Mentorando (ou tentando)

Por conta do ABAP101, eu costumo receber e-mails pedindo orientação de carreira no mundo SAP. Eu gosto de responder todos (nem sempre rapidamente) pois é uma maneira deu exercer meu papel de mentor, que por sinal faço há muito tempo.

Essa semana eu recebi a seguinte questão e aí resolvi responder na forma de post.

Sou programador web e tenho 2 anos de formado. Estou buscando um caminho para entrar no mundo SAP mas não consigo um consultor para me dar o “caminho das pedras”. Eu posso começar pela Academia ABAP e tirar minha certificação mesmo sem ter conhecimento do programa? Meu medo é ficar com um vácuo de informação que vai me deixar muito deslocado na hora de programar. Com o certificado na mão, minha ideia é participar de seleções e também procurar estágios voluntários. Se ainda assim não conseguir, pretendia buscar outros certificados SAP. Desde já agradeço!

Olá,

Se eu fosse adepto da auto-ajuda eu diria que “Sim, claro! Acredite no seu sonho, pense positivo que tudo acontecerá!”, mas eu não sou assim e minha resposta é direta e reta: você pode encontrar seu lugar no mundo SAP, mas será doloroso e poderá não ser aquilo que você esperava. Minha mensagem é que você esteja preparado para estudar muito, ouvir muitos “não”s e começar a trabalhar ganhando mixaria. Eu ministrei aulas em academias de ABAP por mais de 5 anos e vi diversos casos. Vi pessoas saindo empregadas da academia e outras que mesmo passando na certificação não acharam uma oportunidade. Também vi pessoas que entraram sem experiência alguma em programação conseguirem ótimas colocações no mercado e seguirem carreira no mundo SAP, mas também vi pessoas ótimas e experientes que demoraram muito tempo para conseguirem uma oportunidade em ABAP.

Vou tentar listar os fatores que influenciam (pelo menos que eu enxergo terem influenciado) os casos de sucesso:

Mercado

Quando os projetos de implementação SAP bombaram na década de 90 e 2000, se você soubesse que SAP era uma empresa de software empresarial já seria o suficiente para conseguir uma alocação (e se soubesse listar 2 ou 3 módulos seria pleno). Mas por volta dos anos 2008, por conta da grande crise do mercado imobiliário americano, o mercado SAP deu uma esfriada. Por volta de 2010 deu uma boa esquentada, mas desde de 2013 as coisas ficaram muito ruins.

Se não há projetos de implementação acontecendo, até os mais experientes correm o risco de ficaram sem alocação (imagine os juninhos). Ou seja, não adianta você fazer Academia ABAP, certificação e estudar muito. Se não tiver projeto, não tem emprego.

A situação atual do Brasil é bem delicada. Eu estou fora do mercado há muitos anos, mas fiquei bem assustado vendo pessoas boas perdendo emprego. O mercado SAP sempre chamou atenção das pessoas (você é um exemplo), mas o Brasil conseguiu afetar esse mercado.

No entanto, essa crise não é a primeira e não será a última. As empresas suspenderam muitos projetos por conta dessa crise. Quando ela passar, creio que haverá uma boa procura por profissionais. Eu aproveitaria a crise para se capacitar e aproveitar uma possível onde de recuperação.

Experiência

Profissionais experientes são mais produtivos do que os iniciantes, mas são mais caros também. A sua falta de experiência em programação poderá ser algum fator de desempate entre você e outro candidato júnior. Eu sempre afirmei que experiência em programação, não importando a linguagem seria uma boa vantagem. Hoje não sei se afirmaria isso com tanta certeza. Ví pessoas muito experientes em Java, Microsoft e web patinando. Não sei se por ter experiência em outras linguagens, acabavam pedindo taxas mais altas ou os recrutadores não queriam alguém que poderia pedir aumento de salário no futuro, justamente por conta dessa experiência prévia. Isso eu não posso afirmar, mas sua falta de experiência em programação pode não ser uma barreira.

Por outro lado, sua inexperiência em programação fará com que você tenha que dar muitos passos extras. Vou ilustrar de maneira bem simples. Acabo de voltar de férias com minha família dos parques de Orlando. Andávamos o dia inteiro, eu fazia em média 20.000 passos, já uma pessoa que estava em nosso grupo fazia em média 25.000 passos, fazendo o mesmo passeio. Por quê isso? Minha altura é 1.8m e dela 1.6m. Minhas pernas são maiores, eu preciso de menos passos para percorrer a mesma distância. Assim será você. Experiência em programação pode fazer sua rotina de trabalho como ABAPer mais fácil. Esteja preparado para dar mais passos para percorrer a mesma distância. A mesma coisa se aplica para a carreira de consultor funcional.

Indicação

Ouvi por esses dias em um podcast que no Brasil a maneira mais eficiente de conseguir ser contratado é por indicação. Academia ABAP, certificação e até experiencia não são páreos para uma boa indicação.

