inicialmente imaginei que realmente poucas pessoas estava interessadas no assunto pois a sala estava um tanto quanto vazia mas depois que a palestra ao lado do Tobias – Mobility 3.0 – acabou muitas pessoas chegaram para o início da minha palestra.

Brevemente falando, dei exemplos do que pode ser aprendido em ABAP através de projetos Open Source e Pessoais. Fiz isso usando como exemplo dois projetos que iniciei recentemente e que já estão no GitHub: ABAP WB Objects Framework  e ABAP2yUML Como dito 1000 outras vezes aqui no blog, um iniciante não precisa de carteira assinada para ser considerado desenvolvedor ABAP. O que um iniciante precisa são de “horas de vôo” e elas poder ser adquiridas de graça usando o minisap por exemplo.

Os exemplos abordados na minha palestra foram:

  • ABAP Objects
  • ABAP Unit & TDD
  • ABAP Unit & BDD
  • Conceito GWT – Given-When-Then
  • Reutilização e investigação de código standard
  • Enhancement Framework
  • Controllers WEB & Web Dynpro
  • ABAP Shared Objects
  • Documentação
  • Contato com os usuários
  • Release Management
  • Git & GitHub
  • SAPLink

Você pode realizar o download da minha apresentação abaixo (pague o download com um Like, tweet ou compartilhando no LinkedIn)

[cta id=”2851″]

[cta id=”2857″]

[cta id=”2856″]

 

Fotos do SAP Inside Track São Paulo 2013

A patrocinadora do evento publicou muitas fotos do evento. Você pode conferir as fotos clicando em: Fotos SAP Inside Track São Paulo 2013.

 

Brindes

Muitos brindes foram distribuídos no SAP Inside Track São Paulo 2013: meu saldo foi: uma camisa do #SITSP: um boné e um par de cilíndros-pneumáticos-que-quando-colidem-fazer-um-enorme-barulho-e-que-não-sei-o-nome mas que você pode ver o pessoal da SCN usando no começo do vídeo SAP Demo Jam Amsterdam: Celebrating 10 Years of the SAP Community Network.

SITSP 2013 - Foto - Participantes

Participantes fazendo mais barulho que a torcida do Vasco

Fabio Pagoti - Brindes SITSP - SAP

Eu com os brindes ganhos no SITSP

Perdeu o evento?

Se você perdeu o SAP Inside Track São Paulo 2013, perdeu o networking que pode fazer através dele mas não perdeu o conteúdo oferecido. Todas as palestras foram gravadas e serão disponibilizadas em breve. Fique atento no blog e na SCN para não perder mais uma chance de conferir todo este conteúdo de qualidade.

Foi no evento? O que achou? Comente!

Se você foi no SAP Inside Track São Paulo 2013, não deixe de comentar suas impressões aí em baixo!!!

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...