ABAPConf 2024 – ABAPs reunidos jamais serão vencidos

Gostaria de compartilhar a experiência que tive hoje, dia 6 de Junho de 2024, participando da #ABAPConf 2024, evento que acontece desde 2021. Desta vez, de forma presencial – o que tornou esta oportunidade ainda mais enriquecedora. Claro que a ideia é abordar novidades do ABAP e o que está rolando no nosso ecossistema.


Mas antes de começar…
já faz um tempo da nossa última postagem, não é mesmo? Acontece… o tempo nos força a priorizar e fazer escolhas.

De qualquer maneira, se você está lendo isso, certamente concordamos que o ABAP101 ainda está nos nossos corações e que os blogs ainda são um meio relevante de propagação de informação de qualidade em tempos de redes sociais. Possivelmente, você ficou sabendo deste post através de uma rede social e adoraria que você compartilhasse este blog para outras pessoas ao final da leitura.


Chegada ao evento

Organização impecável desde a entrada. Cheguei cedo então foi possível tirar umas fotos.

Fui o único no evento acompanhado da pessoa mais especial do mundo 😉 A Amanda que debutou no ABAP101 dando ideias do que poderia contar aqui e corrigindo meus erros de gramática (mas nunca de sintaxe).

Focarei aqui nas palestras em que estive presente – já que haviam diferentes tracks em paralelo.

Apresentação e Agenda

A apresentação do ABAPConf foi feita pelo Tobias Hofmann contando como o evento surgiu (já que foi a primeira vez que o ABAPConf aconteceu de forma presencial) e qual era o objetivo principal do evento – focar no ABAP do dia a dia (o que não exclui as novidades) sem ter nenhum apelo comercial.

Rio Grande do Sul

Não é surpresa para ninguém a catástrofe/tragédia que afetou e vem afetando o Rio Grande do Sul há algumas semanas. O evento trouxe o fato ao conhecimento de todas as pessoas do evento (tinha gente literalmente do mundo inteiro – dificil saber quão noticiado foi a tragédia mundo a fora. O ABAPConf apoiou uma campanha de doação ao RS (foi o único evento da semana CodeConnect a fazê-lo).

Provavelmente, quem está no Brasil não sabe, mas diversas cidades da Alemanha, muitas delas perto da sede da SAP onde o evento foi realizado, estão passando por uma situação parecida – numa menor proporção – mas ainda assim que vem causando um enorme impacto.

A foto abaixo foi tirada por mim na última segunda-feira (3 de Junho de 2024) na cidade de Heidelberg, onde fomos passear logo antes de um dos happy hours da semana do CodeConnect.

No noticiário local da Alemanha só se fala nisso.

Foco do Evento

A promessa foi de um evento sem merchã, focando em tecnologia, casos reais sem deixar as novidades de lado.

Keynote 1 / Parte 1 – Best practices

Foi exibido o SAP Development Tech Radar, um projeto OSS que oferece uma forma rápida de saber qual a recomendação de uso (ou não uso) de cada tecnologia, frameworks, libs e toolings envolvendo SAP (de acordo com a opinião de quem contribui para o projeto – opinião esta relevante e bem embasada).

Viu alguma recomendação no radar que lhe surpreendeu? Discorda ou concorda com alguma em especial?

Keynote 1 / Parte 2 – ABAP Cloud – Best practices for a clean core strategy

Literalmente a história dos últimos 20 anos do ABAP. Para quem entrou na área a menos tempo do que isso, vai ser muito útil para entender porque as coisas são como são hoje. Muito rica tecnicamente e inspiradora, foi uma grande forma de preparar o evento para as outras tracks que aconteceram a partir daí.

Core Data Services – Deep dive on new features and capabilities

O primeiro SAP Inside Experience do dia tratou de “novidades” (algumas delas de 2022) disponíveis em ABAP CDS. Mesmo assim, valeu muito a pena. O assunto atraiu tanto a atenção dos ABAPers de plantão que densidade demográfica da sala atingiu 9 sêniors por metro quadrado, e uma média de idade de… melhor deixar pra lá.