A próxima pergunta a ser respondida é como conseguir uma indicação. Aqui poderia ser escrito um livro sobre o assunto, mas vou ilustrar com um caso que eu adoro. Há alguns anos a Cláudia apareceu em uma das turmas da academia de ABAP. Se eu não me engano, ela é formada em Engenharia Química e não tinha experiência em ABAP. Ela tirou férias para fazer a academia o que permitiu ela se dedicar em realmente aprender ABAP. Ela se juntou a nós do ABAP101 em um dos nossos projetos open source justamente para ganhar experiência. Nosso projeto precisou ser encerrado, pois ela arrumou emprego e aí não dava mais para ela contribuir. Eu nunca trabalhei profissionalmente com ela. Nem mesmo a conheço pessoalmente! Mesmo assim, ela teria minha indicação incondicional. Sua reputação me faz pensar que ela é uma excelente profissional e qualquer projeto com ela ganharia muito.

Conseguir uma indicação é muito relativo. Pode ser por reputação, relacionamento profissional e até pessoal. Mas uma coisa que posso afirmar com certeza, sim, conta muito.

Certificação e Cursos

Aqui é uma área bem delicada. Cursos não garantirá que você conheça tudo que você precise para trabalhar. Qualquer curso que você fizer nunca cobrirá todas as nuances de uma tecnologia ou ferramenta. E mesmo que cubra, não é da natureza do ser humano reter tanta informação de uma só vez.

Vejo cursos e treinamento com um V-zero. Um início, uma introdução a alguma coisa que você não conhece. Treinamento não deve ser sua única fonte de informação. Bons programadores precisam ter uma gigantesca dose de vontade em aprender e os melhores programadores que eu conheço aprendem muito sozinhos. Quero dizer, fazem cursos por fora, compram livros, fuçam demais. Para ser um bom programador demanda um bom investimento de tempo e energia. Então, não ache que uma simples academia ABAP (mesmo sendo cara e longa) lhe dará tudo aquilo que você precisa para ser um bom programador.

Tenho um relacionamento muito difícil com certificações. Para profissionais experientes a certificação não vale nada. Ela pode ter seu valor para quem está começando e precisa de argumentos no currículo.

A única vez que precisei fazer uma certificação foi para poder ser instrutor oficial SAP. Primeiro por exigência da própria SAP e segundo que não pega bem você ministrar curso de academia ABAP para certificação e não ser certificado. Se você pagar a fortuna pedida pela SAP numa academia ABAP, estudo muito e tire a certificação. Caso contrário, se você fizer algum curso não oficial, mas conseguir um emprego eu não me preocuparia com isso. A não pode exigência do empregador ou projeto. Aí vai lá, estuda e “tire o canudo”.

Programador ou Desenvolvedor?

Se você gosta de programar (ou se você acha que gosta), o mundo SAP é bem interessante. Você pode seguir pela área do backend que usa ABAP (minha linguagem com coração) ou frontend em Javascript e Java. Na parte de programação eu seguira um conselho que ouvi há muito tempo. Não seja um programador ABAP ou SAPUI5, mas um desenvolvedor de aplicações SAP. Você pode começar com o programador ABAP ou SAPUI5, mas tenha em mente que é apenas a porta de entrada. O mundo SAP é bem amplo e quanto mais você consegue oferecer, melhor será a sua reputação e maiores a sua chances de indicação.

Quando você diz ser um programador web não sei qual tecnologia você usa. Eu aconselharia você procurar por SAPUI5. Se isso lhe interessar, eu faria o curso todo da OpenSAP (http://abap101.com/2016/06/04/resenha-opensap-sapui5-semana-1-e-2/) e depois disso me aprofundaria com os cursos que o Fábio Pagoti ministra. Ele é instrutor SAPUI5 com muita experiencia. Ele já ministrou academias ABAP comigo e eu recomendo!

Espero ter ajudado um pouco!
Abraços,
Furlan

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. O mundo SAP é um dos mais democráticos e liberais que existe.
    Os pre-requisitos para trabalhar no mercado SAP são muitos flexíveis o que vale de fato é a capacidade de entrega.

    A origem não importa, existem consultores que trabalharam comigo e vieram de carreiras como: Veterinário, Advogado, Operário e Fabrica de Carro, Dentista, Ajudante de Cozinha e até mesmo Palhaço de Circo.

    Não trata de onde você veio, trata-se de um verdadeiro processo de seleção natural, somente serás consultor se tiver capacidade e resiliência de consultor para chegar nos patamares realmente rentáveis do mercado SAP.

    Consultores SAP têm uma boa receita, pois existe uma demanda maior que a oferta, a oferta não é superada pois não basta desejar ser consultor, realmente deve-se querer, lutar por seus objetivos a fim de alcançar, e portanto são poucos os que conseguem.

    Obviamente, para alguns o caminho é mais fácil, ou curto. Para outros mais difícil e longo, mas certamente qualquer um pode alcançar.