Muitos novos objetos pertencentes ao Core data services. Muitas foram as perguntas da plateia, como muitas foram as respostas.

Como esta sessão não foi transmitida, dou aqui um resumo:

Em ABAP CDS, existem novos tipos de objetos (além dos mais antigos como Data Definition, Access Control, etc) chamados de CDS Type, CDS Enumerator e CDS Scalar Function. Respectivamente, tais objetos são análogos a elemento de dados, domínios com valores fixos e Scalar Functions implementadas via AMDP ou nativamente em HANA. O último certamente é o mais interessante destes, visto que seus antecessores não são opções aderentes ao Clean Core.

Ao fim foi apresentado um roadmap de ABAP CDS que gerou um carrossel de emoções (muito pela ausência de datas). Entre os motivos… writable views.

Advanced ABAP – A practical Showcase

Segundo SAP Inside Experience do dia, mais código, Desta vez mais perto ainda da fonte, visto que o apresentador faz parte da equipe de ABAP Platform.

Através de diversos exemplos, comparando abordagens mais antigas e mais novas de comandos ABAP, pôde-se perceber que o ABAP Avançado está muito além da sintaxe inline.

Usar o ABAP 7.4 para exemplificar os novos comandos em ABAP em 2024, é como anunciar que o Orkut é uma grande novidade.
– Autor desconhecido

Dicas com base na palestra:

  • Você que faz um LOOP AT … ASSIGNING DATA() / FIELD-SYMBOL( ) e acha-se o Jedi do inline, veja comandos que surgiram depois, como: CORRESPONDING / MAPPING / FILTER / FOR … IN etc
  • Você que já usa estes comandos pensando simplesmente na praticidade de escrever e ler o código, sensacional…. MAS… talvez seja útil entender alguns destes comandos em maior profundidade. A diferença de tempo e consumo de memória pode ser gritante entre fazer um
    • tabela = CORRESPONDING ( tabela FILTER (tabela) )
    • tabela = FILTER (tabela ( CORRESPONDING (tabela) )

Qual você acha que é melhor na média?

My first experiences with CDS entity views for RESTful ABAP Programming

Tal palestra foi um grande exemplo de um ABAPer compartilhando as dores reais do dia a dia – mesmo usando conceitos mais novos. No caso, view entities.

Foi falado sobre uso de associations, CDS buffering, construção de bill of material, limitações no RAP, etc etc. Bem densa tecnicamente.

Foi muito legal ver que certas dores que temos, muitas vezes sentidas de forma inconsciente, quando compartilhadas revelam-se unânimes, motivo de piada e sentimento de empatia. Por exemplo, a annotation @ABAPCatalog.sqlViewName não se aplica nas entity views mas em DDIC views, o seu uso incomoda qualquer um pela limitação de caracteres e outros fatores.

PS: precisamos falar sobre a importância de usar nomes certos de produtos - ainda mais quando representamos alguém. Mas isso é assunto para um outro momento. 

Working with code generators

Sem dúvida, uma das melhores sessões (SAP Inside Experience) de todo o evento. Não só pelo palestrante, Andre Fischer, pai do Gateway, SEGW e de tantos outros assuntos – quanto obviamente pelo conteúdo.

O que tenho pra falar aqui sobre esta palestra é: A SAP reconhece que há espaço para tornar o desenvolvedor ABAP mais produtivo. Isso passa pela adotação de certas ferramentas (code generators sendo uma delas). E se você ainda cria transação baseada em SM30 – esteja ciente do que já existe como ferramenta substituta.

Keynote 2: ABAP Cloud in action – Latest features and capabilities

Muita coisa para falar do segundo keynote do dia…. assista a gravação assim que puder.

Será que fui só eu que pesquei que o BAS vai ter algum nível de integração com ABAP para criação de CDS views de maneira gráfica? Potencialmente ao estilo das calculation views? Isso quer dizer que até lá RIP do Eclipse também? Mal posso esperar.. mas acho que o Musk chega em Marte antes… fico na torcida para ambos.

Entre algumas sessões e outras, aconteceram momentos para Yoga. Não participei de nenhuma, mas deu para ver que tem uma galera adepta a prática. Talvez ela seja a chave para ser um ABAP com equilíbrio emocional antes e depois de debuggar o standard.

Addressing the Future of ABAP: The Power of Open Source

Sem dúvida, a palestra que começou mais animada. Achei que rolaria uma aula de Zumba (pra além da Yoga).

Contudo, o que acabou acontecendo foi algo ainda mais empolgante (ou se não tão empolgante para alguns… pelo menos promissor): o lançamento do ABAP Package Manager (apm). Vídeo abaixo para o corte do anúncio.

Muito inspirado no NPM, o ABAP Package Manager surgiu como um projeto para ajudar a resolver problemas do abapGit e só o tempo dirá se a moda pega para outros projetos. Foi apresentado até o business model do projeto (só isso já merece uma postagem a parte visto que o ABAP101 sempre curtiu falar de OSS).

Por hora o apm está apenas coletando os interessados em https://abappm.com/
Em algumas semanas deve ser liberado para uso.

ABAP Tools for Clean ABAP

Clean ABAP é um daqueles assuntos que eu penso: A SAP não poderia ter feito isso antes? (SIM!). Algumas ferramentas já não deveriam ser oficiais? (2x SIM!) Será que não acabou sendo positivo a falta de visão e compromisso em relação as perguntas anteriores? (3x SIM!)

Se não conhece o ABAP cleaner, Code pal for ABAP, ABAP style guides ou o Clean ABAP – assista.

ABAP custom code transformation for Clean Core in SAP S/4HANA

Pra mim, entre as 3 melhores sessões que participei. Para você cliente com código legado e principalmente parceiro com solução Z/namespace que precise migrar o produto para o S/4 e BTP – esta certamente é uma parada extremamente obrigatória.

ATC, BTP Cloud, Clean Core, Performance, Tooling. Simplesmente veja.

Encerramento

O evento contou com:

  • 2 transmissões ao vivo
  • 2 keynotes
  • 18 palestras divididas em 3 tracks
  • 28 palestrantes
  • Diversos patrocinadores, brindes, etc etc

Próxima ABAPConf 2024

Perdeu a ABAPConf 2024? Não deixe de se programar e assistir as palestras que deverão ser disponibilizadas em breve no canal oficial da ABAPConf no YouTube.

E fique sabendo desde já que vai rolar OUTRA ABAPConf ainda em 2024 (desta vez remota). A data não foi definida mas será em Dezembro. Abaixo o planejamento para quem quiser participar.

Um momento muito legal também foi a congratulação aos palestrantes e organizadores.

Happy Hour

Assim como os outros eventos que rolaram na semana (CodeJam, reCAP, UI5Con) o ABAPConf também contou com um grande happy hour onde foi possível encontrar muita gente legal, envolvida diretamente nos produtos, linguagem ABAP em si, outros SAP Mentors, Developers Heros, Champions, o pessoal da própria SAP Community. Até alguns muitos brasileiros arrebentando na gringa.

Foi o terceiro escritório da SAP, em 3 continentes diferentes, que tive a chance de ir, desta vez onde a história começou. Sem dúvidas, algo que eu não imaginava que aconteceria no passado.

No mais, o Matt Harding resumiu de forma perfeita o que foi a semana do Code Connect 2024.

Gostou? Não se esqueça de comentar e compartilhar esta postagem – quem sabe com o incentivo de vocês possamos retomar este projeto.

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

Deixe um comentário